Dr. Gerson Jr é afastado e Dan, ex-vereador e suplente do PL, assume a vaga


Por Redação Publicado 11/07/2021 às 21h53 Atualizado 16/02/2024 às 07h21

Na última segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Matinhos decidiu, por 6 a 3, abrir Comissão Processante contra o vereador Gerson da Silva Junior (PL), o Dr. Gerson Jr, e isso resultou no afastamento do seu mandato por 90 dias. Segundo a Lei Orgânica do Município, no artigo 38 “O presidente da Câmara Municipal poderá afastar de suas funções o vereador acusado, desde que a denúncia seja recebida pela maioria absoluta dos membros da Câmara, convocando o respectivo suplente até o julgamento final”. Com a vaga em aberto e a obrigatoriedade de chamar o suplente, até que uma decisão final seja tomada, quem retorna à casa legislativa é o ex-vereador Anderson da Silva dos Santos (PL), o Dan, que já ocupou uma cadeira de 2017 a 2020 e acabou ficando de fora na última eleição por 2 votos.

Pai de 2 filhos e filiado ao mesmo partido do vereador Dr. Gerson Junior, afastado por suspeita do crime de “rachadinha” e assédio sexual, Anderson da Silva dos Santos foi convocado no dia 7 para assumir novamente a cadeira no Poder Legislativo.

Já empossado provisoriamente, Dan vê a oportunidade de retornar à Câmara como uma nova chance de dialogar com a população e apresentar novos projetos. “Estou à disposição para conversas, projetos e ideias dos cidadãos de Matinhos” diz o novo vereador. Sobre as denúncias contra o vereador afastado, Dan acredita que o ideal é que toda a análise da situação ocorra de forma clara para que haja uma decisão correta em meio às acusações. “Eu acredito que deva ser feito qualquer procedimento de forma transparente para que tenha um julgamento correto do que foi denunciado”, ressalta o político que é formado em educação física.

Apesar de estar como vereador, a permanência de Dan na Câmara depende da cassação definitiva de Gerson Jr em, no máximo, 90 dias. Caso ocorra a absolvição ou a decisão não retirar o mandato do vereador afastado, Dan volta a ocupar a primeira suplência, sendo substituto de Marcio Fabiano Mesquita Duarte, o Márcio do Seda, e de Jair de Borba Rosa, o Jair Pescador, além do próprio Gerson, todos pertencentes ao Partido Liberal. A atual legislatura começou em 1º de fevereiro e vai até 31 de janeiro de 2025.