Candidatos têm opiniões divergentes sobre o porto de Pontal do Paraná


Por Redação JB Litoral Publicado 26/09/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 04h53
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Com previsão para início das obras após as eleições, o novo Porto de Pontal do Paraná (3P) divide opiniões. O valor total do empreendimento deve consumir R$ 1,8 bilhão, 40% de recursos próprios do Empresário João Carlos Ribeiro, e será finalizado em maio de 2020.

A comunidade de Pontal do Paraná e da Ilha do Mel, além de empresários, têm dúvidas e críticas com relação ao novo negócio, que, segundo eles, não esclarecem quais os reflexos da exploração do porto na Ilha e nem no comportamento do mar. “Não se sabe o impacto da dragagem e sua influência na mudança das marés”, diz Sebastião Borio Martins, dono de uma marina em Pontal do Sul.

Organizações Não Governamentais (ONGs) também já se posicionaram contrariamente à criação do porto. Representantes das ONGs alegam que as obras podem causar danos à Mata Atlântica e trazer poluição e afastar a fauna, a riqueza que pode transformar o litoral do Paraná em um polo de turismo sustentável.

João Carlos Ribeiro afirma que, quando se executa uma obra de infraestrutura, é certo que o meio ambiente sofre uma agressão. “Mas você assina o compromisso de fazer projetos para compensar aquele dano causado”, diz. Mais de 30 projetos ambientais devem ser executados para compensar a obra.

Em razão do polêmico Porto de Pontal, o JB Litoral realizou uma enquete com os candidatos a deputado federal de Paranaguá, por intermédio da seguinte pergunta: Você é contra ou a favor da liberação e funcionamento do Porto de Pontal do Paraná?

O questionamento foi enviado para 10 dos 11 candidatos, exceto para o candidato Emmanoel Lobo, o qual renunciou à participação. Dentre os 10, apenas cinco se manifestaram. Acompanhe as opiniões:

Arnaldo Maranhão – PODEMOS

Eu sou totalmente a favor da liberação e funcionamento do Porto de Pontal do Paraná. Assim como os Portos de Paranaguá e Antonina, acredito que o Porto de Pontal gerará mais empregos e, consequentemente, mais renda para o comércio local, contribuindo assim para o desenvolvimento do município e das cidades vizinhas. Porém, vale ressaltar que é de fundamental importância respeitar o acordo feito com os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs).

Professor Jozelito – PT

Primeiro deve-se fortalecer o COLIT com representantes do litoral e somente após consulta pública amplamente divulgada. O Porto de Paranaguá não esgotou toda a sua capacidade, apenas 50 toneladas/ano. Então para que fazer um agora, e para quem? Se for com o intuito de favorecer apenas um empresário não. Sempre em defesa de um porto público que promova a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região e da renda. Pontal do Paraná pode fortalecer outros pontos para a atração de recursos ao seu desenvolvimento empresarial. Tem uma vocação ímpar para o turismo, com duplicação da PR e com pedágios baixos traríamos mais para o município.

Vinicius Prado – PSOL

Somos contra a liberação do Porto de Pontal do Paraná, pois, em primeiro lugar ele é privado, só vai enriquecer meia dúzia de empresários que nem são os da região e gerar poucos empregos. Os danos sociais e ambientais serão muito superiores aos ganhos econômicos. É só olharmos para a vizinha Paranaguá, é constante a reclamação dos moradores, e até dos políticos locais, sobre a falta de retorno que o porto dá para a cidade. Pontal do Paraná tem uma vocação natural para o turismo, temos que lutar por investimento em infraestrutura para o turismo, que vai criar empregos e preservar o meio ambiente.

Professora Bianka Ribas – MDB

Sou favorável desde que seja um porto público. Precisamos repensar as novas frentes de trabalho, visando o crescimento e o progresso, porém, não podemos esquecer que atrás deste avanço existem trabalhadores qualificados que necessitam de oportunidades. Uma gestão séria e competente poderá, sem dúvida, trazer grandes avanços ao município, estabelecendo inclusive projetos necessários para a melhoria da comunidade!

Adriano Ramos – PHS

Sou favorável ao Porto de Pontal do Paraná, pois junto deste empreendimento outras virão se instalar, tanto em Pontal como também em outras cidades do litoral, gerando emprego e renda para nosso povo e aumentando a receita destes municípios.