“A mobilidade urbana em implantação na cidade ainda está muito aquém do ideal”, diz Smaragda do Litoral


Por Brayan Valêncio Publicado 24/09/2024 às 16h16 Atualizado 26/09/2024 às 16h19
Smaragda do Litoral é candidata pela Federação PSDB-Cidadania
Smaragda do Litoral é candidata pela Federação PSDB-Cidadania

Smaragda Elpis Sitis Bento, a Smaragda do Litoral, tem 63 anos e disputa pela primeira vez a Prefeitura de Matinhos. Contudo, ela já disputou outras duas vezes cargos no Legislativo, mas nunca chegou a ocupar uma cadeira como vereadora.

Na trajetória política, Smaragda é presidente municipal do Cidadania e tem atuação forte entre as mulheres da política do Litoral.

Atualmente enfrenta um imbróglio na Justiça, uma vez que sua legenda faz federação com o PSDB e precisa, por lei, atuar em conjunto durante as eleições. No entanto, com o atual prefeito José Carlos do Espírito Santo (PSDB), o Zé da Ecler, disputando a reeleição pela mesma federação, caberá ao judiciário definir quem, de fato, aparecerá nas urnas

Ao lado do seu vice, o empresário Carlos Dalberto Freire, o Beto Paraíso (Federação PSDB-CIDADANIA), Smaragda do Litoral vem para essa eleição com chapa pura

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Smaragda do Litoral:  Vamos implantar o Sistema Integrado de Vigilância por Câmeras; fortalecer a Guarda Municipal, readequando, treinando e equipando com veículos e frota para ampliar as rondas periódicas em locais mais vulneráveis; promover parceria com equipes policiadas do Verão Maior Paraná que, dispõem de amplo contingente nos períodos de alta temporada; ampliar a quantidade de viaturas da Polícia Militar e promover parcerias de segurança intermunicipais.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Smaragda do Litoral: Vamos firmar parceria de melhoria da saúde com o governo estadual; angariar verbas governamentais oriundas de programas de governo e de emendas parlamentares; estimular a formação e a valorização de profissionais da base de saúde, tais como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Inclusive, mesmo estando fora do governo municipal, já temos feito isto, por meio do nosso partido que, em 2022, teve aprovada a lei que criou o piso salarial dos agentes comunitários da saúde e de combate a endemias de todo o Brasil, e que é todo custeado pelo Governo Federal. Vamos ainda criar centros de especialidades; integrar o Sistema Municipal de Saúde, com consultas e outros benefícios on-line, no molde das cidades inteligentes; e criar o Núcleo de Apoio à Mulher.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Smaragda do Litoral: Vamos investir em infraestrutura escolar; promover projetos de capacitação e valorização do professorado e dos demais agentes de educação; desenvolver um currículo metodológico que inclua como disciplinas obrigatórias o meio ambiente e a sustentabilidade; implementar tecnologia de ponta nas escolas municipais , tais como lousas digitais, telecentros, tablets, plataformas on-line de ensino e outros; implantar educação integral que inclua laboratórios de inovação e ofereça atividade extracurriculares para que os alunos possam explorar ambientes de aprendizado colaborativo e melhorar sua qualificação, promovendo mais oportunidades também aos professores e demais agentes. Além de promover projetos de melhoria da infraestrutura das escolas.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Smaragda do Litoral: Vamos melhorar a sinalização comum e turística das vias públicas e dos atrativos turísticos; criar bolsões de estacionamento urbanizados, que permitam desafogar o trânsito nas vias hoje sobrecarregadas e melhorar o fluxo de veículos e pessoas, especialmente nos períodos de alta concentração; aprimorar e intensificar o processo de mobilidade urbana em implantação na cidade, porém, que ainda está muito aquém do ideal; implantar programa integrado de preservação ambiental e sustentabilidade, que, por meio de incentivos governamentais, irá estimular a participação de todos os segmentos da sociedade matinhense no desenvolvimento sustentável do nosso município que, desta forma, irá recuperar áreas degradadas e preservar as atuais; ampliar e melhorar a frota de ônibus escolares gratuitos.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Smaragda do Litoral: Vamos propor parcerias público-privadas que possam promover a máxima regularização fundiária possível de áreas hoje invadidas ou com potencial de invasão, mas nas quais não há possibilidade de desapropriação pacífica, sem causar ainda mais impacto social; consolidar um Plano Diretor que promova um zoneamento sustentável e contemple, realmente, as necessidades presentes e futuras de todos os segmentos da nossa sociedade; estimular o crescimento sustentável indispensável ao nosso município, contemplando, também, os anseios habitacionais da população mais vulnerável. Tudo isso sem perder de vista as demais necessidades sociais inerentes a um balneário turístico em franca expansão e, ainda, buscar projetos governamentais, tais como Moradia Legal e outros, que beneficiem a população de baixa renda.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Smaragda do Litoral: As palavras chaves para a empregabilidade, em qualquer setor produtivo, são a capacitação e a qualificação. Tanto das pessoas que já estão atuando nos seus nichos básicos e que, desta forma, poderão ampliar a sua gama de oportunidades, mas, em especial, da população jovem, que já atua ou que almeja o seu primeiro emprego. Ou seja, tudo pode ser melhorado por meio da ampliação do potencial de trabalho, em todos os setores produtivos. E, por outro lado, pretendo buscar parcerias público-privadas, com órgãos governamentais e principalmente com grandes nichos empresariais que queiram se instalar no nosso município, mas que respeitem o ecossistema no qual estamos inseridos, e que tragam a pujança do progresso sustentável para Matinhos e região. Além, é claro, do estímulo aos consórcios intermunicipais com municípios circunvizinhos e de mesmas características, parcerias estas que geram maiores oportunidades de trabalho decente.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Smaragda do Litoral: Juntos, na qualidade de prefeita, podemos transformar a nossa Matinhos em um lugar melhor para se trabalhar e viver. Este é o meu compromisso com cada um de vocês e para o futuro promissor da nossa cidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *