Gabinete do Povo: Prefeitura de Matinhos inova na resolução de demandas da população, transformando promessas em resultados
Por Luiza Rampelotti com informações da Prefeitura de Matinhos
Em outubro de 2023, a Prefeitura de Matinhos inaugurou o “Gabinete do Povo”, uma iniciativa que visa quebrar barreiras de comunicação entre a administração e os cidadãos, além de se tornar um motor eficiente na resolução ágil de questões importantes para a população. Realizado todas às terças-feiras, das 7:30h às 15h, no auditório do Paço Municipal, o programa se destaca por sua abertura para os mais variados públicos, desde moradores locais até turistas e proprietários de imóveis na cidade.
O prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, destaca que a ação é uma promessa de campanha cumprida. “Com este serviço, tiramos o município de um atraso de anos. Até o final de 2024, devemos identificar e resolver pelo menos os problemas mais emergenciais, os de primeira necessidade. Abrimos definitivamente as portas do Paço Municipal para ouvir os contribuintes“, diz.
Gabinete do Povo em números: de demandas para soluções
Os números que respaldam o sucesso do programa são expressivos. Em apenas cinco meses, foram realizados 191 atendimentos em 14 edições do “Gabinete do Povo”, abordando questões que vão desde regularização de áreas até asfaltamento, limpeza de rios e canais, e instalações básicas como água encanada e eletricidade. A iniciativa tem dado resultado: 69 contribuintes tiveram seus problemas totalmente solucionados durante os encontros, isto é, 36% das pessoas atendidas.
As secretarias mais demandadas, como as de Obras, Meio Ambiente, Procuradoria e Urbanismo, têm suas agendas moldadas pelos problemas trazidos pelo público. Atualmente, 23 reivindicações estão em processo de tramitação, recebendo avaliações ou já em vias de conclusão. Além disso, outros 25 casos aguardam avaliações técnicas, com perspectivas favoráveis de aprovação.
O programa não se limita apenas a resolver questões localmente. Demandas que envolvem serviços de terceiros ou órgãos estaduais, como Sanepar, Copel e Instituto Terra e Água (IAT) também recebem encaminhamento adequado.
O prefeito Zé da Ecler garante que a transparência é uma peça-chave da iniciativa, por isso, cada edição do programa é transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e exibida no telão da Praça Central de Matinhos. “Essa abertura à população não apenas fortalece a participação cidadã, mas também cria momentos descontraídos onde os moradores podem interagir informalmente conosco, eles podem, inclusive, aproveitar um cafezinho oferecido por nós, e eternizar o momento com uma selfie”, brinca Zé.
Como funciona
Semanalmente, o prefeito atende a população no auditório da Prefeitura, onde recebe os moradores para ouvir solicitações e prestar esclarecimentos. Cinquenta pessoas são atendidas por dia. Para isso, 24 senhas são distribuídas no período da manhã, por ordem de chegada, e mais 26 à tarde.
O limite de tempo para atendimento por cidadão é de 10 minutos e, para participar, basta os interessados se dirigirem à sede da administração munidos de documento oficial com foto e comprovante de endereço.
Ao ouvir a solicitação do morador, o prefeito tira dúvidas e, quando possível, a situação é esclarecida na hora, dependendo da natureza do pedido. Todo “Gabinete do Povo” também gera uma ata, para que as solicitações, quando não sanadas durante o atendimento, sejam encaminhadas às secretarias ou aos setores responsáveis.
A Prefeitura de Matinhos fica na rua Pastor Elias Abraão, nº 22.