Petição na rede mundial pede cassação de dois vereadores de Guaraqueçaba


Por Redação JB Litoral Publicado 13/06/2017 às 15h49 Atualizado 14/02/2024 às 18h45

Moradora na cidade de Guaraqueçaba, na localidade de Potinga que ela considera seu “paraíso na terra”, Elaine C. Laufer, conhecida por Eli do Potinga, desde o dia 7 deste mês, abriu uma Petição Pública na rede mundial de computadores, onde pede a cassação dos vereadores Alcendino Ferreira Barbosa (PSDB), o Thuca da Saúde e Oseias Inácio (PSDB), o Oseias do Itaqui por situações que ela considera como passíveis de afastamento.  

De acordo com a Petição, Eli do Potinga, alega que Thuca da Saúde, está usando seu cargo para causa própria, usando os recursos públicos contra a vontade popular e não cumpre sua função de legislador. Destaca ainda que, usou o cargo de Secretário de Saúde para atrair para si a atenção da população, para lançar-se candidato a vereador como “Thuca da Saúde”, mas que nada fez em favor da saúde até o momento. Reforçou ainda denunciado suposto crime de abuso de poder, alegando a Lei 4898/65. Por sua vez, contra Oseias do Itaqui, a autora da Petição Pública, pede seu afastamento, alegando fato dele estar sendo investigado pela Polícia Federal, por receber, indevidamente, o Benefício de Bolsa Família, conforme ofício nº 0411/2017 – IPL 026/2014-4 de 12 de maio de 2017.

Eli do Potinga afirma que a Petição será entregue aos vereadores e ao Ministério Público do Paraná (MPPR), através de DVD contendo provas documentais, áudios e vídeos. Diante disto, ela cobra da Câmara Municipal que coloque em votação no plenário a imediata cassação dos dois vereadores e que o voto dos vereadores seja aberto e não secreto.
 

Sem protocolo na Câmara
 

A reportagem do JB procurou o presidente da Câmara, Julhardy Costa de Arruda (PSDB) que disse ter conhecimento da petição através da rede mundial de computadores, mas afirmou não existir nenhum documento de Eli do Potinga com pedido de cassação protocolado na Câmara. O que ocorrerá, na sessão que ocorre nesta terça-feira (13) é o uso da palavra da autora no plenário.
 

O que diz o Thuca da Saúde
 

A  reportagem procurou o vereador Thuca da Saúde que se mostrou bastante tranquilo sobre esta situação e disse que se “encontra no aguardo da formalização da Petição Pública pela interessada, para que possa oficialmente me manifestar e exercer o meu direito de defesa”. Assim que tiver uma posição o  dará o espaço necessário para exercer sua defesa.

A reportagem tentou contato com Oseias do Itaqui, que tomou conhecimento do assunto, inclusive através do vereador Thuca da Saúde, mas até o fechamento desta reportagem não deu retorno. O JB também mantém garantido seu espaço para manifestação.