Sorteios definem ordem de debates de candidatos às prefeituras do Litoral; o 1º acontece dia 9, em Paranaguá
Na última quinta-feira (29), foi realizado, na sede do JB Litoral, o primeiro sorteio para a ordem dos debates eleitorais que acontecerão no Litoral, em uma organização conjunta entre JB e Band Litoral. Em Paranaguá, os debates serão feitos no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), englobando os candidatos a prefeito, nos dias 9 e 30 de setembro, e os candidatos a vice-prefeito no dia 18.
A ordem dos debates foi definida em um sorteio único, que estabeleceu a sequência dos blocos em que cada candidato participará. O sorteio foi realizado na presença dos assessores de todos eles. Conforme o regulamento, essa ordem será mantida nos debates que ocorrerão em Paranaguá nos dias 9, 18 e 30.
A ordem definida ficou estabelecida da seguinte forma:
• Apresentação: A candidata Roselaine Barroso será a primeira a se apresentar, seguida por Adriano Ramos, André Pioli, Paulo Roberto da Costa – Galo, Magin Valêncio e Renato Emanuel.
• Bloco 1: O candidato André Pioli iniciará o primeiro bloco fazendo a primeira pergunta a outro candidato, seguido por Galo, Magin, Renato Emanuel, Roselaine e Adriano Ramos.
• Bloco 2: No segundo bloco, Pioli também começará as perguntas, com a sequência de Galo, Magin, Renato Emanuel, Roselaine e Adriano Ramos.
• Bloco 3: No terceiro bloco, Roselaine será a primeira a formular uma pergunta, seguida por Adriano Ramos, André Pioli, Galo, Magin e Renato Emanuel.
• Perguntas dos jornalistas: Neste segmento, Pioli será o primeiro a responder uma pergunta feita pelos jornalistas dos veículos organizadores. As perguntas serão previamente apresentadas aos candidatos, conforme acordado, permitindo que cada um prepare suas respostas de forma adequada.
O debate de Paranaguá será mediado pelo jornalista Douglas Santucci, diretor de Programação, repórter e apresentador no Grupo Bandeirantes de Comunicação.
PARCERIA
O apresentador e coordenador da Band Litoral, Samyr Assad, ressaltou que já está tudo pronto para os debates. “As estruturas montadas são muito interessantes. Vai ser muito legal, uma boa oportunidade de os veículos de imprensa levarem aos munícipes a possibilidade de conhecer melhor os candidatos. A gente está muito feliz e eu preciso salientar a importância do JB Litoral nesse processo, pela credibilidade que o JB tem com a população do Litoral”, disse Samyr.
“A adesão dos candidatos foi quase que o unânime, então, essa é uma parceria que deu muito certo. Diversos outros veículos nos procuraram para fazer a transmissão também. É uma vitória dos veículos de comunicação do Litoral que se reuniram para fazer esses debates, uma oportunidade de os candidatos debaterem seus projetos e propostas”, completou Assad.
Para Jéssica Fernandes, diretora-executiva do JB Litoral, quem ganha com a realização dos debates é a população. “Apesar de termos uma linha editorial diferente, ambos os veículos são pautados na ética e no compromisso com a informação. Essa pluralidade de abordagens também é saudável para a imprensa da nossa região e faz com que atuemos em todos os nichos. Por isso a importância dessa parceria em um momento que é fundamental para o exercício da cidadania: as eleições. Com os debates, esperamos contribuir para que a população do Litoral escolha, de forma consciente, os nossos representantes nos Poderes Executivo e Legislativo municipais“, afirmou.
PRÓXIMOS SORTEIOS
Os sorteios para definir a ordem dos candidatos nos debates de Matinhos e Pontal do Paraná serão realizados nesta quarta-feira (4). Na cidade de Matinhos, o local escolhido para as sabatinas foi a Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral, nos dias 10 de setembro e 1º de outubro. Em Pontal do Paraná, os debates serão feitos nos dias 12 e 19 de setembro, assim como no dia 3 de outubro, no Espaço Zarafet.
Já em Guaratuba estavam previstos dois debates; nos dias 11 de setembro e 2 de outubro. No entanto, os candidatos alegaram outros compromissos para o dia 11 e o debate foi cancelado, sendo mantido apenas o segundo, a ser realizado no Hotel Vila Real. Em todos os municípios, as sabatinas ocorrerão às 20h.
DINÂMICA DOS DEBATES
Serão 4 blocos, com 3 intervalos de 4 minutos cada. No primeiro, segundo e terceiro, haverá uma série de perguntas e respostas entre os candidatos. No início dos debates, todos terão 1 minuto para se apresentar e responder a seguinte questão: “Por que você merece o voto dos eleitores da sua cidade?”.
Cada rodada terá 3 minutos e 30 segundos, sendo que o tempo será dividido em: pergunta – 30 segundos; resposta – 1 minuto e 30 segundos; réplica – 1 minuto; e tréplica – 30 segundos.
No quarto e último bloco, os jornalistas dos veículos envolvidos na organização poderão fazer uma pergunta para cada candidato, com o tema a ser sorteado. O tempo de resposta também será de 1 minuto e 30 segundos. Na sequência, cada candidato terá 1 minuto para realizar as suas considerações finais, em ordem contrária da apresentação.
REGRAS
Os participantes devem se posicionar no estúdio ou palco às 19h30, ou seja, meia-hora antes dos debates, que terão duração de 1h30. Só poderão entrar nos locais das sabatinas o candidato e um assessor, que poderão se comunicar apenas durante as pausas.
A contagem do tempo será regressiva e informada aos candidatos por meio do teleprompter, que é um equipamento responsável por projetar textos para leitura. No momento da dinâmica, será informado qual é a câmera de suas respostas. E, ao final do tempo, o microfone será cortado, iniciando a fala do concorrente ou do mediador.
Em caso de ofensas, os envolvidos poderão solicitar direito de resposta, o qual será analisado pelo Departamento Jurídico do debate e, se aprovado, será concedido 1 minuto para defesa.
Vale destacar que o candidato poderá levar aparelhos eletrônicos e papéis para o púlpito. Os dispositivos não devem emitir sons e iluminação.