Com blitz educativa e serviços de saúde, Portos do Paraná promove ações dentro do Maio Amarelo


Por Redação Publicado 13/05/2024 às 12h17
Os caminhoneiros recebem orientações e têm acesso a serviços de saúde como aferição de pressão e de nível de glicose no sangue. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Os caminhoneiros recebem orientações e têm acesso a serviços de saúde como aferição de pressão e de nível de glicose no sangue. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano, no mundo, em acidentes de trânsito. Para alertar sobre a importância de evitar os chamados sinistros, o Maio Amarelo, campanha com expressão internacional, chega à sua 11ª edição, com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”.

Para engajar os motoristas que circulam pelo Pátio de Triagem do porto de Paranaguá, a Portos do Paraná e o SEST/SENAT iniciaram um “sextou” diferente, que irá ocorrer todas as sextas-feiras até o final do mês.

Foco na conscientização


Na última sexta-feira (10), foram dadas orientações aos caminhoneiros sobre a importância da direção segura nas estradas. Segundo a empresa pública, a meta é conscientizar os profissionais que trazem cargas até o porto de Paranaguá da importância de se reduzir os acidentes, que ocorrem não somente nas estradas, mas nas cidades também. Junto com as informações, os motoristas puderam aferir a pressão arterial e taxa de açúcar (glicose) no sangue e também usar os óculos que simulam um estado de embriaguez.

Motoristas também são orientados a experimentar os óculos que mostram como uma pessoa que ingeriu bebida alcóolica se sente e enxerga. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Motoristas também são orientados a experimentar os óculos que mostram como uma pessoa que ingeriu bebida alcóolica se sente e enxerga. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O assessor especialista de Saúde e Segurança do Trabalho, Felipe Zacharias, detalha como a ação integra o calendário anual da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná. “Toda sexta-feira, fazemos um atendimento especializado aos caminhoneiros dando informações sobre segurança no trânsito, regras internas no porto de Paranaguá e o uso dos óculos de simulação de embriaguez, para que o motorista entenda o que acontece quando ele ingere algum tipo de bebida alcoólica. Além de conscientizar para a redução de acidentes”, disse Zacharias.

Ainda de acordo com o especialista, outras ações periódicas enfatizam a segurança no trânsito. “Temos essa ação aqui no Pátio de Triagem, ponto de maior concentração de caminhoneiros, mas também temos periodicamente na faixa portuária e nos acessos, onde fazemos blitz a cada 15 dias com uso do etilômetro [bafômetro], orientação das regras, verificações técnicas dos caminhões e, ainda, passamos informações no sentido preventivo”, destacou.

Aprovada


O movimento de caminhões foi intenso na última sexta, como de costume. Mesmo assim, quando soube da ação, Delécio Aparecido da Silva, caminhoneiro há 35 anos, que trouxe soja do interior de São Paulo, aproveitou para dar aquela conferida na pressão.

A gente já vive uma vida sedentária, sem exercício, sem muitos cuidados com a saúde e, quando tem esses eventos, para nós é muito importante, porque cuidamos da saúde de maneira preventiva. Eu mesmo sou diabético, tenho pressão alta e quando escutei o chamado vim conferir para ver como está a glicose e a pressão”, contou Delécio.


Campanha


O Movimento Maio Amarelo é uma iniciativa endossada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e coordenada no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Ela tem como missão chamar a atenção para a alta taxa de sinistros e violência no trânsito, propondo uma reflexão sobre o papel de cada pessoa na construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *