“Nosso maior problema reside na ocupação desordenada em alguns lugares”, diz Ariel Conforto
O empresário Ariel Conforto, de 54 anos, é a aposta da oposição para chegar ao comando da cidade de Morretes. Ele, que atuou no ramo das comunicações, tem especialização em gestão pública e é um veterano nas disputas eleitorais. Ariel disputou sua primeira eleição em 2008, quando concorreu ao cargo de vereador, e foi candidato a vice-prefeito nas duas eleições municipais subsequentes. Em 2018, concorreu ao cargo de deputado federal e, em 2020, disputou a Prefeitura. Agora, pela segunda vez, tenta chegar ao posto mais alto do município, embora ainda não tenha conseguido vencer nenhuma disputa anterior.
Este pleito é a revanche de Conforto contra o atual prefeito de Morretes e candidato à reeleição, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), principalmente após as duas candidaturas receberem diversos apoios e terminarem emparelhadas em termos de coligações. Neste sentido, Ariel, que é do PL, se apresenta como o candidato mais conservador da disputa.
Ao lado do Pastor Antonio Nunes (Solidariedade), Ariel é o candidato, além do próprio PL, das legendas SOLIDARIEDADE/ Federação PSDB-CIDADANIA/ PRTB.
JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?
Ariel Conforto: Para garantir a segurança pública, não só na alta temporada, é importante contar com estratégias traçadas pela Polícia Militar, pois eles é que detém habilidade adquirida pela experiência e saber prático. Além disso, a cidade de Morretes já tem sistema de câmeras de segurança, que será mantido ou ampliado se for necessário. Vamos também buscar a capacitação de servidores municipais para que possam colaborar com os trabalhos da Polícia Militar.
JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?
Ariel Conforto: As Unidades Básicas de Saúde que não apresentarem estrutura física adequada serão reformadas. Já com relação aos profissionais de saúde, terá que ser cumprida a lei e realizado o concurso público.
JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?
Ariel Conforto: Reformar as escolas buscando um ambiente adequado e agradável para os alunos e professores. Oferecer aos docentes capacitação dentro dos temas que eles desejarem. Trabalhar com o projeto lixo zero em todas as escolas para formar a consciência de preservação ambiental.
JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?
Ariel Conforto: Está no nosso projeto uma reformulação do mobiliário urbano, implementando, inclusive, a acessibilidade. Orientar os turistas sobre a preservação da cidade como um todo e especialmente dos pontos turísticos, que terão sua estrutura reformulada. Reorganizar o sistema viário, para atender o turista e a população. Estudar alternativas com o sistema privado para tirar das ruas as vãs e os ônibus, melhorando o trânsito, gerando mais vagas para estacionamentos e qualificando os cuidadores de carros para melhor atender os turistas. Sempre buscando o apoio na iniciativa privada.
JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?
Ariel Conforto: A cidade de Morretes não tem favelas. Nosso maior problema reside na ocupação desordenada em alguns lugares. Iremos resolver isso realizando um trabalho conjunto com os órgãos fiscalizadores e autorizações legislativas e então regularizar todas essas áreas. Nosso maior risco à população reside nas enchentes. Está em nosso planejamento realizar a dragagem dos rios para aprofundamento dos leitos evitando o transbordamento.
JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?
Ariel Conforto: Vamos buscar a instalação de empresas e indústrias não poluidoras, mas entendo que incentivando o desenvolvimento turístico e comercial, fatalmente os empregos surgirão.
JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:
Ariel Conforto: Como diz o professor e mestre Jeferson Botelho Pereira: a vida pública exige extrema responsabilidade social. Seguindo isto, estou assumindo o compromisso de trabalhar com ética e atender aos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.