“O porto vem batendo recordes de produção e a cidade bate recordes de violência e desemprego”, diz Adriano Ramos


Por Brayan Valêncio Publicado 27/08/2024 às 10h17 Atualizado 28/08/2024 às 13h22
fabiana parro e Adriano Ramos
A coligação liderada por Adriano Ramos é composta por 8 partidos políticos, incluindo o União Brasil da vice Fabiana Parro

Adriano Ramos está na política há 40 anos, quando se interessou pela ação dos seus pais, que eram integrantes da Associação dos Moradores do bairro Jardim Araçá. Aos 16 anos, começou a atuar na área esportiva do bairro e, aos 18, prestou serviço militar no exército em Curitiba e se tornou o presidente do Grêmio de Cabos e Soldados. Casado desde 1995, Adriano é pai de 4 filhos e avô de um menino.

Adriano Ramos
Adriano Ramos é o primeiro candidato à Prefeitura de Paranaguá ouvido pelo JB Litoral, as demais entrevistas ocorrem de forma alfabética, nas próximas semanas.Foto: Felipe Luiz Alves/JB Litoral

O candidato do Republicanos à Prefeitura de Paranaguá é filho de estivador, trabalhou por muitos anos com os TPA’s e é despachante do Detran-PR.

Na carreira pública, foi vereador de Paranaguá por dois mandatos, de 2012 a 2016 e de 2016 a 2020, quando foi candidato a prefeito e obteve mais de 27 mil votos. Nas eleições de 2022, Adriano Ramos foi o candidato de Paranaguá mais votado ao concorrer a uma vaga para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e obteve 36.327 votos válidos.

Adriano Ramos, ao lado de Fabiana Parro (União Brasil) é o candidato de uma coligação com 8 partidos: REPUBLICANOS / PODE / DC / PRTB / NOVO / MOBILIZA / UNIÃO / SOLIDARIEDADE.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Adriano Ramos: Fortalecer a segurança pública na cidade de Paranaguá passa pelo fortalecimento da Guarda Civil Municipal com gestão inteligente, pelo diálogo com as forças estaduais e federais e pela obrigação do porto em proporcionar mais apoio à cidade que o abriga. A verdadeira integração do porto com a cidade será implantada de fato quando colocarmos em prática nosso plano de governo que prevê mais tecnologia e inteligência para cuidar da segurança da nossa população. Paranaguá não aceita mais criminalidade. Vamos trabalhar desde o primeiro dia e essa área será uma das primeiras a ter medidas concretas.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Adriano Ramos: Para serem mais eficientes, os serviços de saúde da cidade – e do Litoral em geral – ainda carecem de melhor estrutura. Bons profissionais nós temos e eles querem condições para atender melhor. Na espera está o cidadão geralmente aguardando consultas e exames que demoram. Paranaguá carece totalmente de gestão. Há bons modelos em outras cidades e que podem funcionar muito em Paranaguá. Visitamos diversas cidades que possuem bons sistemas de atendimento. O que não pode, como ocorre há muitos anos, é esperar por consultas, por exames e, ao final, não encontrar nem medicamentos no sistema público. Nosso plano de governo prevê rever a gestão na Saúde para aproximar essa área tão importante da população.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Adriano Ramos: Valorizar os profissionais e auxiliares da educação será uma política permanente na Paranaguá de Todos. Somente com a valorização do magistério, com a implantação dos pisos nacionais, com gestão correta e eficiente é que será possível melhorar o nível da educação básica em Paranaguá. É um compromisso assumido com os professores e servidores públicos da nossa Prefeitura. Eles sabem que recursos existem, mas devem ter sua aplicação bem fiscalizada. É possível levar serviços de qualidade em todas as áreas se forem bem aplicados. E a educação ambiental tem tudo a ver com Paranaguá. É papel das nossas escolas o ensino da preservação e da sustentabilidade.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Adriano Ramos: Todos devem se lembrar que foram disputadas quatro, cinco eleições, sempre com a promessa de resolver os problemas da Avenida Ayrton Senna. Já vimos até vídeos mostrando como os projetos ficariam depois de prontos. Nada fizeram e voltam novamente dizendo que vão fazer. Nosso plano de governo prevê soluções inclusive para as marginais que vão ajudar a desafogar o tráfego numa parceria público privada envolvendo os órgãos competentes e as empresas. E as outras regiões da cidade sentirão esse efeito. Vamos melhorar nossas ciclovias e dar melhor condição e segurança a quem usa a bicicleta. Vamos valorizar nosso casório histórico e repensar a maneira como utilizamos nossos espaços públicos. Paranaguá precisa avançar e deixar para trás esse período de atraso.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Adriano Ramos: Somente com um amplo programa habitacional e de regularização fundiária Paranaguá poderá avançar na solução desses problemas que são graves em nossa cidade. Temos muita gente morando em áreas de risco e isso não deveria ocorrer em uma das cidades mais ricas do Brasil. Temos projetos eficientes e sabemos como obter recursos para construção de casas e apartamentos financiados e com subsídios a quem realmente é prioridade no cadastro municipal. Quem mora em áreas de risco quer dignidade e assumimos o compromisso de cuidar da cidade, mas em primeiro lugar de cuidar das pessoas na Paranaguá de Todos, o que agora está muito perto de acontecer.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Adriano Ramos: Vamos destravar o desenvolvimento dessa cidade portuária que abriga um dos maiores portos do Brasil e do mundo, mas onde pouco acontece. O porto vem batendo recordes de produção e a cidade bate recordes de violência e desemprego. Vamos atrair modelos de distritos industriais sustentáveis semelhantes à Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e como há em algumas das melhores cidades de Santa Catarina. Assim será possível gerar empregos. Capacitação constante e atração de investimentos na cidade vão gerar empregos e ajudar a manter nos jovens aquela vontade de seguir vivendo aqui, na Paranaguá de Todos, uma cidade onde emprego, segurança, saúde e educação serão tratadas com o respeito que o cidadão parnanguara merece e nos pede há tanto tempo.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Adriano Ramos: A cidade que queremos passa pela construção de uma política que deve ter a participação de todos os segmentos. Chega de divisões e de falta de diálogo. A Paranaguá de Todos é a cidade onde todos devem ter oportunidades. Somos uma cidade com muitos recursos concentrados nas mãos de poucos, de um mesmo grupo político. Eles aparecem em lados diferentes, mas sempre estiveram juntos. Está chegando a hora em que não vão iludir mais ninguém, está chegando a hora da Paranaguá de Todos. A confiança e o apoio da população nós sentimos nas ruas quando ouvimos as demandas e apresentamos as propostas do nosso plano de governo. Pedimos o voto no 10 e nos vereadores da nossa coligação para destravar nosso desenvolvimento e construir a cidade que os parnanguaras merecem.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *