Dos 19 vereadores de Paranaguá, 13 trocaram de partido durante a Janela Partidária


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/04/2024 às 19h41

Encerrou na última sexta-feira (5) o período eleitoral conhecido como Janela Partidária. Este intervalo de 30 dias, entre 7 de março e 5 de abril deste ano, ofereceu aos políticos a oportunidade de mudar de partido sem incorrer em prejuízos ao mandato, possibilitando a busca por novas agremiações para concorrer às Eleições de 2024.

vereadores pgua
Dos 19 vereadores, apenas seis optaram por permanecer nos partidos pelos quais foram eleitos em 2020, enquanto os outros 13 aproveitaram a oportunidade para buscar novos rumos partidários. Foto: Câmara de Paranaguá

Em Paranaguá, a movimentação foi intensa, resultando em uma mudança significativa na composição partidária da Câmara Municipal. Dos 19 vereadores, apenas seis optaram por permanecer nos partidos pelos quais foram eleitos em 2020, enquanto os outros 13 aproveitaram a oportunidade para buscar novos rumos partidários.

Permanência e novas filiações

O presidente da Câmara, Fábio Santos, permaneceu no PSDB, partido pelo qual foi eleito. Além dele, Oseias Bisson se filiou ao partido, deixando para trás o Podemos.

Por outro lado, o PSD recebeu quatro novos membros: José da Costa Leite Junior e Waldir Turchetti da Costa Leite, que migraram do PSC, Lindonei do Nascimento Santos, que saiu do PTC, e Ezequias Rederd, conhecido como Maré, que trocou o Podemos.

No PP, Bruno Gomes Miguel Renosto e Vandecy Dutra optaram pela continuidade no partido. Uma surpresa foi a adesão de Renan Brito, anteriormente filiado ao Podemos.

O MDB também viu seu quadro ampliado com a entrada de Nilson Diniz, que antes representava o partido União, e Oziel Marques da Silva, conhecido como Mael, que migrou do PTC.

O partido União recebeu Irineu Cruz, ex-Republicanos, e Isabelle Dias, anteriormente do PSB. Enquanto no Republicanos, Edilson Caetano permaneceu e Adalberto Araújo, ex-MDB, ingressou na sigla.

O Podemos agregou Thiago Kutz, que era do PP, e continuou com Wellington Frandji.

O PL, que não havia elegido nenhum vereador anteriormente, agora conta com Luiz de Sá Maranhão Neto, também conhecido como Luizinho Maranhão, que saiu do PSB.

Por fim, Jozias da Negui segue representando o PDT.

Impactos e expectativas

A movimentação política tem potencial para influenciar consideravelmente o cenário político local, já que as mudanças partidárias podem refletir em novas alianças, estratégias e agendas.

Tabela-vereadores-

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *