COP28: Portos do Paraná participa de painel “Cidades, regiões, urbanização e transporte” nesta quarta-feira (6)


Por Redação Publicado 06/12/2023 às 10h04 Atualizado 19/02/2024 às 06h48
Nesta quarta-feira (6), a empresa pública participará do painel “Cidades, regiões, urbanização e transporte”. Foto: Portos do Paraná.

*Com informações da Portos do Paraná

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, participam nesta semana da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Nesta quarta-feira (6), a empresa pública participará do painel “Cidades, regiões, urbanização e transporte”.

De acordo com o diretor-presidente, a COP28 é o maior evento sobre discussão climática do mundo e esta é a quarta vez que a empresa pública do Governo do Estado do Paraná é convidada para representar todo o setor portuário mundial no evento.

É uma honra sermos escolhidos para representar o setor portuário do mundo todo. E esta representatividade nos rende frutos. Em setembro, recebemos o Pyxis Ocean, um navio de velas metálicas que reduz em até 30% a emissão de gás carbônico. O primeiro navio mais verde do mundo buscou o porto mais verde do país”, destacou Garcia.

A primeira apresentação da Portos do Paraná na COP28 aconteceu na terça-feira (5), com o painel “Mudanças climáticas – descarbonização e sustentabilidade”. Nele, foi apresentada a navegação de forma sustentável e os projetos locais realizados com as comunidades marítimas, como o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Na ocasião, também foi apresentada a conquista do certificado internacional Ecoports, a mais importante certificação do mundo voltada para gestão ambiental portuária. Os portos paranaenses foram os primeiros portos públicos brasileiros a receberem o certificado.

O nosso intuito é compartilhar as boas práticas realizadas pela Portos do Paraná. Trouxemos projetos que realizamos de preservação de nascentes e sistemas de tratamento de esgoto alternativo em áreas onde não tem saneamento básico. Além disso, também somos signatários do Green Ports Partnership para implementarmos tecnologias de hidrogênio verde entre os portos mundiais mais eficiente”, explicou o diretor de meio ambiente.

Representantes do Paraná

Também estão presentes no evento o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o conselheiro administrativo da Portos do Paraná, Leandro Pazzeto Arruda. “É um orgulho para nós estarmos aqui, em nome do governo do Paraná e do governador Ratinho Júnior, em um momento em que o Estado levanta a bandeira da sustentabilidade, sendo o mais sustentável do país. Além disso, é um momento em que o porto de Paranaguá vive uma fase muito especial de importantes projetos socioambientais”, afirmou o secretário.