Paranaguá tem 346 candidatos registrados na disputa à Câmara; registros serão analisados pelo TRE antes de serem confirmados nas urnas
Por Brayan Valêncio Publicado 17/08/2024 às 16h50
As campanhas eleitorais nas ruas e nas redes começaram oficialmente na última sexta-feira (16) e, com o pontapé inicial no calendário eleitoral, todos os candidatos já podem divulgar número de urna e pedir votos.
As regras aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiram que, em 2024, está proibido a coligação partidária nas disputas proporcionais, ou seja, cada partido concorre sozinho sem poder “herdar voto” de vereadores eleitos em outras legendas, e também ficou limitado o número de candidatos ao total de cadeiras na Câmara e mais um. Como Paranaguá tem 19 vereadores, cada um dos 29 partidos registrados no TSE e as três federações podem indicar um total de 20 postulantes a vereador.
Ou seja, o número máximo de homens e mulheres disputando uma vaga na Câmara da cidade portuária é de 640 candidatos. Mas, segundo dados disponibilizados na plataforma DivulgaCandContas, a cidade de Paranaguá conta com 346 candidatos. Isso acontece porque nem todos os partidos brasileiros têm diretório municipal na cidade e porque nem todas as siglas apresentaram as 20 candidaturas que têm direito.
Com 346 postulantes à vereança, Paranaguá terá uma média de 18 candidatos por cadeira disponível na casa legislativa. Número muito próximo da quantidade de homens e mulheres que buscam se eleger nas duas maiores cidades paranaenses: Curitiba e Londrina. Maringá, o 3º maior município, tem 23 postulantes para cada uma das 15 vagas disponíveis.
Irregularidades já podem ser comunicadas
O advogado eleitoral Luiz Eduardo Peccinin explica que cabe aos partidos, candidatos ou a própria sociedade reclamar judicialmente caso encontre alguma irregularidade de algum candidato, seja ele postulante a prefeito ou vereador. “Quanto às impugnações, desde o momento do registro de candidatura, em que a Justiça Eleitoral publica o edital das candidaturas, abre-se o prazo de cinco dias para que o Ministério Público ou outros partidos apresentem impugnação a esses registros. Qualquer cidadão também pode apresentar uma Notícia de Inelegibilidade”, diz.
Peccinin reforça ainda que todos os nomes que foram devidamente registrados são candidatos e só saem da disputa em uma decisão posterior do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
“O MP é quem solicita a devida impugnação. Mas, o fato de haver uma pendência de análise do registro de candidatura de qualquer candidato, seja com uma impugnação ou por conferência de documentos, isso não impede que o candidato faça a sua campanha normalmente. O entendimento é uma garantia que a própria legislação dá para que todos os atos de campanha possam ser praticados antes mesmo do deferimento ou indeferimento do registro de candidatura. A regra só vai perder o efeito a partir do momento que houver uma decisão definitiva negando o registro de candidatura”, explica o advogado.
Veja quantos candidatos cada partido apresentou em Paranaguá
Os partidos que indicaram o limite máximo de postulantes à Câmara (20 candidatos) são:
Federação PT, PV e PC do B, NOVO, PODEMOS, PRD, PRTB, Republicanos, Solidariedade e União Brasil.
O PDT indicou 19 nomes; o PSD vem para a eleição com 17 postulantes; as legendas AGIR, DC, Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, MDB, MOBILIZA e PMB têm 16 candidatos cada e o PSB disputa com 9 homens e mulheres.
O PL enviou duas listas à Justiça Eleitoral e, por isso, constam 29 candidatos com números diferentes, situação que representa 45% a mais do que o máximo permitido para Paranaguá. O Tribunal Regional Eleitoral, por meio da assessoria de imprensa, informou que vai avaliar qual das listas tem validade, podendo tornar inapta o envio de uma das atas ou inclusive de toda a coligação.
A Justiça Eleitoral determinou que todas as candidaturas sejam analisadas até o dia 18 de setembro, 20 dias antes do 1º turno, e, até que cada candidato tenha o registro considerado apto ou não, a campanha segue com os 346 candidatos.
* O Partido Liberal apresenta duas candidaturas duplicadas, com o mesmo candidato apresentando nomes e número de urnas diferentes, mas, segundo o TRE-PR, os registros são válidos até que haja o julgamento, portanto, até a publicação desta reportagem, os dois registros para as mesmas pessoas estavam válidos.
Confira a lista completa dos candidatos a vereador registrados na Justiça Eleitoral em Paranaguá por ordem alfabética:
AGIR
Nome Completo
Nome de Urna
Número
Ailton Alves Dos Santos
Ailton Carteiro
36000
Carla Washington Da Costa
Carla Washington
36333
Daniele Pereira Cesário Dos Santos
Daniele Pereira
36117
Denize Da Silva Alves
Denize Alves
36777
Gerson Do Rosário Antunes
Gerson Bagé
36010
Giuliana Paula Szemanski
Giu da Cocada
36888
Iara Maria Peres
Iara do Valadares
36444
Valdecir Almeida Lemes
Jacaré Lemes
36036
Jamil Siqueira Santana Junior
Jamil Santana
36361
Luiz Claudio Da Silva
Luiz Claudio Da Silva
36222
Luis Adriano Félix
Luizinho Félix
36234
Marcos Antonio Souza
Marquito
36789
Fernando Barbosa De Souza
Motorista Barbosa
36456
Josuel Ferreira Da Cunha
Nego Jô
36103
João Carlos Da Silva
Sargento João Carlos
36190
Sergio Vaz Borba Dos Santos
Sérgio Vaz Cabeção
36163
DC
Nome Completo
Nome de Urna
Número
Altamir Luiz
Altamir do Hot Dog
27777
Andre Luiz Vaz Pinto Do Nascimento
Andre Vaz
27888
Ariana De Freitas Xavier Lima
Ariana
27999
Cleide Pereira De Oliveira
Cleide Sindica
27240
Decio Alves De Sousa
Decio Alves
27277
Diego Alexandre Cunha Da Silva
Diego Alexandre
27010
Edenilson Das Neves Venancio
Edye Venancio
27234
Sandro Ferreira Da Silva
Gabriel Da Verdura
27000
Oseias Alves Leite
Irmão Oseias Leite
27789
Lucia Helena Da Silva Lopes
LH
27024
Luiz Carlos Granemann
Luiz Borna
27032
Luiz Carlos Portaneri
Luiz Portaneri
27123
Neucir Antonio Pelizzari
Neucir Pelizzari
27900
Terezinha Alves
Professora Terezinha
27555
Rogerio Dos Santos Bueno
Rogério Bueno
27333
Roseli Menezes
Roseli
27027
FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL(PT/PC DO B/PV)