“A habitação hoje cresce desenfreadamente em nossa cidade”, diz Rodrigo Gregório


Por Brayan Valêncio Publicado 19/09/2024 às 11h27
Rodrigo Gregório foi o vereador mais votado em 2020 e agora quer chegar à prefeitura.
Rodrigo Gregório foi o vereador mais votado em 2020 e agora quer chegar à prefeitura. Foto: Divulgação

Rodrigo Gregório, de 34 anos, é mais um dos legisladores que desejam trocar a Câmara Municipal de Matinhos pela cadeira de chefe do Executivo. Após atuar por 8 anos como vereador, o empresário busca ser uma alternativa viável entre políticos que já ocuparam a Prefeitura anteriormente, apostando na sua juventude como chamariz para a candidatura.

Rodrigo disputou as eleições municipais para a Câmara em 2016 e 2020, saindo vitorioso nas duas oportunidades. O destaque maior ocorreu em sua reeleição, quando foi recordista de votos, recebendo a confiança de 1.335 eleitores.

Agora, o vereador do Podemos almeja atingir a maior conquista de sua carreira política, iniciando um novo ciclo de sua vida, mas desta vez, comandando a cidade em que nasceu. Ao lado de Moabe Santos Batista, o Barão (PMB), Rodrigo é o candidato, além do próprio Podemos, das legendas PMB/ AVANTE/ PRD.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

Rodrigo Gregório: No meu Plano de Governo está contemplada a criação da Secretaria de Segurança Pública, onde criaremos o Centro Integrado de Operações de Segurança que será uma central municipal de atividade policial. Além disso, formaremos convênio com empresas de segurança privadas, uma vez que hoje já atendem a mais de 70% das ocorrências do nosso município. Com a central, com esses vigilantes e com um reforço no quadro da Guarda Municipal, aliados à análise dos dados, vamos dirimir a criminalidade nas áreas com alta incidência de crimes.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Rodrigo Gregório: A saúde é hoje o “calcanhar de Aquiles” do município. Por isso, iremos criar mais Unidades Básicas de Saúde nos balneários. Iremos fortalecer o quadro das UBS existentes para que a população tenha um preventivo com mais qualidade e, consequentemente, use as unidades de maior complexidade com uma frequência menor. Iremos estender os horários da UBS e também fortaleceremos o quadro de ACS na cidade. Além disso, iremos reabrir o Hospital dos Navegantes, ampliando e trazendo especialidades médicas para que as pessoas não precisem mais se dirigir a capital. Para atrair os médicos iremos focar em dar melhores condições de trabalho, passando pela valorização do salário e criando melhores condições para o atendimento ao público.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Rodrigo Gregório: A educação é de suma importância para o município. Por isso que somos os únicos a criar uma secretaria apenas para a educação, e dentro da secretaria propusemos já uma reforma administrativa de cargos para que ela esteja mais moderna e atualizada às demandas da cidade. Iremos criar uma Diretoria de Atendimento à Criança Especial para que possamos melhorar o atendimento às crianças com algum tipo de deficiência e também as crianças do espectro autista. A educação ambiental é importantíssima e faremos campanhas de conscientização ambiental dentro das escolas, além disso, iremos aderir a matéria de sustentabilidade na grade curricular municipal.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Rodrigo Gregório: Fica repetitivo, mas nosso Plano de Governo é o único a estabelecer um Departamento Municipal de Trânsito, o Demutran, que será responsável pelo trânsito da cidade. O trânsito precisa de uma atenção especial e precisa ser repensado e, com a criação de um departamento só para isso, acreditamos que daremos a importância necessária. Em relação a Infraestrutura, iremos promover o maior programa de manilhamento e asfaltamento que a cidade já viu. No tocante aos espaços públicos, acreditamos que eles precisam ser melhores cuidados e tratados e, para isso, a zeladoria municipal terá papel fundamental para que nossos espaços públicos tenham a sua devida atenção.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

Rodrigo Gregório: A habitação hoje cresce desenfreadamente em nossa cidade, para isso, iremos promover um plano de regularização fundiária municipal, acompanhando o programa Moradia Legal que hoje é desempenhado pelo Tribunal de Justiça do Estado. Junto com a regularização, iremos construir casas populares em área destinadas para que as pessoas em áreas de risco sejam alocadas. E também iremos pensar na cidade daqui a 20 anos. Isso passa pela discussão de uma descentralização do município, uma vez que hoje o processo de expansão da cidade passa pelo crescimento dos balneários.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

Rodrigo Gregório: Gerar emprego é uma das bandeiras do nosso Plano de Governo, tanto que somos a única candidatura a tratar as profissões do futuro com a importância que elas merecem. Acreditamos que todas as profissões são honradas, mas que precisamos preparar a cidade para um novo tipo de mão de obra. Sendo assim, criaremos uma super Secretaria de Turismo, Cultura e Empreendedorismo, que deverá promover ações de empregabilidade visando o turismo, empreendedorismo e o desenvolvimento da cidade. Um de nossos diferenciais é a facilitação para que startups possam se firmar na cidade, trazendo um ambiente de alta tecnologia, atraindo mão de obra qualificada, o que acaba fazendo com que a cidade se desenvolva mais rapidamente. Iremos apoiar os pescadores para que possam ter o produto do seu trabalho sendo comercializado com maior margem e, para isso, iremos fortalecer os pescadores ajudando na reforma do mercado de peixe e melhorando as condições de trabalho que hoje eles têm.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Rodrigo Gregório: Amigo matinhense, nos últimos 8 anos me preparei como ninguém para que chegasse esse momento. Durante todos os anos do meu mandato, sempre procurei em minhas decisões fazer o melhor para a cidade. Sou o vereador mais votado da história, dono de mais de 180 Projetos de Lei aprovados durante meu mandato. Sou o que mais trouxe verbas de emendas parlamentares para a cidade, nos últimos 4 anos foram quase R$ 4 milhões. Como presidente da Câmara, digitalizei todos os processos e, aplicando a austeridade e o choque de gestão, devolvi aos cofres R$ 1,5 milhão. Sou uma pessoa jovem, de 34 anos, pai de família e me sinto pronto para fazer história sendo o melhor prefeito que essa cidade já viu. Dia 6 de Outubro vote 20 para que Matinhos possa crescer e evoluir como merece

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *