“Precisamos de um atendimento mais humano e próximo das pessoas”, diz Marcos Casquinha


Por Brayan Valêncio Publicado 19/09/2024 às 11h53
Marcos Casquinha formou uma chapa de ex-gestores para retornar ao comando de Pontal do Paraná
Marcos Casquinha formou uma chapa de ex-gestores para retornar ao comando de Pontal do Paraná. Foto: Divulgação

Marcos Fioravante, de 73 anos, é mais um ex-prefeito que quer retornar ao cargo, em Pontal do Paraná, pelo PSB. Popularmente chamado de Marcos Casquinha, o político foi vereador de 2009 a 2012. Tentou ser prefeito, sem sucesso, nas eleições de 2012, mas em 2016 venceu a disputa e conquistou a chefia do Executivo Municipal, porém, acabou sendo cassado por abuso de poder econômico e não terminou o mandato.

Agora, quer voltar para o cargo que ocupou por quatro anos para, segundo ele, fazer ainda mais pelo município. Natural de Paranaguá, conta com outro político experiente em sua chapa: seu vice é também um ex-vice-prefeito da cidade: João Carlos Ribeiro (PSB).

Com uma chapa pura de ex-gestores, Casquinha enfrenta uma eleição dura, principalmente porque seu adversário é o atual comandante de Pontal. Além do próprio partido, Marcos Casquinha ainda recebeu apoio do Republicanos.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística?

Marcos Casquinha: Vamos reforçar a segurança em nossa cidade. A Guarda Municipal vai ser ampliada e receber mais equipamentos para proteger melhor todos nós. Vamos buscar recursos para garantir uma segurança mais eficiente e próxima da comunidade.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Marcos Casquinha: Queremos que todos em Pontal do Paraná tenham acesso a um atendimento de saúde de qualidade. Por isso, vamos melhorar os postos de saúde e garantir emergências 24 horas. Precisamos de um atendimento mais humano e próximo das pessoas. Vamos criar um aplicativo para facilitar o agendamento de consultas e cuidar com carinho das nossas crianças autistas com programas especiais. Também vamos criar uma casa de apoio para quem precisa ir até Curitiba fazer tratamento. Vamos, ainda, ampliar o Centro de Convivência do Idoso e criar novos espaços para a terceira idade. Além disso, vamos melhorar o atendimento do CRAS e construir uma piscina de hidroginástica para nossos idosos manterem a saúde em dia.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Marcos Casquinha: As nossas escolas vão passar por reformas e serão equipadas com tudo o que é necessário. Nossos professores terão mais treinamento e incentivo. Queremos valorizar as boas escolas com prêmios e oferecer aulas que ensinem cidadania, empreendedorismo e outras habilidades importantes para a vida. Cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro de Pontal do Paraná. Vamos modernizar a iluminação pública e ampliar o programa de cuidado com os animais de rua, focando principalmente na castração para garantir o bem-estar animal. Juntos, podemos transformar Pontal do Paraná em um lugar ainda melhor para se viver.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Marcos Casquinha: Vamos transformar a nossa cidade. A orla da praia será revitalizada, vamos melhorar as estradas e até estudar a possibilidade de oferecer transporte público gratuito. Queremos também garantir internet gratuita em praças e áreas públicas, para que todos possam se conectar.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco?

Marcos Casquinha: Queremos garantir uma casa para quem não tem. Vamos lutar pela regularização dos terrenos e pela construção de mais casas populares para quem ainda não tem onde morar.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços?

Marcos Casquinha: Queremos ver nosso povo trabalhando e prosperando. Vamos oferecer cursos de capacitação para preparar a nossa gente para o mercado de trabalho, apoiar novas empresas e atrair investimentos, criando, assim, mais empregos e oportunidades para todos. O governo casquinha vai priorizar a valorização do funcionalismo público.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Marcos Casquinha: Durante minha gestão, juntamente com nossa equipe, planejei e executei o maior número de obras da história da cidade. Foram mais de 15 km em pavimentação, iluminação pública de qualidade, aquisição de maquinários para o atendimento à população, pontos de ônibus, revitalização de praças públicas, pontes e passarelas, entre outros. Já fiz e ainda posso fazer muito mais pela nossa Pontal.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *