Copadubo antecipa impulso na logística e economia de Paranaguá com nova concessão rodoviária


Por Luiza Rampelotti Publicado 01/04/2024 às 16h48
br 277, airton senna
Com a nova concessão, melhorias estruturais estão previstas para os últimos seis quilômetros da Avenida Ayrton Senna da Silva. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Há aproximadamente um mês, entrou em vigor um novo contrato de concessão rodoviária no Paraná, iniciando uma série de melhorias substanciais que impactarão significativamente o estado, com destaque para Paranaguá. A EPR Litoral Pioneiro assumiu a gestão de várias rodovias estaduais e federais, incluindo trechos importantes como a Serra do Mar na BR-277, uma via essencial para o escoamento da safra, conectando Curitiba ao porto de Paranaguá.

Com um compromisso de 30 anos, a concessão traz consigo investimentos significativos, totalizando R$ 10,8 bilhões. Entre as melhorias planejadas estão a duplicação de trechos, construção de faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, viadutos e serviços essenciais para os usuários, bem como pontos de descanso para os caminhoneiros.

Uma das obras mais aguardadas é a instalação de faixas extras na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, estendendo-se por 81 quilômetros e resultando em três pistas e acostamento em ambos os sentidos nos primeiros anos da concessão. Além disso, melhorias estruturais estão previstas para os últimos seis quilômetros da Avenida Ayrton Senna da Silva, uma extensão que será incluída após décadas de exclusão do Anel de Integração.


Melhorias no acesso aos armazéns


Em entrevista ao JB Litoral, Marcelo Paes, presidente do Conselho de Administração da Copadubo, empresa referência em logística com sede em Paranaguá, compartilha suas perspectivas sobre o impacto positivo dessas melhorias nas operações da empresa.

Marcelo Paes, presidente do Conselho de Administração da Copadubo, compartilha suas perspectivas sobre o impacto positivo dessas melhorias nas operações da empresa. Foto: Eduarda Soriani/JB Litoral
Marcelo Paes, presidente do Conselho de Administração da Copadubo, compartilha suas perspectivas sobre o impacto positivo dessas melhorias nas operações da empresa. Foto: Eduarda Soriani/JB Litoral

Acreditamos que os compromissos assumidos pela concessionária beneficiarão nossa empresa no fluxo do trânsito para acesso aos armazéns de retaguarda“, destaca Marcelo Paes, ressaltando a importância de uma infraestrutura viária eficiente para a logística da Copadubo.

Marcelo menciona ainda a construção de mais vias como uma expectativa para dar vazão ao tráfego intenso, especialmente o alargamento da Avenida Ayrton Senna, facilitando o acesso aos bairros onde se encontram os armazéns da cidade. Ele enfatiza que um trânsito fluido e inteligente beneficiaria não apenas a empresa, mas toda a comunidade.

Acreditamos que todos têm a ganhar com uma infraestrutura que permita um trânsito fluente, inteligente e engenhoso“, afirma, destacando os benefícios que vão além da eficiência operacional, incluindo a melhoria visual da entrada e saída da cidade e o potencial aumento na produção e rendimento para todos os envolvidos.


Expectativas para 2024


Em 2023, a Copadubo movimentou mais de 8 milhões de toneladas de fertilizantes, superando os 7 milhões do ano anterior. “Em 2024, nossa expectativa é aumentar ainda mais esse volume, mantendo nosso compromisso com a evolução e melhorias constantes“, diz Marcelo.

Além disso, para 2024, a empresa planeja ampliar a frota interna e externa, atendendo melhor aos clientes e buscando novos mercados. Há também um projeto maduro de construção de um armazém, um passo importante em direção à armazenagem.

Para Marcelo, a nova concessão promoverá impactos positivos de crescimento para a Copadubo, mas também destacará o potencial de expansão econômica e logística de Paranaguá. Foto: Eduarda Soriani/JB Litoral
Para Marcelo, a nova concessão promoverá impactos positivos de crescimento para a Copadubo, mas também destacará o potencial de expansão econômica e logística de Paranaguá. Foto: Eduarda Soriani/JB Litoral

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