“A educação antoninense vive problemas estruturais ligados à qualidade, condições de trabalho, infraestrutura e formação”, diz David Couto


Por Brayan Valêncio Publicado 03/10/2024 às 13h40
David Couto é professor da rede estadual e disputa uma eleição pela primeira vez
David Couto é professor da rede estadual e disputa uma eleição pela primeira vez

David Pinheiro Lima Couto tem 39 anos e disputa uma eleição pela primeira vez, pelo PDT. Morador de Antonina, ele é especialista em Educação Transformadora e Mestre em Sociologia Política, além de ser professor da Rede Estadual de Ensino desde 2016. Atualmente, é assessor parlamentar do deputado estadual Goura no Litoral e tem atuação forte nas políticas públicas da região. Ao lado do seu vice, Augusto Brandão (PDT), o professor disputa essa eleição com chapa pura.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

David Couto: Entendo que a insegurança e a violência são consequência da desigualdade social e ausência de políticas públicas nas áreas mais pobres da cidade. Diante do baixo efetivo municipal, percebemos a necessidade de uma melhor qualificação e estruturação nos setores de inteligência, visando impulsionar investigações sobre o crime organizado e uma atuação mais eficaz em relação ao combate ao crime. Percebe-se grande demanda por trabalho preventivo, qualificado e eficiente no atendimento às mulheres e crianças vítimas de violência de gênero ou sexual. Pretendemos também investir significativamente em programas de reabilitação.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

David Couto: Para enfrentar as limitações nos serviços de saúde em Antonina, planejo adotar uma abordagem integrada: construir e ampliar unidades de saúde, incluindo UBSs e uma UPA na Zona Rural de Antonina; adaptar veículos e horários para melhor transporte de pacientes com câncer que fazem seus tratamentos em outros municípios; investir em capacitação para agentes e enfermeiros; criar incentivos para a atração de especialistas como pediatras, ginecologistas e neuropediatras; reestruturar o atendimento para gestantes e parturientes, oferecer apoio psicossocial e melhorar a assistência às vítimas de violência. Além de criar programas voltados para adolescentes e idosos. Estas medidas visam melhorar a qualidade do atendimento, otimizar a infraestrutura e garantir uma presença contínua e qualificada de profissionais de saúde na região.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

David Couto: A educação antoninense vive hoje problemas crônicos e estruturais ligados à qualidade do ensino, condições de trabalho, infraestrutura e formação. No nosso governo, a educação é prioridade. O Plano de carreira dos professores está desatualizado desde 2012. Neste sentido, nos comprometemos em aplicar o plano de carreira construído pelo Sindicato dos Professores e apresentado em 2023, que, além de atualizar o piso salarial e a disposição de horas-atividade, prevê aumento de salário a partir de titulação e contração de professores PSS. Com relação à formação dos professores, percebe-se que as atuais formações não agregam de fato novos conhecimentos sobre práticas pedagógicas nem estão vinculados a um plano ou meta construída de forma participativa. Por isso vamos promover a capacitação de educadores para lidar com violência sexual e saúde mental, em parceria com APS, e a contratação de profissionais de saúde mental para o município.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

David Couto: O coração da infraestrutura é a mobilidade urbana. A superação de deficiências em diversas áreas pode ser suprida por um sistema eficiente de transporte de pessoas e mercadorias. Hoje os principais problemas de infraestrutura da cidade estão ligados ao trânsito excessivo e desorganizado de caminhões. Neste sentido, nosso governo pretende implementar transporte escolar universitário que atenda também a região rural de Antonina; transporte público eficiente e gratuito com horários integrados ao transporte escolar, aos fluxos de consumo, de trabalho e de turismo; aquisição de ônibus próprios para uso da comunidade em eventos como jogos, apresentações, participação em eventos acadêmicos, entre outras; engajamento para ampliação das linhas intermunicipais para todos os municípios do Litoral; aumento de horários e implementação de tarifa zero visando ampliar acessibilidade a postos de trabalho, ensino superior, qualificação profissional, turismo e consumo.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

David Couto: Enfrentar o déficit habitacional e garantir moradia digna para populações de baixa renda, enquanto se previne a expansão de áreas de risco, exige uma abordagem integrada e sustentável. Vamos desenvolver programas de construção de habitações sociais em terrenos urbanos, oferecendo moradias de qualidade a preços acessíveis para famílias de baixa renda. Identificar e requalificar terrenos urbanos subutilizados ou abandonados para a construção de habitação social; e implementar programas de regularização fundiária que permitam a legalização de assentamentos informais.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

David Couto: A questão da empregabilidade é crônica e está ligada à valorização dos atrativos e potenciais locais e qualificação profissional, mas também à adoção eficaz de critérios técnicos na contratação de pessoal em todo o município. Temos como horizonte os seguintes caminhos: linhas de crédito para setores da Bioeconomia; qualificações voltadas às características da cidade; reforma do mercado municipal; investimento em transporte eficiente; inserção dos produtos da pesca artesanal na merenda escolar; qualificação massiva e linhas de crédito para moradores desenvolverem com excelência serviços ligados ao Turismo de Base Comunitária, de natureza, de montanha, cicloturismo, de aventura, rural, observação de aves, gastronômico, patrimonial e pedagógico.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

David Couto: Nosso partido está comprometido com mudanças reais na cidade, com geração de emprego a partir de um programa sólido de investimento na educação e nos principais potenciais de nossa cidade: o meio ambiente, a cultura e o turismo. Somos a única alternativa real a grupos que se revezam no poder há mais de 30 anos. Queremos construir uma cidade com a participação da população, com transparência e competência, ouvindo a juventude, cuidando das crianças, das mães e dos nossos idosos. Antonina merece mais. Faça parte desta mudança já. Vote 12.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *