Novo ministro de Portos e Aeroportos se reúne com diretor-presidente da Portos do Paraná, em Brasília


Por Flávia Barros Publicado 30/09/2023 às 09h55 Atualizado 19/02/2024 às 00h58

Empresários, autoridades e especialistas da área portuária se reuniram em Brasília, Distrito Federal, na última quarta-feira (27), para discutir soluções para os problemas que impactam na eficiência do Porto de Santos (SP), o maior da América do Sul. Entre os participantes, estava o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que também é presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). No evento, Garcia participou do painel “Novo PAC – R$ 349 bilhões em investimentos”.

Visita ao novo ministro

No dia seguinte, quinta-feira (28), o diretor foi recebido no gabinete do novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, empossado no cargo em 13 de setembro. De acordo com o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia, o ministro foi convidado a conhecer a Portos do Paraná, que já conquistou quatro vezes seguidas o prêmio de melhor gestão portuária do país.

Também foram apresentados os excelentes resultados de movimentação, principalmente de 2023, ano em que alcançamos a marca de maior safra de soja da história. O encontro com o ministro foi de extrema importância para estreitar os laços e destacar ainda mais o trabalho realizado no estado do Paraná“, disse Luiz Fernando ao JB Litoral.

Presente

Já o ministro, registrou a visita em seu perfil no Instagram.

Noite de reunião com Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná. No encontro, Fernando nos trouxe as atualizações sobre os processos da Portos do Paraná em trâmite no Ministério. Fernando, obrigado pelo presente, o livro Guia de melhores práticas de sustentabilidade portuária”, publicou Costa Filho.

Perfil

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), 41 anos, iniciou a carreira política aos 21 anos, sendo eleito em 2004 como o vereador mais jovem da história do Recife, capital de Pernambuco. Depois disso, o republicano que é filho do ex-deputado federal Sílvio Costa, foi deputado estadual por três mandatos e estava, antes de assumir o ministério, em seu 2º mandato como deputado Federal por Pernambuco. Além das experiências no Legislativo, Costa Filho já foi Secretário de Turismo pelo Governo de Pernambuco.

Primeiros passos

Assim que assumiu a pasta no Executivo Federal, o ministro deu declarações sobre o programa “Voa, Brasil”, do seu antecessor Márcio França (PSB-SP), que saiu do Turismo e assumiu o novo ministério de Empreendedorismo. Costa Filho afirmou que dará continuidade ao programa e que vai buscar baixar os preços das passagens aéreas. O novo ministro também de posicionou contrário à privatização do Porto de Santos (SP).

O nosso desejo é de trabalhar pela não privatização, mas vamos dialogar com o setor produtivo“, declarou Sílvio Costa Filho.