Morre advogado e ex-vice-prefeito de Paranaguá, Nilson Cardoso


Por Redação Publicado 01/09/2021 às 15h14 Atualizado 16/02/2024 às 12h02

Sem resistir ao tratamento de saúde no Hospital Paranaguá, morreu nesta terça-feira (31) o advogado Nilson Cardoso de Miranda (90), vice-prefeito de Paranaguá na gestão do prefeito Nelson de Freitas Barbosa de 1972 e 1976. O sepultamento será no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, hoje, às 16h em Paranaguá.

Eleito na chapa de Nelson Barbosa com 4.269 votos na histórica disputa bipartidária, entre a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) contra o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), quando Segismundo Gonçalves (MDB), “a Zebra”, foi o mais votado com seus 7.224 votos.

A vitória foi possível graças ao voto de legenda que somou os votos de Antonio José Sant’ana Lobo (3.996) e Alceu Maron (2.282), também da Arena, que foram candidatos pela sigla.

Ao longo de sua vida pública contribuiu como vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) na condição de sócio nº 112. Atuou no Rotary Club de Paranaguá – Rocio e lecionou na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), antiga Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).

Casado com Leonorita Ribeiro de Miranda, ele deixa dois dos três filhos, já que um é falecido. Com 9 décadas de história, Nilson faria 91 anos em setembro. Profissionalmente exerceu a advocacia por mais de meio século na cidade.

O velório acontece na capela do cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo.