“Basta olhar para a Matinhos que tínhamos e para a que temos hoje para ver que a infraestrutura é outra”, diz Zé da Ecler


Por Brayan Valêncio Publicado 04/10/2024 às 14h19
Zé e o vice pertencem ao mesmo partido, mas contam com amplo apoio de outras agremiações
Zé e o vice pertencem ao mesmo partido, mas contam com amplo apoio de outras agremiações

José Carlos do Espírito Santo tem 56 anos e busca a reeleição como prefeito de Matinhos, pelo PSDB. Vereador por dois mandatos, Zé da Ecler, como é conhecido, foi eleito prefeito em 2020, em uma das disputas mais apertadas do município. Agora, como gestor, volta a enfrentar seu principal opositor nesta eleição municipal, o também candidato Eduardo Dalmora (PL).

Como parlamentar ganhou projeção no município a ponto de se tornar uma das maiores lideranças locais da política. Foi graças a esse destaque que conseguiu assumir a prefeitura em 2021 e agora espera que a população de Matinhos o conceda mais quatro anos à frente do Executivo da cidade.

Ao lado do seu vice, o arquiteto Edgar Max Podbevsek, o Nenê (Federação PSDB-Cidadania), Zé da Ecler vem para essa eleição com uma chapa composta por quatro partidos e duas federações. Ele conta com o apoio de: FEDERAÇÃO PSDB-CIDADANIA / FEDERAÇÃO PT/ PC do B/ PV/ PSB/ MOBILIZA/ PRTB/ PDT.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Zé da Ecler: Na história de Matinhos nunca se fez tanto pela segurança pública como a nossa gestão. A realidade que temos hoje é um contraste positivo em relação ao que tínhamos antes. Quando assumi a Prefeitura, encontrei a Guarda Municipal completamente sucateada, viaturas velhas, nossos guardas estavam esquecidos, não tinham armamento para enfrentar a criminalidade e tinham que selecionar as ocorrências de acordo com a sua capacidade de enfrentamento. Hoje, nós temos guardas armados, equipados e com viaturas modernas, além de plano de cargos e salários com adicional de 50% por risco de vida e plano de carreira. A realidade é outra. O nosso compromisso é continuarmos investindo em nossos guardas. Ampliar o efetivo, construir novas bases em pontos estratégicos para ação rápida da nossa guarda, ampliar a nossa central de monitoramento tendo como prioridade fazer de Matinhos uma referência em tecnologia e segurança pública.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Zé da Ecler: Em 2022, a pedra fundamental do hospital que vamos construir em Matinhos com o apoio do governo estadual e federal foi lançada. Escolhemos um local estratégico na Avenida Portal das Praias, próximo ao Sertãozinho. É uma área com mais de 15.600 m². Com a construção do novo hospital, o nosso objetivo é desafogar a UPA 24h, além de aprimorá-la. Nos próximos quatro anos, vamos dar continuidade à construção do nosso hospital regional. Ao efetivo na área da saúde, faremos a contratação de profissionais especializados e equiparemos nossas UBS.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Zé da Ecler: Hoje, Matinhos é destaque nacional quando o assunto é educação. Deixamos de ser a cidade conhecida pelos escândalos de corrupção e passamos a ser reconhecida pela educação de qualidade que ofertamos. Já iniciamos os projetos que preveem a construção de duas novas escolas, além de dois novos Cmeis que já estão com local e projetos adquiridos e aprovados. Investimos na reforma e reativação do Centro Comunitário Vereador Mário Braga que já formou mais de 600 pessoas. Sabemos que o objetivo do PCA é melhorar o rendimento dos alunos e ampliar a formação integral dos educandos da nossa rede. Além de um reajuste de 30% aos nossos professores após formados.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Zé da Ecler: Basta olhar para a Matinhos que tínhamos e para a que temos hoje para ver que a infraestrutura é outra. Matinhos está mais bonita, revitalizada. E vamos deixá-la ainda mais desenvolvida investindo em mobilidade urbana, pavimentação e paisagismo. O nosso plano de governo tem o compromisso com o projeto de revitalização da avenida de Curitiba, que dará mais fluidez ao trânsito da nossa cidade. Temos o plano de governo mais completo para a nossa cidade e uma das nossas propostas é adequar todos os prédios públicos para garantir plena acessibilidade, eliminando barreiras físicas e promovendo a igualdade de acesso para todos. Para isso, iremos garantir a inclusão social por meio de sinalização horizontal e vertical, além da implantação de equipamentos às pessoas com deficiência.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Zé da Ecler: Desde que assumimos a Prefeitura já entregamos em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio do Programa Moradia Legal, mais de 500 títulos de propriedade. O nosso compromisso é com uma gestão humanizada, porque eu sei quão precioso é ter a sua casa e poder efetivamente chamar de sua. Vamos continuar assim, valorizando as famílias e dando dignidade a elas criando o Programa Municipal de Moradia Legal; ampliando o acesso a programas estaduais e federais como o Cohapar e Minha Casa, Minha Vida para garantir que em Matinhos as pessoas tenham acesso a moradia digna e segura.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Zé da Ecler: Temos também o compromisso de continuar desburocratizando a vinda de novas empresas para Matinhos, garantindo que, assim, mais famílias possam estar empregadas. Exemplo disso é que, antes de assumirmos a gestão, Matinhos contava com apenas 8 obras, hoje são mais de 40 novos empreendimentos, que, com a aprovação do novo Plano Diretor, esquecido a mais de 18 anos, promete melhorar cada vez mais as oportunidades e investimentos. Isso significa mais pessoas empregadas, mais famílias sendo beneficiadas. As antigas gestões, por interesse econômico próprio, se beneficiavam do poder que tinham para colocar os seus interesses acima do interesse do povo, travando a vida de novos empreendimentos e empresas. Um exemplo é o supermercado Bavaresco que, na nossa gestão, conseguiu abrir e dar a Matinhos a oportunidade de trabalho.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Zé da Ecler: Irmãos e irmãs matinhenses, em 2020 você já fez a escolha certa, agora, não é hora de errar. Vamos juntos dar continuidade nesse projeto de uma Matinhos livre da perseguição empresarial e política. A nossa educação é destaque pela sua qualidade, nossos servidores públicos estão recebendo de forma digna e a segurança pública é referência. Matinhos hoje tem novas oportunidades de emprego, novos empreendimentos, tarifa zero. Estamos avançando. Não é hora de retroceder. Pensa bem, quem teve a chance de fazer uma vez e não fez, não vai fazer de novo! Eles mudam o discurso, mas as intenções são as mesmas: lançar Matinhos no mapa do atraso e empobrecimento. Dia 6 de outubro vote Zé da Ecler e Edgar Max. Em 2025 estaremos juntos novamente pelo bem de Matinhos e pela liberdade de ser mais feliz.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *