Quase 700 servidores deveriam trabalhar no prédio da prefeitura

Quando o matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes exclamou “eureka, eureka”, ao descobrir que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, há mais de dois mil anos não imaginava que sua descoberta famosa como uma das Leis de Newton, seria contestada pelo que ocorre no Palácio São José, sede da Prefeitura de Paranaguá.
Na tentativa de fazer um levantamento com números precisos de quantos servidores do quadro e comissionados atuam nas 14 secretarias do Palácio São José e nas 17 secretarias municipais abrigadas fora da sede municipal, a reportagem do JB fez estes questionamentos para a prefeitura, através da Assessoria de Comunicação, mas não obteve reposta.
Com isso, o JB fez um levantamento tendo por base a relação dos comissionados e funções gratificadas que constam no Portal Público aliado à relação de servidores comissionados e do quadro fixo, também retirado no Portal da Transparência no ano passado. Os dados aferidos mostram que a superlotação que deveria ocorrer no prédio não é o que ocorre na realidade cotidiana da sede municipal. Em abril de 2014 a prefeitura divulgou uma relação de 31 secretárias com 4.562 servidores, somando comissionados, funções gratificadas e do quadro celetista, estatutário e temporário da administração municipal. No caso dos temporários, os dados referem-se aos servidores lotados na secretaria de Saúde, através do Programa do Governo Federal, Estratégia Saúde da Família (ESF). O JB refez a relação, deixando apenas os 4.196 servidores do quadro fixo, inclusive com função gratificada e os comissionados somaram 366 pessoas.
No ano passado o contingente de servidores nas secretarias mostrou uma enorme disparidade e a Secretaria de Educação foi a que mais abrigou comissionados e servidores do quadro fixo e com função gratificada, totalizando 2.283, seguida pela Saúde com 813.
A Secretaria de Educação foi a que mais abrigou comissionados e servidores do quadro fixo e com função gratificada, totalizando 2.283 em 2014
Somadas as 11 secretárias, mais o gabinete do prefeito, em 2014 443 servidores deveriam estar trabalhando no Palácio São José. Este ano, porém, com o aumento de secretárias, mais o gabinete do prefeito que acumulou 11 servidores comissionados e função gratificada do gabinete do vice-prefeito, atualmente 668 pessoas estão lotadas nos 14 departamentos da sede da prefeitura.
Somente entre os comissionados e funções gratificadas o número é de 225 servidores, porém, 48 estão lotadas no gabinete do prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) e outras 37 na secretaria de Governo, totalizando 85 servidores. De acordo com a Assessoria de Comunicação estão vinculadas ao Palácio São José, as secretarias de Administração, Governo, Fazenda, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Planejamento, Habitação e Assuntos Fundiários, Urbanismo, Procuradoria Geral do Município, Ouvidoria Geral do Município, Controladoria, Abastecimento e Almoxarifado Central, Sustentabilidade Ambiental e gabinete do prefeito. Os servidores fazem um expediente de trabalho das 8 horas às 11horas e das 13 horas às 18 horas.
Entre os comissionados e funções gratificadas o número é de 225 servidores, porém, 48 estão lotadas no gabinete do prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) e outras 37 na secretaria de Governo, totalizando 85 servidores.
Fora do Palácio São José
Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação, outras 17 secretarias se encontram fora da sede municipal. São elas, Agricultura Pesca e Abastecimento, Assistência Social, Ilha dos Valadares, Alexandra, UGP, Educação, Fundação de Esporte, Fundação de Cultura, Fundação de Turismo, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Segurança, Serviços Urbanos, Trabalho e Emprego, Cagepar e Paranaguá Previdência. Todas essas secretarias, juntas, contêm 312 servidores comissionados e do quadro fixo com funções gratificadas. A reportagem do JB observou ainda que secretárias dadas como extintas pela prefeitura, ainda constam cargos na relação de março que está no Portal da Transparência, como a Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação. Questionada pelo JB sobre a manutenção dos 11 cargos do gabinete do vice-prefeito que não mais está em funcionamento, uma vez que o espaço está sendo usada pela Assessoria de Imprensa, a prefeitura disse que os cargos comissionados vinculados ao gabinete do vice-prefeito foram realocados pela administração pública em face da necessidade da população. Segundo a prefeitura, optou-se pela não extinção formal do gabinete, pois será uma estrutura necessária após o próximo pleito eleitoral.
