Mosaic quer divisão de fertilizantes da Vale


Por Redação JB Litoral Publicado 20/06/2016 às 14h38 Atualizado 14/02/2024 às 13h54

A Mosaic Co., maior produtora de fosfato concentrado do mundo, entrou em conversações para comprar a unidade de fertilizantes da Vale, em um renovado esforço para crescer na América do Sul e na África, disseram três fontes com conhecimento do assunto. Embora as duas companhias estejam discutindo qual a melhor estrutura para o negócio, a primeira fonte disse que um acerto envolvendo dinheiro e ações é a opção preferida neste momento.

A mesma fonte, que pediu para não ser identificada, disse que o valor dos ativos de fertilizantes da Vale pode chegar a US$ 3 bilhões. A Mosaic e a Vale também estão discutindo outras alternativas para o negócio, disseram as outras duas fontes, sem elaborar.

Sob os termos da primeira opção, a brasileira Vale se tornaria a maior acionista da Mosaic, com uma participação entre 12% e 15%, dependendo do tamanho do acordo envolvendo ações, disse a primeira fonte. As empresas não quiseram comentar o assunto.

A Mosaic está à procura de ativos em fosfatados ou potássio que poderiam ser adquiridos por uma barganha em um setor de commodities mais fraco, disse o presidente-executivo Joc O’Rourke em fevereiro.

Por Reuters | De São Paulo 

Fonte : Valor