Fábio Martins Jorge, funcionário da Cattalini há 35 anos, é homenageado pela Câmara de Paranaguá


Por Cleverson Teixeira Publicado 23/04/2024 às 18h16
Fabio Cattalini
Fábio começou como office boy na empresa, em 1989, e hoje é controller na Cattalini. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Fábio Martins Jorge, que atua há 35 anos na Cattalini Terminais Marítimos, o maior terminal privado independente de granéis líquidos do Brasil, está prestes a receber uma homenagem da Câmara de Vereadores de Paranaguá: o Título de Honra ao Mérito. Reconhecido por seu engajamento em iniciativas de responsabilidade social, Fábio é uma figura respeitada tanto pela comunidade quanto pelo meio empresarial.

A proposição do Decreto Legislativo n.º 630/2024, que visa conferir a honraria, foi apresentada pelo vereador Delegado Nilson Diniz (MDB) e aprovada por unanimidade na Sessão Plenária de 9 de abril. Diniz destaca a trajetória de Fábio como um exemplo a ser seguido pelas próximas gerações.

Segundo o vereador, a concessão da homenagem tem como justificativa a ética profissional, o seu desempenho no decorrer da sua carreira e o impacto social positivo que sua atuação como controller tem demonstrado junto à comunidade do município.  “A carreira do Fábio é um exemplo para os jovens, pois com dedicação, estudos e persistência é possível traçar uma carreira promissora. Em Paranaguá, existem muitas oportunidades para aqueles que desejam construir um caminho de sucesso”, destacou o parlamentar.


Exemplo para outras empresas


Diante do reconhecimento demonstrado pelos membros da Câmara de Vereadores de Paranaguá, ao aprovarem o projeto que destaca a história profissional de Fábio Martins Jorge, o JB Litoral conversou com o executivo da Cattalini. Como controller, sua função está ligada ao planejamento, organização, questões estratégicas, econômicas e financeiras. Também sob sua gestão se encontra o setor de ASG (Ambiental, Social e Governança), responsável por apoiar e direcionar recursos (próprios da Cattalini ou oriundos de incentivos fiscais) para projetos e iniciativas voltadas ao bem-estar da comunidade.

Um dos objetivos da empresa é ser exemplo para que outras empresas também incentivem projetos voltados à comunidade”, disse Fábio Jorge, que também responde pelas informações contábeis e orçamentárias da Cattalini.

Além disso, ele ainda atua como Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Downstream (ABD), Conselheiro da Coalizão Impacto do Litoral e participa da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP).

Trajetória profissional


Ao JB Litoral, Fábio contou sobre a sua trajetória profissional na Cattalini Terminais. Para ele, a persistência, competência técnica e a valorização do ser humano devem andar lado a lado quando se busca uma posição estratégica dentro de qualquer empresa.


Comecei na Cattalini no dia 1º de junho de 1989 na função de office boy. A partir dali, foi me despertando o interesse de crescimento profissional. Coloquei na cabeça que um dia chegaria à gerência. De lá para cá, sempre procurei trabalhar, conhecer outras áreas, estudar bastante e me profissionalizar na área que atuo. Concluí as faculdades de Ciências Contábeis e Direito, além de duas pós-graduações em Gestão de Pessoas e Direito Tributário, e vários cursos relacionados à área de Gestão Administrativa e Tributária”, contou.

O executivo também aproveitou para detalhar as suas atividades dentro da Cattalini, empresa fundada em 1981, em Paranaguá. Conforme destacou, a sua carreira está atrelada ao controle, planejamento e resultados. “Ser controller é trabalhar em várias áreas, mas, principalmente, cuidar das partes administrativa e financeira, com planejamentos a longo prazo”, complementou.

fabio cattalini
“É preciso sempre ser quem você é, trabalhar corretamente e tentar ser espelho para os colegas”, aconselha Fábio. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Fábio também mencionou algumas iniciativas que a Cattalini desenvolve ao longo de sua gestão. “Um projeto que eu gosto muito, e que tenho muito carinho, é a parte de sustentabilidade. Há vários projetos apoiados pela Cattalini ligados ao bem-estar da comunidade e com ações para Paranaguá. Tenho muito orgulho de trabalhar em uma empresa que valoriza esse aspecto”, contou.

Homenagem


Ao ser perguntado a respeito do momento em que ficou sabendo da homenagem, Fábio Jorge disse ter fica emocionado com as palavras do vereador Nilson Diniz e diante das várias ligações que recebeu o parabenizando. “Vou ser bem transparente: fiquei muito feliz. Eu não esperava esta honraria. Todo trabalho que realizamos aqui na Cattalini Terminais é feito com muito carinho e a partir de projetos e programas desenvolvidos por várias pessoas, unidas por um propósito. Isso mostra como é bom atuar em uma empresa que tem, entre seus princípios, o desenvolvimento da comunidade”, descreveu. 

Fábio também reforçou que as ações desenvolvidas pela Cattalini foram as responsáveis por impulsionar esse título de honraria.

Importante mencionar as ações que a Cattalini vem desenvolvendo, apoiadas pelos acionistas e pelo diretor-presidente José Paulo Fernandes, pelas autoridades, pelos voluntários e pela comunidade local. A Cattalini acredita que não adianta implantar um projeto na região se a população não estiver de acordo. Também não podemos esquecer do apoio do terceiro setor, que sempre contribuiu com as nossas ações. Então, todo esse pessoal nos ajudou a alcançar essa homenagem da Câmara”, explicou.

Cattalini
A Cattalini, empresa parnanguara, é o maior terminal independente de granéis líquidos do Brasil. Foto: Divulgação

Conselho para os mais jovens

Ao final da conversa, Fábio Martins Jorge deixou um recado aos jovens que pretendem, um dia, alcançar o sucesso profissional. Ele relata que sempre é necessário buscar ser referência para o próximo. “É preciso sempre ser quem você é, trabalhar corretamente, não importa em qual área, e tentar ser espelho para os colegas. Comecei a trabalhar com 16 anos, em um supermercado local, como empacotador. Eu sempre aconselhei os meus colegas que, além de se dedicar ao máximo em suas tarefas, tem que se profissionalizar através dos estudos”, finalizou o controller da Cattalini Terminais Marítimos.

A entrega do título será realizada em Sessão Solene promovida pelo Legislativo. Ainda não foi estabelecida uma data, mas a Casa de Leis informou que, após a definição do dia da cerimônia, fará a divulgação por meio dos seus canais oficiais.


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *