“Pontal é governada apenas para uma elite. A população que mais precisa, está abandonada”, diz Edgar Rossi


Por Brayan Valêncio Publicado 04/09/2024 às 17h19 Atualizado 06/09/2024 às 09h36
Edgar Rossi e seu vice Binho, ambos do NOVO, conseguiram o apoio de outros dois partidos e uma federação na disputa pela prefeitura de Pontal. Foto: Divulgação
Edgar Rossi e seu vice Binho, ambos do NOVO, conseguiram o apoio de outros dois partidos e uma federação na disputa pela prefeitura de Pontal. Foto: Divulgação

Velho conhecido da população de Pontal do Paraná, Edgar Rossi tem 56 anos e é empresário e ex-prefeito do próprio município. Morador da cidade há 29 anos, ganhou projeção durante as eleições de 2012, quando acabou eleito para chefiar a cidade pelo quadriênio de 2013 a 2016. Apesar de não ter tido sucesso na reeleição, vem se colocando no páreo para retornar ao Executivo Municipal desde então.

Para essa eleição, Edgar Rossi busca unir sua experiência pública com sua vida profissional de sucesso no ramo empresarial. Apesar de estar no partido Novo, que não tem representação mínima no Congresso Nacional para atingir a cláusula de barreira, o que dificulta o recebimento do fundo eleitoral, conseguiu consolidar um grupo de partidos que o asseguraram uma posição competitiva no pleito.

Rossi tem como candidato a vice-prefeito o comerciante Fabiano Alves Maciel, o Binho (Novo), que já foi vereador, presidente da Câmara Municipal e chegou a assumir a Prefeitura durante o ano de 2020. Apesar de formar uma chapa “puro-sangue” do partido Novo para a disputa, outros três partidos confirmaram coligação: Federação PSDB-CIDADANIA/ PMB/ PRD.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

Edgar Rossi: Criei a Guarda Municipal de Pontal do Paraná, quando fui prefeito. Sei da necessidade de fortalecer esses valorosos profissionais. Por isso, consta em nosso Plano de Governo a implantação de um efetivo plano de carreira e vencimentos para a Guarda Municipal e adquirir novas viaturas e motos. Também vamos ampliar o número de guardas municipais. Vou construir o Centro de Operações Integrado (COI) para que a Guarda, a Polícia Civil e a Polícia Militar do Paraná trabalhem em conjunto, monitorando e protegendo a cidade. Na alta temporada vamos intensificar ainda mais todo esse trabalho.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Edgar Rossi: Na minha gestão conseguimos a liberação de verba para construir um hospital em Pontal do Paraná. Infelizmente, o prefeito que me sucedeu devolveu a verba, com a alegação de que não conseguiria manter o hospital. Desta vez, vamos construir um hospital com laboratório e maternidade, mais que necessária, visto que ninguém nasce em Pontal do Paraná. Vamos ampliar os horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, criar a Unidade Básica de Saúde da Melhor Idade e implantar o serviço de Saúde Bucal de Urgência 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento. Consta em nosso plano de governo também manter e ampliar os investimentos na Policlínica e modernizar todas as áreas da saúde no município.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Edgar Rossi: Vamos implementar o período estendido nos CMEIs, introduzir o “Programa Médico” nas escolas e também as disciplinas de Turismo e Empreendedorismo. Para os profissionais da educação, vamos garantir formação permanente e continuada através da utilização dos espaços das escolas públicas municipais para cursos de capacitação profissional. Faz parte de nosso plano de governo também desenvolver um programa de reforço escolar para alunos com dificuldades de aprendizagem e estudar a implementação do contraturno escolar. Na questão de infraestrutura, vamos promover reformas e ampliações nas escolas municipais e realizar uma ampla modernização tecnológica.

Vamos integrar a educação ambiental trazendo aos alunos exemplos reais de ações ambientais executadas pela UFPR de Pontal do Paraná, fazendo com que aprendam do assunto da forma como ele é vivenciado na cidade em que vivem. Por fim, vamos melhorar e muito a merenda escolar que atualmente é servida nas escolas do município.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Edgar Rossi: Temos vários projetos de infraestrutura planejados para melhorar a cidade e a vida dos pontalenses. O plano é pavimentar 100 km de vias públicas ao longo de quatro anos e trabalhar na municipalização e urbanização da PR-412, transformando-a em uma grande avenida de negócios, comércio e serviços. Vamos buscar recursos junto ao Governo do Estado para construir um viaduto na interseção da PR-407 com a PR-412, melhorando o acesso à cidade, assim como apoiar a implementação da PR-809, também conhecida como Faixa de Infraestrutura. Para os mais carentes, vamos implementar o “Programa Passagem Zero”, garantindo transporte público gratuito e a implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e bicicletários, que também poderá ser utilizado por turistas. Para revitalizar áreas degradadas, vamos criar uma equipe permanente de limpeza de canais, com o objetivo de eliminar enchentes e alagamentos.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

Edgar Rossi: Está no nosso planejamento construir 200 casas populares em colaboração com o Governo do Estado. Reforçar os programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Casa Fácil Paraná” e expandir o “Programa de Regularização Fundiária” para ocupações irregulares e áreas de risco.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

Edgar Rossi: Vamos atrair novos negócios para o município por meio da “Lei de Atração de Investimentos” e promover e fortalecer cooperativas de trabalhadores e associações de classe. Para os mais novos, vamos construir o Centro do Jovem Empreendedor, um espaço para criação de startups e incubadoras, com salas para capacitação em diversas áreas. Também vamos implementar o Programa Intensivo de Capacitação Profissional Gratuita. Trabalharemos para a criação de uma Escola Técnica Profissionalizante, oferecendo cursos alinhados às demandas do mercado, aumentando a qualificação profissional e facilitando a inserção de jovens e adultos no mercado.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Edgar Rossi: Pontal do Paraná atualmente é governada apenas para uma elite. Os mais carentes, a população que mais precisa, está abandonada. A saúde do município está um caos. Pelo bem dos pontalenses é preciso mudar essa triste realidade. É urgente que Pontal do Paraná volte a ser de todos. E essa é nossa proposta, uma “Pontal para Todos”. Venham caminhar conosco. Votem 30!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *