De padeiro a prefeito de Guaratuba: conheça a trajetória de Mauricio Lense


Por Thais Skodowski Publicado 08/12/2024 às 13h21

“Não sou mais um simples padeiro. Fui promovido. Hoje eu sou um vendedor de sonhos”. Foi com esse tom bem-humorado e, ao mesmo tempo, rebatendo críticas que Mauricio Lense (Podemos) encerrou seu discurso na solenidade que o diplomou prefeito de Guaratuba, na última quarta-feira (4). Pelos próximos quatro anos, Lense terá o desafio de quebrar paradigmas e romper com método “Justus” de administrar a cidade.

Maurício Lense (Podemos) foi eleito prefeito de Guaratuba pela primeira vez.
Maurício Lense (Podemos) foi eleito prefeito de Guaratuba pela primeira vez. Foto: Câmara de Guaratuba

Casado com Simone Prado Lense e pai de Ellis Marina Prado Lense e Gabriela Prado Lense, é formado em economia e empresário de longa data em Guaratuba. Foi presidente do Rotary Club e da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba.

Figura pacata, por vezes até tímida demais para os padrões políticos, fez de sua padaria um verdadeiro gabinete por mais de uma década. De fala baixa e tom sereno, o padeiro se aproveitou do perfil estratégico do seu comércio para conversar com o povo todos os dias.

Entre um café e outro, uma venda e um troco, sempre sobrava tempo para discutir temas importantes que afligiam a população local. Do balcão do caixa, observava, era bom ouvinte e fazia questão de deixar claro suas ideias para a cidade e o que precisava ser feito para solucionar problemas crônicos do município.

Dessa forma, se elegeu vereador em 2012 e se destacou como liderança política de oposição. Com críticas firmes à então prefeita, seu secretariado e a forma de administrar a cidade, Lense optou por ser candidato a prefeito em 2016 e 2020. Foi derrotado nas urnas por Roberto Justus (PSD), atual prefeito.

Nesse meio tempo, foi também candidato a deputado estadual (2018), obtendo 6.098 votos em Guaratuba, quase do dobro do sempre deputado estadual Nelson Justus. Com mais bagagem e experiência política, Lense foi consolidando seu grupo e pavimentando sua nova tentativa de chegar à prefeitura.

Finalmente em 2024, quis o destino que a prefeita que ele tanto criticava como vereador agora fosse sua vice, Evani Justus (MDB), numa reviravolta nunca vista em Guaratuba. Isso o garantiu o comando de uma coligação robusta, reunindo ex-prefeitos e demais expoentes da política local.

Só assim para derrotar Fernanda Monteiro (PSD), que foi escolhida pela família Justus para herdar a chave da prefeitura, representando a continuidade de um modelo de administração que já acumulava 16 anos. Lense encarou de frente a campanha e os desafios que se apresentam ao lutar contra a “força da máquina”.

Pelo que promete, o novo prefeito quer implantar uma gestão mais transparente a partir de 2025, com atos firmes contra a corrupção, abertura ao diálogo e levando à prefeitura a um caminho mais técnico.

Já no início do ano contratará uma auditoria externa para analisar as contas do município, bem como contratos e outros documentos, a fim de apresentar um relatório completo ao Tribunal de Contas do Estado. Será uma espécie de salvaguarda para iniciar a gestão com segurança jurídica.

Além disso, já se reuniu com o governador Ratinho Júnior (PSD) e pediu apoio para tirar do papel seus principais projetos. Na pauta, a construção de um novo hospital, a necessidade de asfaltar 100% das ruas da cidade, a engorda da orla da praia e a duplicação da rodovia que liga Guaratuba a Garuva.

O padeiro virou prefeito ou, como ele mesmo disse, foi promovido e agora é vendedor de sonhos. A população de Guaratuba espera mesmo é que ele transforme os sonhos em realidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *