“É essencial um plano estratégico e integrado para melhorar o trânsito, a infraestrutura e a mobilidade urbana de Guaratuba”, diz Fernanda Monteiro


Por Brayan Valêncio Publicado 04/09/2024 às 17h26 Atualizado 06/09/2024 às 09h36
Fernanda Monteiro é a candidata do governador Ratinho Junior (PSD) e do prefeito Roberto Justus (União Brasil) ao comando de Guaratuba.
Fernanda Monteiro é a candidata do governador Ratinho Junior (PSD) e do prefeito Roberto Justus (União Brasil) ao comando de Guaratuba. Foto: Divulgação

A advogada Fernanda Monteiro, de 45 anos, atua na vida pública no município de Guaratuba há 16 anos, ocupando cargos como diretora de arrecadação, procuradora fiscal e, mais recentemente, como secretária municipal de Educação, função assumida desde o início da 2ª gestão de Roberto Justus (UNIÃO), em 2021.

Fernanda Monteiro, que é candidata à Prefeitura pelo PSD, é apoiada tanto pelo atual chefe do Executivo Municipal, Justus, como também pelo governador Ratinho Junior (PSD). Ao lado de Estefano Iatskiu (UNIÃO), ela é a candidata, além do próprio PSD, das legendas REPUBLICANOS/ PP/ PDT/ PL/ AGIR/ SOLIDARIEDADE/ AVANTE/ UNIÃO.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

Fernanda Monteiro: O nosso objetivo é transformar Guaratuba em um exemplo de segurança pública, combinando inovação tecnológica, engajamento comunitário, capacitação profissional e infraestrutura. Além de fortalecer a Guarda Municipal e expandir a rede de monitoramento, propomos iniciativas pioneiras para abordar as causas fundamentais da criminalidade, melhorar a resposta a emergências e promover uma cultura de segurança e prevenção. Entre as medidas estão a implementação de drones equipados com câmeras para patrulhamento aéreo em áreas de difícil acesso e alta incidência de criminalidade, um sistema de reconhecimento facial nas câmeras de segurança para identificar suspeitos e pessoas procuradas pela Justiça e também a construção de postos avançados em áreas estratégicas para ação rápida da Guarda.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Fernanda Monteiro: Guaratuba é um destino turístico que vê sua população saltar de 50 mil para mais de 300 mil na alta temporada. Para superar as limitações dos serviços de saúde, propomos um plano abrangente focado na ampliação do atendimento e na atração de profissionais qualificados. Vamos atuar para trazer as Parcerias Público-Privadas com a finalização da construção e gestão de um novo Hospital-Maternidade e melhorar o serviço de remoção para Hospital de referência em parceria com o Cislipa. Também vamos ampliar as UBS, corrigindo horários de atendimentos e quantidade de profissionais, além de criar um Centro de Diagnóstico por Imagem. Planejamos, ainda, implementar uma farmácia básica 24 horas e implantar o Pronto Atendimento Infantil (PAI).

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Fernanda Monteiro: Nosso compromisso é aprimorar a qualidade da educação nas escolas, focando na capacitação contínua dos professores e na integração da educação ambiental ao currículo. Pretendemos formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do futuro. Entre nossas propostas está a construção de um espaço dedicado a eventos educacionais e culturais; expansão do Centro Municipal de Apoio Educacional para oferecer serviços especializados, como psicologia e fonoaudiologia; a implantação de uma equipe técnica itinerante para garantir a manutenção regular das escolas; e criar o Projeto Selo Amigo do Autista, capacitando professores e adaptando as escolas para melhor atender alunos com Transtorno do Espectro Autista.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Fernanda Monteiro: É essencial um plano estratégico e integrado para melhorar o trânsito, a infraestrutura, a mobilidade urbana e a revitalização de áreas degradadas. Nossa abordagem se baseia em princípios de visão estratégica, austeridade, dinamismo e vontade política. As principais iniciativas propostas são a implementação de vias de mão única em áreas estratégicas, visando reduzir o tráfego e aumentar a segurança e eficiência, especialmente durante a alta temporada. Também queremos a expansão de ciclovias e ciclofaixas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e a reestruturação do sistema de transporte coletivo, com a construção de um terminal urbano e ampliação das linhas de ônibus. Sobre as áreas degradadas, vamos implementar um plano de pavimentação; investimentos em uma usina de asfalto para produção de materiais de pavimentação e vamos ter também a criação de um serviço de resposta rápida para emergências urbanas. Vamos aplicar o sistema de zeladoria com um cuidado especial nas vias públicas.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

Fernanda Monteiro: Nosso plano é garantir moradia digna para as populações de baixa renda, combinando planejamento urbano sustentável, políticas habitacionais inclusivas e prevenção de áreas de risco. Para isso, propomos o desenvolvimento de zonas de habitação de interesse social, em que faremos parcerias com os órgãos oficiais do governo que tenham projetos sobre habitação e regularização fundiária. Também vamos buscar áreas subutilizadas para serem transformadas em possíveis conjuntos habitacionais sustentáveis, utilizando técnicas de construção ecológica para melhorar a qualidade de vida dos moradores e evitar a expansão de áreas de risco. Vamos buscar regularizar áreas invadidas por meio do REURB, para aqueles que atendam a legislação em vigor, garantindo segurança jurídica, prevenindo ocupações irregulares e expansão desordenada, respeitando os limites entre o poder público e o privado. 

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

Fernanda Monteiro: Queremos uma Guaratuba o ano inteiro, então para isso incentivaremos a promoção de atividades para serem desenvolvidas todos os meses, não só na temporada. Nosso objetivo é criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico sustentável. Então, firmaremos parcerias com entidades para oferecer cursos e workshops voltados à capacitação em gestão, produção e atendimento. Também disponibilizaremos consultoria técnica para micro e pequenos empresários, ajudando-os a identificar oportunidades e a melhorar a eficiência dos seus negócios. Também criaremos programas de capacitação em inovação e tecnologia e vamos ampliar a infraestrutura e capacitação dos profissionais para oferecer suporte eficiente aos novos empreendedores. Vamos dar uma atenção especial ao Primeiro Emprego, para isso, trabalharemos para a criação de uma Escola Técnica Profissionalizante, oferecendo cursos alinhados às demandas do mercado, aumentando a qualificação profissional e facilitando a inserção de jovens e adultos no mercado.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Fernanda Monteiro: Sempre senti uma ligação muito forte com Guaratuba, e achava que era em função da minha infância, já que passei boa parte nesta cidade. Hoje entendo que não é só por essa razão. Na verdade, meus laços com a cidade se devem, em boa parte, pelos meus avós que também amavam Guaratuba e que por ela fizeram muito. Hoje compreendo que é por tudo isso que meu vínculo com Guaratuba se fortaleceu, tornando-me parte desse lugar, para sempre. Durante todo esse tempo à frente de funções públicas, observei a cidade, a vida das pessoas em seu dia a dia, suas dificuldades e nossas necessidades enquanto cidadãos. No gerenciamento da Educação Pública, me deparei com os sonhos de muitas crianças e as dificuldades de suas famílias. Trabalhamos muito para oferecer uma educação de qualidade e foi trabalhando em equipe que conseguimos muitas conquistas, revolucionando a educação de Guaratuba. Estou preparada para ser prefeita da cidade que amo e escolhi para viver. Estou preparada para governar. Estou preparada para liderar os destinos de Guaratuba.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *