Klabin e Prefeitura assinam termo de compromisso para construção de novo terminal


Por Redação Publicado 16/06/2021 às 15h42 Atualizado 16/02/2024 às 05h20

No final da manhã desta quarta-feira (16) o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), assinou o alvará de construção referente ao novo armazém na área primária do porto com mais de 23 mil metros quadrados. O Termo de Compromisso Urbanístico (TCU) determina as obrigações do município e da empresa, com base no Estudo de Impacto de Vizinha (EIV).

“Os novos investimentos da empresa na cidade irão gerar aumento de emprego e renda. Com a liberação do alvará entraram aproximadamente 200 mil reais nos cofres públicos, além disso os empregos gerados na construção da obra deverão passar pela secretaria do Trabalho, ofertando assim cerca de 200 empregos diretos aos parnanguaras”, disse o prefeito Marcelo Roque.

Uma das obrigações do município, de acordo com o Termo de Compromisso Urbanístico, é a emissão do alvará, a qual já foi entregue aos representantes da Klabin. O documento determina que a empresa siga as condicionantes contidas no Termo de Anuência Prévia (TAP), emitido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma); efetuar o plantio de mudas de árvores, considerando o Plano de Arborização Urbana; contratação de mão de obra através da Secretaria Municipal do Trabalho (Semtra); investir na apresentação de um projeto funcional para a passagem em desnível nos cruzamentos da linha férrea com a avenida Roque Vernalha; executar a construção de passarela na avenida Arthur Miranda Ramos, entre outros.

Assinatura aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Paranaguá. Foto: PMP

“Neste momento, queremos reforçar o nosso agradecimento para a Prefeitura de Paranaguá e as Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente pela parceria em todo o processo e na emissão do Alvará de Construção do Terminal da Klabin (PAR-01) no Porto de Paranaguá. Estamos felizes por cumprirmos mais esta importante etapa, que foi possível pelo constante empenho dos envolvidos e que compartilham da nossa visão de desenvolvimento sustentável conjunto”, afirma Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin.

A assinatura do TCU aconteceu na sala de reuniões do Palácio São José, sede administrativa da Prefeitura de Paranaguá, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fábio Santos, o secretário de Urbanismo, Claúdio Koiti Takiguti, o arquiteto João Paulo Castilho e o engenheiro da empresa Carlos Modena.

Por Prefeitura de Paranaguá