A quatro dias das eleições, Adriano Ramos lidera intenções de voto à Prefeitura de Paranaguá
Faltando apenas quatro dias para as eleições municipais, que acontecem no próximo domingo (6), uma nova pesquisa eleitoral revelou as intenções de voto dos candidatos à Prefeitura de Paranaguá. Divulgada nesta terça-feira (1º), a pesquisa, conduzida pelo IRG Pesquisa e contratada pela TVCI Comunicações Interativas, mostra que Adriano Ramos (Republicanos) se destaca como o candidato com a maior aceitação entre os eleitores. O levantamento, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, entrevistou 500 pessoas e apresenta uma margem de erro de 4,4%, com um nível de confiança de 95%.
Resultados
Voto espontâneo
Na pergunta sobre em quem os eleitores votariam caso as eleições fossem hoje, os resultados mostraram a seguinte distribuição:
- Adriano Ramos: 43%
- Não sabe/Não respondeu: 31,5%
- André Pioli: 18,5%
- Nenhum/Branco/Nulo: 4%
- Galo: 1,5%
- Roselaine Barroso: 0,5%
- Magin: 0,5%
- Renato da Auto Escola Emanuel: 0,5%
Na votação estimulada, onde foram apresentados os nomes dos candidatos, Adriano Ramos também se destacou:
- Adriano Ramos: 55,5%
- André Pioli: 26%
- Nenhum/Branco/Nulo: 5,5%
- Não sabe/Não respondeu: 5%
- Galo: 4%
- Roselaine Barroso: 1,5%
- Renato da Auto Escola Emanuel: 1,5%
- Magin: 1%
Rejeição dos Candidatos
A pesquisa também avaliou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os resultados indicam que André Pioli lidera em rejeição:
- André Pioli: 32,5%
- Nenhum/Branco/Nulo: 21%
- Galo: 14,5%
- Não sabe/Não respondeu: 9,5%
- Adriano Ramos: 8,5%
- Magin: 6%
- Roselaine Barroso: 5,5%
- Renato da Auto Escola Emanuel: 2,5%
Metodologia
A pesquisa utilizou um sorteio probabilístico dos setores censitários de Paranaguá, que abrange, no total, 108.345 eleitores. A coleta de dados foi realizada em dois estágios: primeiro, a seleção das regiões, e segundo a escolha dos entrevistados por meio de quotas amostrais proporcionais. Eventuais correções foram feitas com base em variáveis como sexo, idade, escolaridade e nível econômico, caso necessário.
A responsabilidade legal da pesquisa é de Orides Negrello Neto (OAB/PR 85.791), enquanto o estatístico responsável é Dinarte Orlandi (CONRE 7520-A).