APPA gasta recursos com viagem de 12 dias em conferência de 03 na Rússia


Por Redação JB Litoral Publicado 30/06/2016 às 20h24 Atualizado 14/02/2024 às 14h14

Sem nenhuma divulgação no Portal de Informação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e tampouco na Agência Estadual de Notícias (AEN), a Diretora Jurídica da APPA, Jacqueline Andréa Wendpap e o Diretor de Operação, Luiz Teixeira da Silva Junior, representaram as áreas operacionais e o Presidente Luiz Henrique Tessuti Dividino na 84ª Conferência Anual da International Fertiliser Association – IFA, no período de 27 de maio a 07 de junho, na Rússia, em Moscow.

Somente agora esta viagem internacional de 12 dias vem a público, uma vez que o JB teve acesso a esta informação, por meio de uma fonte que prefere não se identificar. De posse desta misteriosa notícia, o JB oficializou no Setor de Protocolo da APPA, informações sobre esta viagem, pela Lei de Acesso a Informação, 12.527/2011, depois de uma pesquisa infrutífera no Portal da Transparência do Estado sobre os custos de estadia e passagens aéreas deste itinerário.

Num primeiro momento, a resposta da APPA confirmou a informação sobre a viagem, para a Rússia, dos dois diretores, com a alegação de que a motivação foi a intenção de discutir a modelagem de atendimentos logísticos de cargas e navios, em especial de produtos como cloreto de potássio para os portos do Paraná.

O porto disse ainda que o objetivo da missão técnica era o de debater o planejamento logístico desde a extração, transporte e embarque em terminais portuários da Rússia. A agenda do encontro incluiria visitas técnicas nas plantas de origem, no porto, e reuniões técnicas para transferência de tecnologia e análise de possiblidade de trazer estes produtos também em contêineres no contra fluxo da Rússia.

Porém, chamou a atenção, no documento, o fato de que o montante das despesas questionadas pelo JB não foram repassadas. A APPA limitou-se a informar que elas foram autorizadas e empenhadas, mas que não se encontravam no Portal da Transparência do Estado, o que explicou a pesquisa, sem sucesso da reportagem. Sem informar os valores, a estatal disse que as despesas foram realizadas pela APPA e não pela Central de Viagem do Estado do Paraná, como normalmente tem sido feito.
 

R$ 28 mil em uma Conferência de 03 dias

Com isso, o JB protocolou novo documento reforçando o pedido de informação dos recursos públicos gastos na viagem e o motivo pelo qual não houve nenhuma divulgação da participação da missão na Rússia. Na semana passada, desta vez, a APPA informou ao JB que foram gastos pelos dois diretores R$ 28 mil para aquisição de dólares referentes à ajuda de custo para viagem à Conferência na Rússia.

Em sua resposta, a APPA reforçou a motivação da viagem oficial para este evento técnico, mas, de forma estranha, disse que a participação dos Diretores Jacqueline Wendpap e Luiz Teixeira, na Conferência, não caberia “elaboração de matérias ou imagens”.

O JB pesquisou a respeito desta Conferência e descobriu que se trata de um evento, semelhante ao tradicional Intermodal South America, sob o nome de 84th IFA Annual Conference 2016, um evento promovido pela International Fertilizer Industry Association – IFA, ou seja, Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes.

No site do evento, www.ifa-moscow2016.org, consta a informação de que a Conferência Anual é restrita aos membros da IFA.  Todavia, apesar do custo de viagem financiar um período de 12 dias, a Conferência aconteceu do dia 30 de maio até 1º de junho, ou seja, apenas três dias. Encerrado o evento, os dois diretores ainda permaneceram na Rússia até o dia 05 ou 06, quando iniciaram viagem de retorno, com duração de quase 20 horas de voo até Curitiba.

 Segundo o Presidente da IFA, Abdulrahman Jawahery, a Conferência começou na segunda-feira (30) com um painel sobre a demanda de fertilizantes, na terça-feira (31) continuou com palestras e foi encerrada na quarta-feira (1º), com uma Assembleia Geral da entidade onde foram apresentadas as perspectivas do mercado de fertilizantes.
 

Central de Viagens do Governo do Estado
 

O JB pesquisou também, no Portal da Transparência do Estado do Paraná, mais especificamente na Central de Viagens, onde normalmente constam as despesas dos diretores e servidores da APPA que, em 2015, Jacqueline Wendpap realizou 27 viagens, enquanto que Luiz Teixeira Junior registrou 04 e o Diretor-presidente 18. Até a presente data, exceto por esta viagem que não está contabilizada na Central, a Diretora Jurídica tem o registro, no Portal, de quatorze deslocamentos, o Diretor de Operação nenhum e Luiz Dividino sete.