“Vamos aprimorar a Guarda Municipal com as forças de segurança para combater todos os tipos de criminalidade”, diz André Pioli


Por Brayan Valêncio Publicado 04/09/2024 às 17h13 Atualizado 06/09/2024 às 09h36
ANDRÉ PIOLI
André Pioli é o escolhido pelo prefeito Marcelo Roque (PSD) para ser o seu sucessor no comando da maior cidade do Litoral. Foto: Divulgação

O candidato à Prefeitura de Paranaguá pelo PSD, André Pioli, é jornalista com pós-graduação em Ciências Políticas, MBA em Comunicação Social e máster em Logística e Gestão Portuária, na Espanha. Como profissional da comunicação, trabalhou na TVCI e em veículos de imprensa locais. Também foi assessor de imprensa do SINDOP, coordenou a imprensa da liderança do Governo Federal entre 2003 e 2007, foi secretário executivo na Câmara Federal entre 2007 e 2012 e, entre 2019 e 2024, foi diretor empresarial da Portos do Paraná.

Esta é a 6ª disputa eleitoral que Pioli se coloca como postulante e a 3ª vez que entra no pleito como candidato a prefeito da maior cidade do Litoral. O ex-diretor da Portos é o nome em que o atual gestor municipal Marcelo Roque (PSD) e o governador Ratinho Junior (PSD) apostam suas fichas.

Ao lado de sua vice, Camila Roque (AGIR), André Pioli conta com um montante de sete partidos em sua coligação. As agremiações, além do PSD, são: PP/ MDB/ PL/ PRD/ AGIR/ Federação PSDB-CIDADANIA.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

André Pioli: Vamos começar apoiando a PL que tramita no Senado para transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal, ampliando seus poderes; construir uma sede específica para a central de monitoramento, com tecnologia avançada, utilização de câmeras de última geração e leitura facial, monitorando entradas e saídas da cidade, assim como pontos centrais e de grande movimentação de pessoa. Assim como fiz nos portos, vamos aprimorar a colaboração da Guarda Municipal com as forças de segurança para combater todos os tipos de criminalidade. É nosso foco também ampliar o sistema de monitoramento nas escolas, instalando mais câmeras, assim como instalar mais quatro totens de segurança e novas câmeras em pontos estratégicos da cidade.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

André Pioli: Vamos implementar programas de formação continuada para os servidores da saúde, focando no atendimento humanizado e eficiente. Criar e implementar o Programa Paranaguá Mãe Jovem, para promover o planejamento familiar entre adolescentes e jovens, incluindo ações educativas sobre gravidez precoce nas escolas, distribuição de contraceptivos e atendimento especializado para identificação e acompanhamento da população em risco. Reformar e modernizar o Centro Municipal de Diagnóstico do Hospital João Paulo II, garantindo um atendimento especializado, especialmente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para ISTs. Vamos expandir a Estratégia da Saúde da Família para mais bairros, incluindo a construção de novas unidades; implementar mais uma unidade de atendimento odontológico móvel; e construir uma nova Unidade da Estratégia da Saúde da Família no prédio anteriormente ocupado pela Baduca.

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

André Pioli: Vamos investir na construção de novos CMEIs e ampliar o atendimento às crianças de 0 a 3 anos. Também vamos investir na construção de novas instituições voltadas exclusivamente para o atendimento da Educação Infantil, para crianças de 4 e 5 anos. Em parceria com o Governo do Estado, vamos construir três novas escolas estaduais nos bairros Ilha dos Valadares, Vila Garcia e Jardim Iguaçu. Também vamos reformar e ampliar duas escolas nas comunidades marítimas de Amparo e São Miguel. Vamos construir um Centro Formativo para os educadores e um Centro Educacional de Convivência para Jovens e Adultos com deficiência. Também vamos garantir o pagamento do piso nacional e as progressões de carreira dos professores. Para incluir a questão da educação ambiental ao currículo, iremos trabalhar com nossas crianças demonstrando exemplos ambientais práticos que são aplicados diariamente por empresas que operam no porto.

JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

André Pioli: Vamos construir trincheiras sobre a linha férrea na Avenida Roque Vermelha, Santa Rita (compensação do Moegão), no Emboguaçu e em Alexandra. Também vamos construir um viaduto que conecte diretamente o Jardim Guaraituba ao Parque São João e promover o desenvolvimento empresarial na área portuária, do viaduto do Samambaia até a divisa de Morretes. As áreas degradadas terão um cuidado especial em nossa gestão.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

André Pioli: Vamos criar o “Programa Mais Casas Paranaguá” para implantar casas populares em parceria com o Governo do Estado, em novos bairros em desenvolvimento, que se estendem da PR-407 até a PR-508. Também é necessário viabilizar as ações previstas no Plano Diretor, incluindo a regularização fundiária. Assim como ampliar o programa de Regularização Fundiária concedendo novas escrituras para a população.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

André Pioli: Vamos começar substituindo a Secretaria de Indústria e Comércio pela Secretaria de Desenvolvimento Empresarial e Inovação; gerar incentivos para empresários e indústrias que queiram se instalar em Paranaguá; incentivar a implantação de escolas técnico-profissionais; e gerar incentivo às Parcerias Público Privadas. Vamos ainda criar o “Programa Iniciação para Vida Profissional”, que vai atender adolescentes de 16 a 17 anos para proporcionar novas perspectivas de crescimento profissional.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

André Pioli: Quando estive à frente da Diretoria Empresarial da Portos do Paraná, fui o responsável pela criação e fortalecimento da relação entre o porto e a cidade, trazendo inúmeros benefícios aos parnanguaras. Trouxemos para Paranaguá os navios de passageiros, gerando novas oportunidades de emprego e renda aos moradores. Também construímos o viaduto Nelson Buffara na entrada da cidade; revitalizamos a Avenida Bento Rocha e elaboramos o projeto executivo da Avenida Ayrton Senna. Outra importante ação que viabilizamos foi o pagamento de cerca de R$ 25 milhões em impostos atrasados devidos à Prefeitura, medida que trouxe alívio financeiro e permitiu novos investimentos na cidade. É nossa iniciativa também a construção de 14 trapiches nas comunidades marítimas, facilitando o acesso e a mobilidade dos moradores dessas áreas. Mesmo sem ser prefeito, demonstrei meu conhecimento e minha força de trabalho em prol da cidade e dos parnanguaras. Se eleito, sei como fazer e vou fazer muito mais. Sempre com foco em obras, emprego e renda para a população. Convido todos a caminhar conosco pela vitória do 55. O trabalho não pode parar!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *