“Nossa mobilidade urbana é vergonhosa pois não oferece o básico e precisamos urgentemente fazer um planejamento”, diz Clecio Vidal


Por Redação Publicado 27/08/2024 às 11h15
Clecio Vidal é o atual vice-prefeito de Matinhos, mas decidiu disputar as eleições em uma chapa de oposição ao atual gestor.
Clecio Vidal é o atual vice-prefeito de Matinhos, mas decidiu disputar as eleições em uma chapa de oposição ao atual gestor. Foto: Divulgação

Clecio Vidão, de 49 anos, é casado com Andressa Crefta Vidal e tem três filhos. Arquiteto, urbanista e empresário, também é conhecido por ser proprietário do Grupo V3, uma empresa de Arquitetura e Engenharia, incorporação e Imobiliária. O candidato atuou em duas prefeituras e é responsável por obras de micro e macrodrenagem, regularização fundiária e projetos de infraestrutura urbana.

Clecio entrou para a política em 2019, concorrendo inicialmente ao cargo de prefeito e depois, por decisão do grupo político, aliou-se ao então candidato Zé da Ecler como vice. Após eleitos, rompeu com a gestão no início do mandato por, segundo ele, não compactuar com a forma de administração. Desde então, tem sido oposição ao gestor de Matinhos.

Ao longo dos últimos anos, entrou com diversos pedidos para atuar na Prefeitura, mas foi negado em todas as ações com a resposta de que a prerrogativa de dar um gabinete ao vice é exclusiva do prefeito, mas Zé da Ecler nunca concedeu o espaço. Durante estes três anos e meio, o político doou seu salário integralmente a instituições do município e tem defendido uma gestão séria e sem corrupção.

Agora, Clecio Vidal se consolidou como candidato à Prefeitura de Matinhos pelo partido Progressistas ao lado de sua vice-prefeita Adriana Reis (AGIR).

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Clecio Vidal: Em nosso Plano de Governo, investimos muito tempo na questão da segurança. Nos últimos anos Matinhos virou palco de muita criminalidade e, mesmo com algumas ações tomadas pelas gestões anteriores, precisamos resolver esta situação com um diálogo ainda maior com o Governo do Estado. Hoje um dos grandes problemas nesta área é a atuação limitada da Guarda Municipal, por isso precisamos, além de aumentar nosso efetivo, delegar maior autonomia a eles de forma que eles atuem realmente com poder de polícia, combatendo não apenas os pequenos delitos e depredações ao patrimônio público, mas que sejam interligados a Polícia Militar a fim de combater e prevenir os crimes mais complexos e o tráfico de drogas que tem aumentado em nossa cidade. Além disso, prevemos em nosso Plano de Governo uma abertura de diálogo com o Governo do Estado para aumentar a extensão territorial com o objetivo de criar uma companhia independente para Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, assim teremos uma integração das demais polícias e um trabalho mais efetivo no combate à criminalidade. Entre estas ações estão previstas outras mais que complementam e fortalecem o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar no município.

Clecio Vidal é o atual vice-prefeito de Matinhos, mas decidiu disputar as eleições em uma chapa de oposição ao atual gestor.
Clécio Vidal foi oficializado como candidato à Prefeitura de Matinhos pelo partido Progressistas, tendo Adriana Reis (AGIR) como sua vice na chapa. Foto: Divulgação

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Clecio Vidal: A saúde continua sendo o assunto mais falado em Matinhos, existe um grito da sociedade para que o próximo gestor resolva definitivamente esta questão. Nossa proposta é, em 1º lugar, assim que eleito, iniciar a contratação do projeto do hospital e também as conversas com o Governo do Estado a fim de buscar recursos para esta grande empreitada. Existem formas inteligentes de startarmos este processo e uma das possibilidades é a parceria público x privada, que já havia sido iniciada há alguns anos e que acabou não se consolidando. As demais estruturas da saúde de Matinhos também precisam ser reformadas e modernizadas e com isso precisamos de uma equipe de profissionais de arquitetura e engenharia, trabalhando full time na elaboração de projetos para que, em mãos destes projetos, possamos buscar investimentos externos para execução, a fim de minimizar o impacto nos cofres públicos. Outra alternativa prevista em nosso Plano de Governo é a implantação da telemedicina como forma de desafogar a estrutura física de atendimento e trabalhar de forma preventiva a saúde da população. Com esta organização e seriedade na tratativa com a saúde do município, tenho certeza de que conseguiremos atrair bons profissionais, se começarmos a administrar Matinhos com seriedade e eficiência, tenho certeza de que a curto e médio prazo teremos os melhores profissionais atuando aqui.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Clecio Vidal: Educação é outro tema de suma importância e, de igual forma, investimos muito tempo para propor ações que resolvam esta questão. Nossa proposta inicial é organizar a gestão dos professores. Eles precisam estar bem e serem bem remunerados para que a educação seja eficiente, pois de nada adianta pensarmos nas estruturas escolares se não pensarmos primeiro na valorização daqueles que são a peça chave na educação das nossas crianças. Precisamos rever o Plano de Cargos e Salários equalizando o mesmo com os municípios vizinhos, precisamos remunerar as horas atividades dos professores para que possamos conter a evasão dos mesmos para outros municípios. Quanto às estruturas das escolas, precisamos de uma ação mais que imediata, não estamos oferecendo dignidade às nossas crianças, elas precisam de um ambiente que proporcione segurança e conforto, assim de imediato iremos startar projetos de reforma e modernização da estrutura escolar para que nossas crianças estejam bem assistidas e conectadas com tecnologias que irão extrair delas o melhor, fazendo realmente com que se desenvolvam e estejam niveladas a uma educação moderna e de qualidade. Em nosso Plano de Governo também propusemos a abertura de um diálogo e parceria maior com a Universidade Federal que hoje tem sido referência no assunto ambiental e de agroecologia. Este diálogo irá abrir inúmeras possibilidades de atividades com a rede municipal, aproveitando com isso o Know-how e expertise destes profissionais e alunos com o objetivo de ampliar este conhecimento para os nossos alunos.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Clecio Vidal: Hoje Matinhos não oferece infraestrutura para a população. Estamos muito aquém do que seria o mínimo. Nossa mobilidade urbana é vergonhosa pois não oferece o básico e precisamos urgentemente fazer um planejamento com começo, meio e fim, onde iremos atuar de forma organizada e concatenada para garantir dignidade a nossa gente. Tudo se inicia com o planejamento e com os projetos, por isso teremos uma equipe dedicada e especializada, voltada somente a desenvolver projetos de infraestrutura viária, redes de esgoto, regularização fundiária etc. O restauro, revitalização e modernização dos espaços públicos deve ser uma constante, afinal queremos ser uma cidade turística e para isso precisamos ter uma cidade bem cuidada, desta forma previmos um setor de zeladoria que fará este trabalho dedicado e constante. Não podemos pensar em uma Matinhos que só cuida e se preocupa com sua cidade na alta temporada, quem mais merece atenção e cuidado é a nossa gente, por isso o que faremos durante o ano irá refletir na alta temporada. Se tivermos uma trabalho contínuo, não precisaremos de grandes esforços no final do ano. Quanto ao trânsito, com certeza deveremos analisar a possibilidade de implantar um setor dedicado, pois, com o aumento da população e veranistas, teremos que ter uma organização neste sentido.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Clecio Vidal: Inicialmente iremos tratar a regularização fundiária a fim de organizar as áreas existentes, legalizando os terrenos e imóveis para que estas pessoas possam também regularizar a questão de água, luz e esgoto de seus imóveis, oferecendo, assim, dignidade a nossa gente. Temos muito trabalho nesta área e teremos que estar bem atentos e sabermos dialogar com a situação das invasões. É um assunto delicado em que precisamos ter pulso forte, mas também empatia com o nosso povo. Iremos iniciar estudos para resolver o déficit habitacional, inicialmente faremos estudo da situação atual e assim poderemos propor ações para minimizar as construções irregulares.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Clecio Vidal: Hoje precisamos principalmente resolver a questão do emprego para os nossos jovens. É notório que Matinhos não oferece oportunidades a eles e que esses jovens deixaram de sonhar em permanecer aqui. Com isso, temos um projeto em parceria com a empresa Icities (Cidades Inteligentes), onde traremos investimentos de empresas startups de tecnologia e inovação, a chamada indústria limpa, que irá sanar este déficit e fazer nossos jovens voltarem a sonhar com um futuro aqui mesmo, além de reter e identificar talentos nativos que, com certeza, trarão muito orgulho para a nossa Matinhos. Além disso, com todas as ações que temos para o desenvolvimento da cidade, acreditamos que nosso turismo irá aumentar e com isso a necessidade de novas contratações, afinal de contas, uma coisa puxa a outra; a cidade cresce, o turismo aumenta, aumenta a renda da população, melhora o consumo, o comércio fica forte, e é isso que queremos para Matinhos, uma onda de desenvolvimento e prosperidade, uma grande engrenagem que trará mais renda, possibilidades e oportunidades a nossa gente.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Clecio Vidal: Minha intenção é levar Matinhos ao futuro. Por muitos anos ficamos conhecidos como a cidade da estagnação, vimos muitos outros municípios crescendo, se desenvolvendo, oferecendo oportunidades a sua gente e, nós, de Matinhos, a cada ano nos sentimos mais abandonados pelo poder público. Quero propor um desafio ao povo: mostrar que é possível fazer de Matinhos uma cidade moderna, pujante, digna e próspera e isso não requer coisas mirabolantes, é só fazer o que precisa ser feito com seriedade e capacidade e é por isso que me preparei. Tenho muitos anos de experiência com gestão, tenho minha vida pessoal e profissional consolidada e quero levar isso para a política, mostrando que Matinhos merece muito mais e, até hoje, posso dizer que Matinhos não conhece o que é uma gestão eficiente, e é isso que me proponho a fazer nos próximos quatro anos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *