Rudão Gimenes lidera com 45% em pesquisa realizada pela TVCI para Prefeitura de Pontal


Por Luiza Rampelotti Publicado 16/09/2024 às 16h49

Uma nova pesquisa divulgada no último dia 9 pela IRG Pesquisa Ltda, contratada pela TVCI TV Comunicações Interativas, traz um panorama das intenções de voto para as eleições municipais em Pontal do Paraná. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, com 400 entrevistas presenciais. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

Cenário espontâneo

Na pesquisa espontânea — quando os entrevistados respondem sem a apresentação de nomes de candidatos — o atual prefeito Rudão Gimenes (MDB) lidera com 30,5% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Edgar Rossi (NOVO), com 19%, seguido por Marcos Casquinha (PSB), com 5%. Marcos Rocha da Fruteira (Solidariedade) e Cleusa do Povo (PRTB) estão empatados com 0,5%. Um número significativo, 39,5%, não soube ou preferiu não responder, enquanto 5% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

pontal1

Cenário estimulado

No cenário estimulado — quando são apresentados os nomes dos candidatos — Rudão Gimenes amplia sua vantagem, alcançando 45% das intenções de voto. Edgar Rossi segue em segundo lugar, com 28,5%, e Marcos Casquinha cresce para 10,5%. Os candidatos Marcos Rocha da Fruteira e Cleusa do Povo aparecem com 2,5% e 1,8%, respectivamente. Márcio Gonçalves tem 0,5% das intenções. Outros 5,8% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 5,5% indicaram que votariam branco ou nulo.

pontal2

Rejeição dos candidatos

Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, Marcos Casquinha lidera a rejeição com 24%. Rudão Gimenes aparece com 16% de rejeição, seguido por Edgar Rossi, com 13%. Cleusa do Povo e Márcio Gonçalves têm rejeições de 8,5% e 4%, respectivamente, enquanto Marcos Rocha da Fruteira também possui 4% de rejeição. Um número expressivo de 17% dos entrevistados afirmou que não rejeita nenhum candidato, e 13,5% não souberam ou não quiseram responder.

pontal3

Metodologia

A pesquisa utilizou uma amostragem aleatória simples, levando em consideração a representatividade do eleitorado de Pontal do Paraná, que conta com 23.896 eleitores. Os entrevistados foram selecionados de acordo com sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, a fim de garantir a diversidade e precisão dos resultados. Os dados foram ponderados para refletir a distribuição real da população, conforme as bases do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do IBGE.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *