Prefeito Roberto Justus, de Guaratuba, defende continuidade do grupo político e destaca legado de sua gestão


Por Redação Publicado 04/07/2024 às 10h40
Prefeito Roberto Justus recebeu o JB Litoral em seu gabinete na última quarta-feira (26). Foto: Juan Lima/JB Litoral
Prefeito Roberto Justus recebeu o JB Litoral em seu gabinete na última quarta-feira (26). Foto: Juan Lima/JB Litoral

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (PSD), concedeu uma entrevista exclusiva ao JB Litoral, fazendo um balanço positivo de sua gestão e destacando avanços em áreas como saúde, educação, infraestrutura, esporte, cultura e turismo. Com confiança, o gestor defendeu a importância de manter o mesmo grupo político à frente da cidade na eleição municipal de 2024, argumentando que a continuidade garante a consolidação dos projetos iniciados.

Estou muito satisfeito com o nosso trabalho“, afirmou Justus. “Acho que terminamos os nossos oito anos de gestão entregando, inclusive, muito mais do que imaginávamos. Finalizar o mandato com tudo isso é algo que a população não pode deixar de reconhecer. Assim como em um bom casamento, uma amizade duradoura ou uma empresa eficiente, não vejo razão para mudar“, disse.

O prefeito destacou que a gestão atual, em sintonia com o Governo do Estado, revolucionou o modelo de administração municipal. “Até oito anos atrás, as antigas gestões de Guaratuba focavam muito em saúde, educação e pavimentação, tratando todos os outros setores como ‘resto’. Na nossa gestão, intensificamos o trabalho em saúde, educação e pavimentação. Isso é evidente, por exemplo, na educação especial, nas escolas da área rural, na construção do hospital, na requalificação e reforma das unidades básicas de saúde, e na contratação de médicos. O que antes era tratado como ‘resto’ também virou prioridade para nós”, explicou.

O ‘resto’ se tornou prioridade


Justus citou exemplos concretos da mudança de paradigma, como a criação de um complexo esportivo e a implementação de aulas de diversas modalidades, como vôlei, artes marciais e basquete. “O esporte sempre foi visto pelas gestões anteriores como algo sem valor de investimento. Nós trouxemos investimentos no esporte e olhamos para a área rural de forma especial. Antigamente, os prefeitos diziam: ‘Se der uma patrolada na estrada, já está bom demais, eles estão satisfeitos, o resto eles se viram’. Era assim“, comentou.

Ele detalhou as ações implementadas na área rural, como a pavimentação de estradas, a criação de postos de saúde com equipes completas e a oferta de infraestrutura educacional equivalente à da área urbana. “As nossas escolas rurais têm lousa digital, mesa 3D, impressora 3D, internet e tudo mais. Fizemos licitação para contratação de professores específicos da região, que atendem a área rural com mais qualidade, moram lá e trabalham com mais disposição, felizes, conhecendo a comunidade“, afirmou.

Justus citou a criação de um complexo esportivo no Parque Municipal e a implementação de aulas de diversas modalidades, como vôlei, artes marciais e basquete, como um dos investimentos em esporte. Foto: Jonathan Campos/AEN
Justus citou a criação de um complexo esportivo no Parque Municipal e a implementação de aulas de diversas modalidades, como vôlei, artes marciais e basquete, como um dos investimentos em esporte. Foto: Jonathan Campos/AEN

Cultura e turismo


Justus também destacou as melhorias no setor de cultura e turismo. “Anteriormente, os responsáveis pela pasta não tinham qualificação alguma. A Secretaria de Cultura e Turismo era composta por uma cadeira, uma mesa e um banner, nem computador tinha. Nós investimos no setor, escolhemos uma equipe técnica e investimos em infraestrutura para o turismo”, relatou.

O prefeito mencionou a revitalização da Praça Central, a requalificação da Praça dos Namorados, a construção do novo calçadão com a concessão dos quiosques na Praia Central e a desapropriação de uma loja que impedia a vista da baía para os moradores. “A baía de Guaratuba era praticamente uma vista privatizada, acessível apenas a quem tinha casas milionárias. Hoje, todos têm acesso à vista da Serra do Mar, ao pôr do sol, ou até mesmo a um barquinho para pescar, pela Praça dos Namorados“, disse.

Ele também citou investimentos em praças e monumentos, como a Praça da Bíblia, a Praça do Carvoeiro, o Monumento dos 500 Anos e o Monumento do Surfe. “Ao mesmo tempo que demos infraestrutura, apoiamos nossa cultura. Trouxemos aulas de teatro, capoeira para as crianças, aulas de música. Fizemos um concurso público para contratar professores de artes, algo que não existia na rede municipal de ensino; agora, temos artes na grade escolar. Fizemos convênios com atores locais da cena cultural de Guaratuba, e com esse movimento descobrimos inúmeros talentos que não sabíamos que existiam”, afirmou.

O prefeito destacou a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo do Turismo, além de investimentos importantes. “Fizemos o protocolo de certificação de Origem da Ostra do Cabaraquara“, disse. “A estrada do Cabaraquara era uma obra pedida há mais de 15, 20 anos, e conseguimos fazer, beneficiando o turismo. Do ponto de vista do turismo, quebramos paradigmas”, completou.

“Além de investir em Educação, Saúde e pavimentação, o que antes era tratado como 'resto' também virou prioridade para nós”, disse o prefeito. Foto: Prefeitura de Guaratuba
“Além de investir em Educação, Saúde e pavimentação, o que antes era tratado como ‘resto’ também virou prioridade para nós”, disse o prefeito. Foto: Prefeitura de Guaratuba

Um trabalho que precisa ser continuado


Apesar dos avanços, Justus reconhece que a cidade ainda enfrenta desafios e que o trabalho iniciado precisa ser continuado. “Na última sexta-feira (28), tivemos a apresentação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal. Mas e daí? Esta Guarda agora vai para Paranaguá, onde serão treinados e qualificados. Depois, voltam para cá e fazem um estágio, última etapa da qualificação. E aí termina o meu mandato. Tem que comprar armas, equipamentos, escolher um comandante. E talvez depois ampliar, com estratégia e planejamento. Precisamos escolher alguém preparado para esta nova etapa“, refletiu.

O prefeito também mencionou a necessidade de qualificar os professores de esporte, padronizar os ginásios e continuar os investimentos na área rural. “No esporte, avançamos do zero, mas precisamos qualificar melhor os professores, padronizar mais os ginásios. Quem vai continuar esse trabalho? Na área rural, há um diálogo e confiança construídos. Vamos colocar alguém na Prefeitura que ache que isso é besteira? Na cultura, avançamos, mas ainda há mais a fazer. Entendemos que estamos no rumo certo e que este grupo pode continuar avançando e enfrentando os novos desafios“, questionou.

Legado e perspectivas para o futuro


Justus demonstrou convicção de que sua gestão deixou um legado positivo em Guaratuba e que o grupo político atual, por meio da pré-candidata Fernanda Monteiro (PSD), que foi secretária de Educação, tem condições de continuar o trabalho iniciado. “Termino minha gestão seguro de que dei o meu melhor. Se errei, e lógico que errei, foi tentando acertar, foi com boa intenção. Minha gestão é bem avaliada porque acertei mais do que errei. Desejo que esse trabalho tenha continuidade“, destacou.

Para o futuro, Justus afirma que continuará a defender Guaratuba e a região, acompanhando de perto o trabalho da próxima gestão e buscando contribuir para o desenvolvimento da cidade. Ele não descarta a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná em 2026, continuando o trabalho de seu pai, o deputado Nelson Justus (União). “Vou acompanhar o trabalho da gestão que me suceder para preservar todo esse legado, contribuindo para que a cidade e a região do Litoral continuem avançando“, disse.

A partir de 2025, posso estar prestando assessoria ao deputado Nelson Justus na Assembleia, ou fazendo parte de algum projeto do Governo do Estado, para talvez lançar uma candidatura a deputado estadual pela região em 2026. Esse é meu projeto, não tenho segredo para ninguém, acho que é assim que tem que ser“, concluiu o prefeito Roberto Justus.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *