Confira o tempo de propaganda de cada candidato à Prefeitura de Paranaguá; 2 ficam sem espaço na TV e rádio


Por Luiza Rampelotti Publicado 27/08/2024 às 15h32
A propaganda eleitoral gratuita começará no próximo dia 30 de agosto e se estenderá até 3 de outubro, em Paranaguá.
A propaganda eleitoral gratuita começará no próximo dia 30 de agosto e se estenderá até 3 de outubro, em Paranaguá. Foto: Lindomar Cruz/Arquivo Senado

O JB Litoral teve acesso, nesta terça-feira (27), à distribuição do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão entre os candidatos à Prefeitura de Paranaguá. A propaganda eleitoral gratuita começará no próximo sábado, dia 30 de agosto, e se estenderá até 3 de outubro, com a TVCI responsável pela transmissão na televisão e a Rádio Litoral Sul encarregada pela geração e retransmissão do programa para outras emissoras de rádio.

Durante uma reunião realizada no último domingo (25), no Cartório Eleitoral de Paranaguá, foram definidas as diretrizes da distribuição do horário eleitoral e do plano de mídia. Na ocasião, também foi sorteada a ordem de veiculação para o primeiro dia de propaganda em rede. A sequência será a seguinte: Coligação Paranaguá Trabalhista Sustentável e Livre (Magin), Coligação Paranaguá de Todos (Adriano Ramos), Coligação Paranaguá Segue em Frente (André Pioli) e Coligação Paranaguá da Esperança (Galo).

Dos 10 minutos disponíveis para o horário eleitoral gratuito, quase a metade será dedicada à campanha de André Pioli (PSD), que contará com 4 minutos e 46 segundos de exposição. Este tempo supera a soma de todos os seus adversários juntos. Adriano Ramos (Republicanos) terá 2 minutos e 28 segundos, Galo (PSB) contará com 1 minuto e 56 segundos, e Magin (PDT) disporá de 48 segundos. Portanto, enquanto André Pioli acumula 4 minutos e 46 segundos, os outros três candidatos juntos somam 4 minutos e 32 segundos.

A vantagem de tempo de André Pioli se deve à coligação formada por seis partidos, o que aumenta significativamente o tempo de exposição do candidato na propaganda eleitoral gratuita. Essa estratégia reflete a influência e a articulação política por trás da campanha do candidato oficial do atual prefeito Marcelo Roque (PSD).

Dois candidatos sem espaço no horário eleitoral

Entre os seis candidatos que disputam a Prefeitura de Paranaguá, dois não terão espaço no horário eleitoral gratuito: Renato Emanuel (PMB) e Roselaine Barroso (PL). A ausência de Renato Emanuel se explica pela falta de representatividade do Partido da Mulher Brasileira (PMB) na Câmara dos Deputados, o que inviabiliza a participação no horário eleitoral por não atingir a cláusula de barreira. Já Roselaine Barroso enfrenta uma ação na Justiça Eleitoral que pode impugnar sua candidatura. Embora ela ainda esteja concorrendo, o PL, partido ao qual está filiada, já está coligado com o PSD de André Pioli, o que impede sua participação no tempo de propaganda gratuita.

Detalhes da propaganda eleitoral

O horário eleitoral é dividido em dois blocos diários de 10 minutos, veiculados de segunda a sábado. Na televisão, as propagandas vão ao ar às 13h e às 20h30, enquanto no rádio, os horários são às 7h e às 12h. Do tempo total de propaganda, 60% é destinado aos candidatos a prefeito e 40% aos vereadores, com a ordem de apresentação das campanhas variando diariamente.

Além do horário eleitoral fixo, os partidos dispõem de inserções ao longo da programação de rádio e televisão, totalizando 42 minutos diários durante o período eleitoral. A proporção de tempo segue a mesma regra de 60/40. Ao longo de todo o primeiro turno, serão exibidas 2.940 inserções dos candidatos a prefeito. André Pioli terá direito a 1.405 comerciais de 30 segundos cada, enquanto Adriano Ramos contará com 726 inserções, Galo terá 573 e Magin, 236.

Os dados apresentados foram obtidos pelo JB Litoral junto ao Cartório Eleitoral de Paranaguá e refletem as decisões tomadas na reunião de domingo, que contou com a presença de representantes de partidos políticos, coligações partidárias, veículos de comunicação e candidatos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *