Sandro Alex afirma que legado de obras de Ratinho Junior o levou à disputa pelo Governo do Paraná


Por Gabriela Perecin Publicado 28/05/2026 às 15h23 Atualizado 31/05/2026 às 21h33

O deputado federal e ex-secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex Cruz de Oliveira (PSD), afirmou que foi escolhido pelo governador Ratinho Junior (PSD) para disputar a sucessão estadual por representar as principais obras realizadas pela atual administração. Em entrevista ao JB Litoral, ele disse que a definição ocorreu após análises sobre a percepção da população em relação à gestão.

SANDRO ALEX – FOTO ALINE CARDOSO
Sandro Alex é o candidato de Ratinho Junior para o Governo do Estado pelo PSD. Foto: Aline Cardoso/JB Litoral

“O Ratinho me chamou e falou assim: ‘Olha, eu fiz uma avaliação e acho que as obras são o carro-chefe do governo. Quero que você seja o candidato’”, relatou. Segundo Sandro Alex, antes da definição, o governador avaliou outros nomes do grupo político, como Alexandre Curi (Republicanos), Guto Silva (PSD) e Rafael Greca (MDB).

Durante a entrevista, o pré-candidato afirmou que as obras de infraestrutura, especialmente no Litoral do Paraná, ajudaram a consolidar seu nome. Ele citou intervenções como a Ponte da Ilha dos Valadares (em Paranaguá, com investimento de R$ 14,5 milhões, do Governo do Estado), a Ponte de Guaratuba (R$ 488 milhões), a engorda da praia de Matinhos (1ª fase concluída, com recursos de R$ 354,9 milhões, mas que irá ultrapassar R$ 500 milhões, com a segunda fase, ainda sem data definida) e as duplicações rodoviárias.

“O governador me disse que fez uma pesquisa e que a população avaliava o governo dele como bom em todas as áreas, mas que, principalmente, as obras eram o que mais simbolizava”, afirmou.

O deputado destacou que nunca trabalhou para projetar individualmente seu nome durante a gestão. “Eu sempre vim ao Litoral falando sobre o time do Ratinho. Nunca me preocupei em projetar meu nome. Sempre acreditei no trabalho de um time, de um grupo”, declarou.

Outra obra em andamento, iniciada durante a gestão de Sandro Alex à frente da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil), é a requalificação da Orla de Pontal do Paraná. A primeira fase tem orçamento de R$ 34,5 milhões e abrange um trecho de 3,66 km entre os balneários de Monções e Canoas, na região de Praia de Leste.

Transformação do Litoral

Segundo Sandro Alex, o Litoral foi uma das regiões do Paraná que mais percebeu os impactos das obras estaduais. “O Litoral talvez tenha sido a região que mais sentiu essa transformação, porque ela faz parte do dia a dia das pessoas. O Valadares tem 35 mil habitantes, é maior que centenas de cidades do Paraná e não tinha uma ligação com acesso”, defendeu.

visita Sandro Alex – Foto Rodrigo Felix (3)
Durante visita a Paranaguá, o pré-candidato ao Governo do Paraná concedeu entrevista à equipe do JB. Foto: Rodrigo Félix Leal/SEIL

O parlamentar também comentou os entraves ambientais enfrentados para tirar obras do papel no Litoral. “Nós passamos quatro anos brigando pela Ponte de Guaratuba antes de colocar a primeira estaca lá. Foram mais de quatro anos de embates e 30 processos. Hoje, tenho certeza de que até os mais críticos reconhecem que a ponte é muito mais sustentável do que a balsa movida a óleo. Por ser uma área de preservação de Mata Atlântica, a gente só precisa comprovar que tem um bom projeto”, disse.

Sandro defendeu a continuidade das obras iniciadas na gestão Ratinho Junior e criticou possíveis revisões de projetos já em andamento. Entre os projetos citados estão a terceira faixa da BR-277, a duplicação da PR-412 (entre Matinhos e Praia de Leste), intervenções em Guaratuba, Antonina e Morretes, além de estudos para uma nova ligação rodoviária como alternativa à BR-277. “Se acontecer uma paralisação na serra, nós ficamos reféns. Temos que discutir uma nova descida”, declarou.

Ele acrescentou que foi contratado um Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) para a Estrada da Limeira, percurso de 75 quilômetros que liga a cidade de Garuva (SC) à BR-277, no Paraná.

Moegão pode ser entregue entre julho e agosto

O Porto de Paranaguá também foi tema da entrevista. O pré-candidato classificou o porto como um símbolo da gestão estadual na infraestrutura. Segundo ele, o terminal passou a ter um relacionamento mais próximo com o município e avançou em investimentos e eficiência.

“O Porto vive um bom momento. Nem sempre foi assim, mas passou a ser um porto de excelência, com alta eficiência, recordes batidos, geração de empregos e relacionamento transparente”, disse.

Em relação ao Moegão, que chegou a 80,29% de conclusão em dezembro de 2025, o ex-secretário estimou que deve ser entregue em cerca de 70 dias. Trata-se de um novo e amplo sistema de recebimento de grãos no Porto de Paranaguá.

A obra, de R$ 686 milhões, pode aumentar o uso do transporte ferroviário de 20% para 50% e, com isso, é esperada a redução de custos, assim como o tempo de espera e a emissão de poluentes.

Definição do vice e apoio de Marcelo Roque

Questionado sobre a escolha do candidato ou candidata a vice-governador(a), Sandro Alex afirmou que a definição ainda será construída até as convenções partidárias (que têm de 20 de julho a 5 de agosto para serem realizadas). “Nós temos grandes nomes que poderiam ser candidato a governador, vice-governador e senadores. Eu quero ter um vice como o governador teve. Um bom Darci Piana, que seja companheiro, fiel e que trabalhe em conjunto”, disse.

O ex-prefeito de Paranaguá e pré-candidato a deputado estadual, Marcelo Roque (PSD), participou da entrevista e declarou apoio à pré-candidatura de Sandro Alex. “Para mim, é uma satisfação caminhar lado a lado com uma pessoa que conhece os 399 municípios do Paraná. Vou fazer de tudo nos sete municípios do Litoral para levar essa bandeira da continuidade”, afirmou Marcelo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *