“Temos uma situação geográfica bem complexa com 26 ilhas e 14 comunidades rurais”, diz Lilian Ramos


Por Brayan Valêncio Publicado 04/09/2024 às 17h04 Atualizado 06/09/2024 às 09h36
Lilian (PSD) e Joel Do Tromomo (MDB) são candidatos que contam com apoio dos partidos do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente Lula (PT)
Lilian (PSD) e Joel Do Tromomo (MDB) são candidatos que contam com apoio dos partidos do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente Lula (PT)

Lilian Ramos Narloch, de 52 anos, é a candidata à reeleição na cidade de Guaraqueçaba pelo PSD. Filha do ex-prefeito Antonio Felicio Ramos Filho, é formada em Pedagogia e Gestão Pública.

A atual gestora municipal é funcionária pública estadual na área de educação básica. Atuou também como secretária de Assistência Social no início dos anos 2000 e foi diretora-geral do Hospital Municipal. Lilian, que já esteve inicialmente no comando da cidade de 2013 a 2016, busca agora seu terceiro mandato.

A candidata do governador Ratinho Junior (PSD) juntou uma ampla aliança em torno do seu nome: são 5 partidos e 2 federações que abrangem do PSDB ao PT. Ao lado do vice Joel Do Tromomo (MDB), os partidos que estão com Lilian nessa disputa, além do PSD, são: REPUBLICANOS/ MDB/ PODE/ Federação PSDB-CIDADANIA/ Federação PT-PC do B-PV.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

Lilian Ramos: Temos uma situação geográfica bem complexa com 26 ilhas e 14 comunidades rurais e, para fortalecer a segurança pública em Guaraqueçaba, especialmente durante a temporada turística, algumas estratégias podem ser implementadas: como o aumento do patrulhamento e o reforço da presença policial, como a Guarda Costeira que atende as ilhas e o policiamento comunitário na área rural. Também implantaremos parcerias com a comunidade para estabelecer um canal de comunicação entre a polícia e a comunidade local, incentivando a população a relatar atividades suspeitas e colaborar com informações. Vamos instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, como praças e áreas de grande circulação, para monitorar e registrar atividades suspeitas e trabalhar em conjunto com cidades vizinhas para compartilhar informações e estratégias de segurança, especialmente durante períodos de alta movimentação turística.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Lilian Ramos: Para ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura nas unidades de saúde e atrair profissionais qualificados no Litoral, algumas estratégias podem ser implementadas, já que temos atualmente três equipes, que são divididas entre sede, ilha e área rural. Vamos priorizar reformas e ampliações onde necessário, isso inclui a modernização de equipamentos e a criação de ambientes mais acolhedores para os pacientes. Vamos também criar programas de incentivo, como bônus financeiros, moradia e auxílio para deslocamento, para atrair médicos e outros profissionais de saúde para a região, especialmente durante a alta temporada, além de implementar serviços de telemedicina para ampliar o acesso a consultas e diagnósticos, especialmente em áreas mais remotas. É importante também manter parceria com iniciativas privadas e ongs para levar atendimento às diversas comunidades, principalmente nos atendimentos que necessitem de especialidades. 

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Lilian Ramos: Pretendemos realizar um levantamento das condições das escolas e priorizar reformas e melhorias, como a construção de salas de aula adequadas, bibliotecas, laboratórios e áreas de lazer. Vamos implementar programas de formação continuada para os professores, com foco em metodologias de ensino inovadoras, uso de tecnologias educacionais e práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a diversidade e também criar equipes multidisciplinares nas escolas, incluindo psicólogos e pedagogos, para oferecer suporte aos professores e alunos, ajudando a lidar com questões emocionais e comportamentais. O nosso currículo educacional vai permitir a integração de diferentes disciplinas, promovendo projetos interdisciplinares que estimulem o pensamento crítico e a criatividade dos alunos. Por aqui já temos a educação ambiental como um componente curricular obrigatório, abordando temas como sustentabilidade, conservação da biodiversidade e práticas de reciclagem e vamos alinhar, com toda a rede, ações mais efetivas sobre a temática.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Lilian Ramos: Vamos continuar investido na mobilidade urbana, calçamentos, guias rebaixadas, revitalizar áreas com potencial turístico e implantar espaços públicos com acesso à internet, esporte e cultura. 

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

Lilian Ramos: No nosso plano de gestão destacamos que vamos firmar convênio com o governo do estado para atrair programas de moradia que atendam a demanda das famílias que não tenham moradias dignas. 

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

Lilian Ramos: Vamos criar programas de capacitação e formação profissional em parceria com instituições de ensino e empresas locais, focando em habilidades demandadas pelo mercado de trabalho, como tecnologia, turismo e serviços. Também queremos investir na agricultura familiar e no cultivo da pupunha com programas de incentivo a distribuição de mudas, insumos e apoio técnico aos agricultores. Essa é uma forma rentável que vem dando resultado na área rural. Pretendemos também investir em infraestrutura nas comunidades com vocação a atendimento do turismo de base comunitária. A nossa gestão também vai oferecer cursos e workshops sobre empreendedorismo, gestão de negócios e inovação, além de facilitar o acesso a microcréditos e financiamentos para novos empreendimentos. Por fim, queremos incentivar o acesso às escolas técnicas e centros de formação profissional que ofereçam cursos alinhados às necessidades do mercado local. 

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Lilian Ramos: Enfrentamos uma gestão nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19 e, nesses dois últimos anos, conseguimos alinhar muitas obras de infraestrutura ao nosso povo com geração de emprego e renda. Sabemos que estamos no caminho certo e teremos o maior pacote de investimentos em diversas áreas do Governo Federal e estadual, fruto de um trabalho de organização documental e projetos para que todos esses recursos chegassem até nosso município. Precisamos continuar avançando e com apoio do nosso povo continuaremos a crescer. Avante, Guaraqueçaba!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *