Pontal do Paraná é a cidade com a administração pública mais transparente do Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/01/2023 às 21h13 Atualizado 18/02/2024 às 03h32
Município ficou em 10º lugar entre os 399 do Paraná no Índice de Transparência da Administração Pública, e 1º no Litoral. Foto: JB Litoral/Felipe Luiz Alves

A atual administração de Pontal do Paraná teve a prestação de contas referente ao exercício de 2021 aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Além disso, o Município também teve outra boa notícia: na avaliação anual dos Portais da Transparência das 399 prefeituras paranaenses, Pontal ficou em 10º lugar, com 98,67% de aprovação.

Já entre as cidades do Litoral, o município alcançou a 1ª colocação. A avaliação foi realizada por meio da aplicação do Índice de Transparência da Administra Pública (ITP).

O prefeito Rudão Gimenes (MDB) fala sobre a aprovação das contas e sobre a boa colocação no ranking. “A aprovação unânime das contas do Município por parte do TCE-PR e a colocação em que ficamos comprovam a responsabilidade na administração dos recursos públicos e o compromisso com uma gestão fiscal eficiente, seguindo a missão de executar políticas públicas e desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Pontal do Paraná. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo”, diz.

Ao JB Litoral, ele conta que foi necessário conhecer as dificuldades da cidade para, então, poder pensar em soluções. “No primeiro ano de gestão, em 2021, conhecemos os problemas que encontramos, tanto que tivemos um índice abaixo do esperado. Mas, em 2022, trabalhamos durante o ano inteiro, montamos uma comissão para que os servidores dessem o máximo de transparência aos nossos atos públicos e, felizmente, no final do ano, tivemos a notícia de que atingimos essa boa marca”, comenta.

Salto exponencial


Em 2019, por exemplo, Pontal do Paraná ficou na posição número 305 no ranking. Em 2020, saltou para o 38º lugar.

Subimos os índices de forma exponencial. E esse é um dos objetivos da gestão: transparência dos atos, seriedade, honestidade, dar condição de que o cidadão possa acompanhar tudo o que acontece na Prefeitura”, diz Rudão.

O prefeito ressalta que a conquista só foi possível por conta da equipe dedicada à causa. Ele conta que o trabalho foi de “formiguinha”, uma vez que foi necessário, em primeiro lugar, identificar quais os dados que a população não tinha acesso.

Esse acesso, na verdade, muitas vezes são os caminhos que têm que ser dados à população. Os dados podem estar disponíveis, mas havia muita burocracia para que as pessoas pudessem acessar, então abrimos links, tornamos mais fácil e completa a obtenção dessas informações”, explica.

Ele ainda destaca que, com isso, a gestão municipal conquista a confiança da população. “Nós, como gestores, cuidamos do dinheiro do povo, então eles têm que saber onde está o recurso, quais são os serviços ofertados, e isso vai desde um procedimento licitatório até a fila de espera de uma creche. Todos esses dados têm que estar disponíveis e estão, através do site da Prefeitura, do Portal da Transparência. Assim o povo tem condições de fiscalizar, controlar e buscar informações do poder público”, conclui Rudão.


“Atendemos até mais que o necessário”, diz controladora do Município


A controladora geral do Município, Dionéia Serafim de Castro, foi quem tornou possível que esses bons índices fossem alcançados. Segundo ela, para isso, foram montadas equipes com pessoas de diversos setores da Prefeitura e, então, as tarefas foram distribuídas.

O prefeito nos dá esse respaldo, ele é uma pessoa muito acessível. A determinação era a transparência por setores, então pegamos uma pessoa de cada setor e fomos distribuindo as tarefas, sempre dando prazos para que pudéssemos cumprir, antes do TCE-PR fazer as análises. Eu e minha equipe de controle fomos acompanhando para ver se isso estava sendo feito”, diz.

Dionéia informa, ainda, que o Município de Pontal do Paraná atende até mais do que o necessário. Hoje, a administração municipal divulga a lista de espera das creches, cardápio escolar, parte de iluminação pública etc., coisas que, na teoria, não há obrigatoriedade de serem divulgadas.

Mas avaliamos que é importante a população estar ciente de todas essas informações. O prefeito sempre solicitou que a população tivesse esse acesso, que não precisasse vir até a Prefeitura para ter essas demandas, e assim fizemos. Para este ano de 2023, queremos melhorar ainda mais no índice de transparência”, finaliza.