“Vamos trabalhar junto com os governos estadual e federal para a construção de um novo Hospital Regional no Litoral”, diz Rudão Gimenes
Rudisney Gimenes Filho tem 38 anos e é o candidato à reeleição em Pontal do Paraná, pelo MDB. Filho de ex-prefeito da cidade, Rudão, como é conhecido, entrou na política tentando manter o legado do pai e foi eleito em sua primeira disputa, em 2020. Agora ele busca concluir mais um mandato em um dos momentos de maior visibilidade das praias paranaenses na história.
Ao lado de sua vice, a professora Patricia Millo Marcomini (PSD), Rudão Gimenes vem para essa eleição com uma chapa composta por seis partidos. Além do MDB, conta ainda com apoio do PSD/ PP/ PODE/ PL/ UNIÃO.
JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?
Rudão Gimenes: A segurança pública tem sido uma prioridade desde o início da nossa gestão. Equipamos a Guarda Municipal com armamento adequado e oferecemos capacitação necessária para que nossos guardas estejam preparados para atuar com precisão para proteger a população. Criamos a Sala de Monitoramento com Videowall e instalamos mais câmeras de alta performance, que facilitam a comunicação direta entre as polícias e a Guarda Municipal. Nos próximos quatro anos, planejamos investir ainda mais na cobertura de câmeras na cidade, utilizando inteligência artificial para prevenir e combater o crime de forma mais eficiente. Também fortaleceremos o policiamento comunitário, promovendo a proximidade entre a polícia e a comunidade, e ampliaremos o efetivo da Guarda Municipal. Continuaremos a trabalhar de forma integrada com as forças de segurança do estado para garantir que nossas temporadas de verão sejam cada vez mais seguras.
JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?
Rudão Gimenes: Nosso trabalho na saúde foi um dos maiores desafios da nossa gestão. Assumimos no pico da pandemia de COVID-19, com a saúde do município completamente desestruturada e uma obra importante, como a da Policlínica, paralisada por oito meses. Agora vamos intensificar as capacitações dos profissionais de saúde, reduzir o tempo de espera para consultas médicas e exames, ampliar o atendimento de especialidades na Policlínica, construir uma nova UBS no balneário Primavera, com recurso federal já garantido, ampliar o serviço de telemedicina já oferecido e o pronto atendimento 24h de Shangri-lá. Vamos trabalhar junto com os governos estadual e federal para a construção de um novo Hospital Regional no Litoral, que atenderá as cidades de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.
JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?
Rudão Gimenes: Nosso compromisso é continuar trabalhando para que a educação em nossa cidade seja um pilar de desenvolvimento e inclusão. Mantemos um diálogo constante com professores e servidores, valorizando suas contribuições e buscando sempre a equidade e a melhoria da qualidade do ensino. Para o próximo período, queremos dar continuidade a esses esforços e avançar com a construção de novos CMEIs em Shangri-lá e na Chácara São Pedro. Vamos ampliar o período integral nos CMEIs e nas escolas municipais, além de ampliar o acesso à tecnologia e inovação nas escolas, incluindo a criação de uma biblioteca digital. Também planejamos a criação de um polo de oficinas pedagógicas com ênfase em atividades esportivas, ambientais, robótica, meliponicultura, entre outras, e a construção de uma nova escola entre Ipanema e Praia de Leste.
JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?
Rudão Gimenes: Conseguimos avançar significativamente em grandes projetos para nossa cidade, especialmente na área de infraestrutura turística. Em um novo mandato, vamos concentrar nossos esforços em pontos específicos, como a execução completa do projeto Orla, de Monções a Pontal do Sul, a ampliação do projeto de macrodrenagem, substituindo as travessias dos canais que tem manilhas por galerias e pontes, a construção dos subterminais e do terminal rodoviário, a implementação de uma terceira faixa reversível entre Praia de Leste e Primavera. Também planejamos criar uma via paralela à PR-412, do Primavera a Praia de Leste, no lado da Mata Atlântica, dar continuidade à ciclovia da PR-412, ligando o Atami a Pontal do Sul, e seguir com o programa de pavimentação asfáltica dos balneários com menor circulação de veículos e pessoas.
JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?
Rudão Gimenes: Apesar de duas gestões anteriores terem mantido uma secretaria específica para habitação e assuntos fundiários, pouco progresso foi feito na área. Ao iniciarmos nossa gestão, começamos a trabalhar na construção de casas populares. Este trabalho não pode parar. Vamos dar continuidade aos processos de regularização fundiária e levar infraestrutura às áreas regularizadas que ainda carecem de pavimentação, água, luz e esgoto. Além disso, vamos construir apartamentos, em parceria com a Caixa, com linhas de financiamento acessíveis, e continuar, assim como ampliar, os projetos de construção de casas populares, como o Habitapontal e o Habitaserv.
JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?
Rudão Gimenes: O turismo é essencial para a economia da nossa cidade. Desde o início da nossa gestão, essa tem sido uma prioridade, e seguimos com o mesmo foco. Para os próximos quatro anos, queremos avançar ainda mais na oferta de capacitação para um melhor atendimento aos turistas e clientes dos estabelecimentos comerciais. Planejamos abrir um centro de informação turística no antigo CMEI do Guaraguaçu, promover a pesca esportiva e recreativa, implantar uma linha de ônibus de turismo, expandir o projeto dos MEIs para outros serviços públicos, como roçada e conservação de canais, manutenção de ar condicionado, fortalecer o Escritório de Compras Públicas para aumentar a aquisição de produtos locais e incentivar, por meio da redução de tributos, a instalação de empresas, especialmente para a concretização do parque industrial da cidade.
JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:
Rudão Gimenes: Quero reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento de Pontal do Paraná. Acredito em uma gestão eficiente, que realmente priorize a população e esteja atenta às necessidades de cada balneário. Sei que podemos avançar mais, e é com soluções adequadas à nossa realidade que estamos propondo um governo focado em saúde, educação, infraestrutura e geração de renda, garantindo que Pontal continue crescendo de forma sustentável e com qualidade de vida para todos.