Wesley Moreira vence Rô Oliveira duas vezes, mas PEDEX não atinge quórum
Mesmo com Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores reduzindo coeficiente para inscrição de chapas, o Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX 2015) realizado neste domingo (25) em Paranaguá não obteve o quórum de 107 votos.
Comandado pelo presidente da Comissão Eleitoral, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação do Litoral (STIA/Litoral), Sergio Marinho, o processo eleitoral ocorreu das 8 ás 17 horas nas dependência da sede do Núcleo Sindical da APP/Sindicato sem tumulto.
O tempo frio contribuiu para ausência da militância na urna com a disputa entre as duas chapas concorrentes: “Um partido em defesa de Paranaguá”, presidida por Wesley de Oliveira Moreira e “A esperança venceu com perseverança”, presidida pela atual presidente da Comissão Provisória do PT, Rosane Maria de Oliveira transcorreu num clima de tranquilidade.
A chapa da atual presidente Rosane Oliveira que foi formada de forma irregular com a inscrição de dois militantes sem que os mesmos tivessem consentido e, um deles, sequer conhecimento, pode participar do PEDEX depois que a Executiva Nacional decidiu pela redução do coeficiente necessário para inscrição, reduzindo de 16 para 10, a chapa com número mínimo de componentes.
A presidente Rosane Oliveira inscreveu o militante Jocelito Zemzisky Xavier sem que ele tivesse sido sequer procurado. Ao tomar conhecimento, Lito, como é conhecido, ficou indignado com o uso indevido de seu nome e assinou uma declaração desautorizando sua inclusão na chapa e informando que não foi procurado e sequer avisado sobre a eleição no PT.
Outro militante que a presidenta da Comissão Provisória inscreveu irregularmente foi o ex-presidente do Diretório Municipal do PT, o sindicalista Ubirajara Maristany, que também presidiu o sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná por dois mandatos consecutivos.
Convidado pela presidenta da Comissão Provisória, Rosane Oliveira, ele recusou o convite para integrar sua chapa, alegando que não participaria do PEDEX por não mais ter interesse em se envolver na política partidária.
Mesmo assim, diante de sua recusa, a presidenta inscreveu o ex-presidente do PT, Maristany, como Delegado na Comissão de Ética. Ao tomar conhecimento pelo JB que estava inscrito na chapa “A esperança venceu com perseverança”, Maristany se mostrou inconformado e disse que procuraria Rosane Oliveira para pedir que retirasse seu nome da chapa do PEDEX 2015. Com a redução do coeficiente a saída de ambos os militantes não impediu que a chapa concorresse neste domingo.
Números provam que militância quer renovação
Encerrada a votação, a apuração dos números mostrou que a militância em Paranaguá deseja renovação no comando do PT na cidade, uma vez que a atual presidente Rosane Oliveira, que possui anos de militância e no comando do partido na cidade foi derrotada duas vezes neste PEDEX.
Na disputa direta pela presidência do PT, ela perdeu para o jovem militante, o empresário Wesley Moreira, que somou 34 votos contra 31 da presidenta. Porém, na disputa da Chapa Municipal, a que apoiava a presidenta “A esperança venceu com perseverança”, somou 25 votos e foi derrotada pela chapa de apoio a Wesley Moreira “Um partido em defesa de Paranaguá” que obteve 39 votos, ou seja, 47,8% do total de votantes, mais de 60% da militância que participou do PEDEX.
Sem quórum que validasse o PEDEX 2015, a partir de amanhã o partido fica sem representatividade porque a Comissão Provisória do PT de Paranaguá deixa de existir e Rosane Oliveira não é mais a presidente do partido na cidade.
A decisão de como ficará o comando partidário caberá a Direção Estadual, porque sem representação de Comissão Provisória e Diretório Municipal, o partido corre o risco de não participar das eleições municipais de 2016.