Presidenta do PT inscreve militantes na chapa sem o consentimento dos envolvidos


Por Redação JB Litoral Publicado 19/10/2015 às 12h54 Atualizado 14/02/2024 às 10h26

O Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX 2015) do Partido dos Trabalhadores, que está marcado para o próximo domingo, dia 25, corre o risco de não acontecer. O trâmite eleitoral, inicialmente, apresenta duas chapas: “Um partido em defesa de Paranaguá”, presidida por Wesley de Oliveira Moreira e “A esperança venceu com perseverança”, presidida pela atual presidente da Comissão Provisória do PT, Rosane Maria de Oliveira. O entrave ocorre por conta da comprovação de uma grave irregularidade cometida pela candidata e atual presidente do PT de Paranaguá. 

Apesar de o Partido dos Trabalhadores (PT) priorizar a democracia e a liberdade de participação dos militantes no processo de disputa pelo comando do partido na cidade, a presidenta Rosane Oliveira inscreveu em sua chapa dois militantes sem que os mesmos consentissem com a situação. Para agravar ainda mais o quadro, não houve conhecimento dessas inscrições no processo eleitoral.

A reportagem do JB descobriu que o militante Jocelito Zemzisky Xavier, portador do Cadastro Nacional de Filiação (CNF) 1892650 foi incluído entre os oito integrantes do Diretório e sequer foi procurado por Rosane Oliveira ou por outro integrante da chapa “A esperança venceu com perseverança”. Informado pelo JB que estaria participando do PEDEX 2015, Lito, como é conhecido, ficou indignado com o uso indevido de seu nome e assinou uma declaração desautorizando sua inclusão na chapa e informando que não foi procurado e sequer avisado sobre a eleição no PT.

A presidenta Rosane Oliveira, que não procurou o militante para incluí-lo em sua chapa, desconhece que “Lito” se encontra em licença médica e na iminência de passar por um processo cirúrgico, o que o fez se afastar do trabalho na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Presidente da Escola de Samba Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa, Lito é um dos mais importantes formadores de opinião na área carnavalesca e um militante pioneiro do PT local.

Ex-presidente do PT recusa convite, mas foi incluído

Outro militante que a presidenta Rosane Oliveira inscreveu irregularmente foi o ex-presidente do Diretório Municipal do PT, o sindicalista Ubirajara Maristany, que também presidiu o sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná por dois mandatos consecutivos.

Convidado pela presidenta da Comissão Provisória, Rosane Oliveira, ele recusou o convite para integrar sua chapa, alegando que não participaria do PEDEX por não mais ter interesse em se envolver na política partidária. Mesmo assim, diante de sua recusa, a presidenta inscreveu o ex-presidente do PT, Maristany, portador do CNF 719026 colocando-o como Delegado na Comissão de Ética.

Ao tomar conhecimento pelo JB que estava inscrito na chapa “A esperança venceu com perseverança”, Maristany se mostrou inconformado e disse que procurará Rosane Oliveira nesta semana para pedir que retire seu nome da chapa do PEDEX 2015.
Vale lembrar que Rosane Oliveira participou do PEDEX 2013 e depois denunciou irregularidades na composição do Diretório Municipal eleito que, posteriormente, acabou desfeito, razão pelo qual a cidade participa do PEDEX 2015.

Suspeita de novo caso e sistema fechado

Existe ainda a suspeita que o caso de Lito e Maristany não foi o único na chapa da presidenta Rosane Oliveira, já que o também integrante do Diretório Cirval Lucio Vieira Marinho, portador do CNF 719043, igualmente desconhece sua inclusão na chapa. Nesta semana, o JB irá procurá-lo para confirmar se a suspeita procede.

De acordo com as regras do processo, todos os prazos já foram estabelecidos pelo Diretório Nacional para o fechamento do Sistema do Processo de Eleições Diretas (SISPED) que responde pelo PEDEX 2015. No dia 09 encerrou-se o prazo para inscrições das chapas e pagamentos dos membros inscritos, bem como de substituições em caso de necessidades.

No dia 10 o sistema foi fechado, não sendo mais possível manuseá-lo, entretanto, até quinta-feira (15), cinco dias após o fechamento do SISPED, os nomes de Jocelito Xavier e Ubirajara Maristany constavam na chapa “A esperança venceu com perseverança”, assim como o de Cirval Marinho, o que significa que a chapa não mais poderá substituí-los.

Nesta semana o JB entrará em contato com Zuleide Maccari da Secretaria de Organização para saber o que ocorrerá com a chapa da presidenta Rosane Oliveira.

Caso sejam mantidas as duas chapas, a eleição ocorrerá na sede da APP/Sindicato, presidida por Claiton Luis da Rocha, portador do CNF 732650, que integra a chapa “A esperança venceu com perseverança” como delegado na cota de etnia.