Diretora executiva do OGMO Pguá, Shana Bertol, é nomeada no Conselho Jurídico do Fórum Brasil Export


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/07/2023 às 18h17 Atualizado 18/02/2024 às 17h16

Na última terça-feira (11), durante o InfraJUR – Encontro Nacional de Direito da Logística, de Infraestrutura e de Transportes, Shana Bertol, diretora executiva do OGMO Paranaguá, foi nomeada como membro do Conselho Jurídico do Fórum Brasil Export. A cerimônia, que ocorreu em Curitiba (PR), contou com a presença de renomados especialistas, como Breno Medeiros e Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de Celso Peel, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP).

Segundo Shana Bertol, a experiência durante o InfraJUR foi extremamente gratificante. Ela destaca que o evento abordou temas sensíveis para o setor portuário, contando com contribuições do Poder Judiciário. “É a possibilidade de levar o Porto ao Poder Judiciário, e com isso buscar soluções em conjunto para o avanço e desenvolvimento do setor“, afirma ao JB Litoral.

Em relação à sua posse como membro do Conselho Jurídico do Fórum Brasil Export, ela expressa sua felicidade. “Fiquei extremamente feliz e honrada em poder contribuir para o amadurecimento e avanço de temas pujantes acerca do presente e futuro do trabalho portuário, ao lado de um seleto grupo de operadores do direito“, diz.

Quanto às suas expectativas e planos futuros como membro do conselho, a diretora demonstra o desejo de contribuir para a discussão e promoção de debates em prol da segurança jurídica e do desenvolvimento econômico na área marítima e portuária. A nomeação é um marco importante em sua carreira e destaca o reconhecimento de sua competência e contribuição para o setor portuário.

Meu objetivo é trazer contribuições valiosas para a promoção do desenvolvimento sustentável da logística na região Sul do país”, afirma Shana Bertol.

Integrantes do Conselho Jurídico do Fórum Brasil Export, durante InfraJUR – Encontro Nacional de Direito da Logística, de Infraestrutura e de Transportes. Foto: Divulgação/InfraJUR

Contribuições


Além disso, a diretora também fala sobre o painel “Exclusividade e reflexos da tecnologia na relação de trabalho portuário”, que aconteceu durante o evento. Ela destaca que o assunto é palco de inúmeras ações judiciais e de grande relevância para o setor.

Renomados especialistas, como ministros do TST e desembargadores, participaram do evento e contribuíram com o painel. O desembargador Celso Peel, por exemplo, falou sobre a possibilidade de o OGMO regular questões de composição de equipe e remuneração na ausência de norma coletiva”, explica Shana.

O Sul Export, que engloba o InfraJUR, é considerado o mais relevante fórum sobre logística, infraestrutura e transportes na região Sul do país. A diretora executiva do OGMO Paranaguá avalia a importância desse evento para promover o desenvolvimento sustentável da logística na região, especialmente em Paranaguá, que abriga o maior porto graneleiro da América Latina.

O Sul Export reúne sempre as principais autoridades e lideranças empresariais, objetivando sempre fomentar o diálogo e incentivar a inovação“, comenta.

Ela ainda ressalta o papel das autoridades e líderes empresariais no engajamento e promoção do desenvolvimento sustentável da logística na região Sul do Brasil. “Temos muito a avançar, no entanto, as melhorias somente serão atingidas com um planejamento adequado e com sintonia entre agentes públicos e privados“, conclui.