“Parturientes fazem todo o pré-natal e no momento mais delicado se veem obrigadas a um deslocamento sofrido e improvisado”, diz Sandro da Saúde
Alessandro Carneiro Soares Truchinski (União Brasil), mais conhecido como Sandro da Saúde, tem 42 anos e disputa pela segunda vez a Prefeitura de Guaraqueçaba. Concorreu em 2016 ao cargo de vereador, mas acabou na suplência e agora se coloca como principal adversário da atual gestora, Lilian Ramos Narloch (PSD), que busca a reeleição.
Reconhecido como um dos maiores nomes da saúde local, Sandro da Saúde atua há 15 anos neste segmento, sendo o responsável por ajudar mais de 4 mil pessoas. Agora, acredita que pode ajudar ainda mais, só que dessa vez chefiando o município.
Ao lado do vice, Anderson Padovani (PSB), disputa a eleição com apoio, além do próprio União Brasil, dos partidos PP/ SOLIDARIEDADE/ PDT/ PSB.
JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?
Sandro da Saúde: Apesar do nosso município ser relativamente privilegiado em relação às grandes cidades, ainda sim houve um aumento significativo de furtos e de tráfico de drogas. Hoje, nós não temos em funcionamento nenhuma política pública de combate às drogas ou de incentivo à prática de atividades físicas. Nossa gestão pretende criar programas efetivos de iniciação ao esporte, atividades artísticas e de inclusão profissional. Nossos jovens precisam de ocupação, precisam que o poder público ofereça perspectivas de futuro. Acreditamos que essa é a forma mais efetiva de lutar contra a criminalidade e a desigualdade social.
JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?
Sandro da Saúde: Este é o tema mais importante para o nosso município e é a principal prioridade da nossa gestão. Vamos focar no investimento em tecnologia e regulamentar a lei da telemedicina, o que permitirá um atendimento contínuo e eficaz de médicos especialistas nas comunidades rurais e nas ilhas. Nossa intenção é implantar ou aprimorar os serviços de saúde nas áreas costeiras e rurais, levando profissionais às localidades com maior concentração populacional em dias e horários pré-estabelecidos. Áreas como obstetrícia, ginecologia e pediatria são fundamentais para o nosso município. Atualmente, as gestantes realizam todo o pré-natal, mas, no momento mais crítico da gestação, muitas se veem forçadas a fazer deslocamentos inesperados e, muitas vezes, difíceis para dar à luz, longe do médico que as acompanhou durante todo o processo. Pretendemos implementar ou ampliar o atendimento às mulheres, incentivando, por meio de uma lei municipal, a criação do “Check Up da Mulher”. Com isso, todas as mulheres de Guaraqueçaba terão acesso a exames clínicos, pelo menos uma vez ao ano.
JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?
Sandro da Saúde: A forma mais eficiente de garantir o futuro de um povo é educando as crianças. Nossa gestão irá melhorar a grade curricular da rede de ensino acrescentando matérias complementares como educação financeira e empreendedorismo, educação ambiental e ética e cidadania, além de buscar ensinar foco, disciplina e determinação adicionando as artes marciais na grade curricular. Temos planos também para a educação técnica e superior, buscaremos parcerias com escolas técnicas e universidades, ofereceremos contrapartidas atraentes para que nosso município tenha acesso de forma presencial.
JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?
Sandro da Saúde: Temos um plano de mobilidade rural e urbana que prioriza a rede pública e o acesso ao turismo, tais como: sinalização turística, viária, marítima, reforma de trapiches, obras de pavimentação, reestruturação da rede de abastecimento de água especialmente nas ilhas, regulamentação para a ampliação da rede de energia elétrica, revitalização de postos de saúde, escolas e a criação de espaços públicos como praças e áreas de lazer. Essas ações serão por meio de parcerias com o Governo do Paraná, emendas parlamentares e órgãos públicos, impulsionando o desenvolvimento sustentável e o turismo da nossa cidade.
JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?
Sandro da Saúde: A partir da implantação de um Plano Diretor haverá a regularização de áreas que hoje são denominadas “invasão”, pessoas que não possuem direito ao básico: iluminação pública, saneamento básico e calçamento de vias. Regularização de loteamentos a partir de uma revisão de escrituras e plantas existentes, identificando pendências de lotes não registrados, com isso a elaboração de novas plantas e a regularização desses loteamentos. Nossa gestão vai destinar áreas para construção de casas populares através de parcerias com o Governo Federal e Estadual.
JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?
Sandro da Saúde: Guaraqueçaba tem hoje um PIB de aproximadamente R$ 308,80. Além de ocuparmos a 4° pior posição no IDH do estado, somos o município onde as pessoas morrem mais cedo no Litoral. A agricultura e a pesca são pilares do desenvolvimento econômico da nossa cidade, bem como o turismo e o meio ambiente, que, seguramente, irão gerar renda para o nosso povo. Iremos incentivar e promover a pesca artesanal e a criação de cooperativas com estrutura competitiva para a comercialização de pescados e mariscos no mercado externo. Referenciar nosso município no desenvolvimento econômico sustentável. Incentivar e promover a agricultura por meio de programas e a contratação de mão de obra especializada para oferecer aos agricultores condições de produzir e escoar a sua produção. Regulamentação de Selo de Qualidade dos produtos industrializados dentro do nosso município. Parceria com empresários do setor agrícola para beneficiar produtos de origem animal e vegetal dos pequenos agricultores, assim como já existem em outras cidades e já existiu em Guaraqueçaba. Nossa gestão irá lutar para implantar um mercadão popular seguindo o modelo de Armazéns da Família, onde é realizada a comercialização de gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza, em média 30% mais baratos que no varejo convencional. Será uma das prioridades do nosso plano para levar até as famílias guaraqueçabanas maior acesso ao básico.
JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:
Sandro da Saúde: Peço a você, guaraquecabano, uma oportunidade e seu voto de confiança para mudarmos o rumo da nossa terra. Guaraqueçaba é rica em muitos aspectos, mas, sem dúvidas, nosso maior diferencial é nosso povo, somos conhecidos pelo nosso jeito hospitaleiro e nossa história de superação fizeram de nós referência em trabalho. Nosso povo merece o melhor. Chegou a hora da mudança. Que Deus te abençoe e, no dia 6 de outubro, conto com o seu apoio!