Com desenvolvimento responsável, compromisso social e ambiental, Cattalini apoia o porto de Paranaguá rumo ao futuro sustentável
Fundada no porto de Paranaguá em 1981, a Cattalini Terminais Marítimos se consolidou como um dos principais terminais de movimentação de líquidos na América Latina. No entanto, sua importância vai além dos negócios, com destaque também para o compromisso com o desenvolvimento sustentável, fortalecendo laços comunitários e preservando o meio ambiente.
“Acreditamos na importância de desenvolver negócios de forma responsável e sustentável, dedicando recursos para garantir o bem-estar dos nossos colaboradores, a gestão ambiental, a responsabilidade com os clientes, a segurança das operações e o cuidado com a comunidade”, afirma Fábio Jorge, controller da Cattalini Terminais Portuários.
A empresa se empenha em integrar suas operações às necessidades da comunidade e às demandas ambientais. “Nossa visão é de um desenvolvimento sustentável em todos os sentidos – social, econômico e ambiental”, acrescenta Fábio.
Porto/Cidade
Neste sentido, a empresa desenvolve o Programa Cattalini + Sustentável, em que a iniciativa Porto/Cidade é a base do compromisso da Cattalini com o desenvolvimento sustentável, alinhada ao planejamento estratégico, colaborando com diversos setores, desde a comunidade local até as autoridades públicas.
Segundo Fábio Jorge, a iniciativa atua em três frentes principais: crianças e adolescentes, mulheres e meio ambiente (especificamente manguezais) e a busca por uma cidade sustentável por meio de infraestrutura urbana amigável.
No que diz respeito às crianças e adolescentes, a Cattalini já tem atuação notável, com diversas ações em escolas apadrinhadas em Paranaguá e uma parceria sólida com a Childhood Brasil – Programa na Mão Certa, entidade que busca promover uma ampla união de esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Além disso, a empresa está em articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social para estabelecer o DEDICA – Polo Paranaguá, um programa mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR (Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos), com o propósito de atender crianças e adolescentes vítimas de violência grave ou gravíssima, seus responsáveis e agressores, esses quando há possibilidade real de tratamento.
Olhos para o futuro
Já no que tange às mulheres, a Cattalini está determinada a liderar e dinamizar um projeto que promova a inclusão, igualdade de gênero, empoderamento feminino e valorização das mulheres no setor portuário, rompendo barreiras e estereótipos. “Acreditamos que, ao liderarmos esse projeto de inclusão e valorização das mulheres no setor portuário, estamos não apenas construindo um ambiente mais justo e igualitário, mas também potencializando o crescimento e a diversidade da nossa equipe, contribuindo assim para o fortalecimento da nossa empresa e da comunidade como um todo”, destaca Fábio Jorge.
Ele também ressalta que a preservação do meio ambiente é uma prioridade inegociável para a Cattalini. A empresa já realiza uma série de atividades de conscientização ambiental, incluindo limpezas de rios e praias e, em 2024, planeja apoiar um projeto para sensibilizar e mobilizar a comunidade na conservação dos manguezais na área urbana de Paranaguá.
Quanto à construção de uma cidade sustentável, o controller afirma que a Cattalini está empenhada em colaborar com a Autoridade Portuária (Portos do Paraná) e outras empresas do setor para mitigar os impactos do trânsito pesado, garantindo segurança e saúde para a comunidade local através de uma infraestrutura urbana amigável.
“Além de suas iniciativas sociais e ambientais, a Cattalini Terminais Portuários também está olhando para o futuro com planos de investimento. Em 2024, a empresa prevê a ampliação de seu terminal CT04, o que gerará cerca de 100 postos de trabalho diretos e 250 indiretos, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico da região”, finaliza Fábio Jorge.