Novo terminal de movimentação de veículos começa a operar com acordo coletivo que valoriza TPA’s, em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 06/09/2024 às 16h13 Atualizado 09/09/2024 às 14h10

O novo terminal destinado à movimentação de veículos no porto de Paranaguá (PAR12), leiloado em dezembro de 2020, em pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), e arrematado pela Ascensus Gestão e Participações, por R$ 25 milhões, começou a operar no último domingo, 1º de setembro, com acordo coletivo de trabalho que agradou os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s). O acordo é válido de 1º de setembro de 2024 a 31 de agosto de 2026, com data-base da categoria em 1º de setembro.

A Ascensus vai começar a trabalhar agora com a parte operacional no navio. É uma empresa que já tem um grande potencial a nível de Brasil, com isso, trouxe também um avanço muito grande no nosso acordo coletivo, no qual os estivadores vão ter 100% de reajuste nas taxas, sendo que 39% vão ser aplicadas de imediato e 61% para o começo do ano que vem”, detalhou ao JB Litoral o secretário de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais de Paranaguá, Everson Farias

O secretário também ressaltou os ganhos para a economia da cidade. “O acordo firmado com o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, como também está sendo firmado com o Sindicato dos Arrumadores, traz ganhos tanto para o trabalhador quanto para a cidade, que terá mais injeção de recursos com esse aumento da movimentação de automóveis no porto de Paranaguá”, disse Everson.

Valorização

Os dirigentes do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, Sindestiva, foram recebidos pelo prefeito Marcelo Roque (PSD), na última semana. “Sem dúvida estamos trazendo para Paranaguá mais renda. Pelo que já se sabe, essa empresa vai movimentar bastante receita e isso é bom para a população, para o trabalhador, que compra no comércio local, que gasta aqui”, afirmou João Fernando da Luz, o Nando, presidente do Sindestiva, durante encontro com o prefeito.

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João Fernando da Luz, o Nando, presidente do Sindestiva, comemorou o acordo fechado com a categoria. Foto: Juan Lima/ JB Litoral

Com essa nova empresa que está em Paranaguá, que fechou acordo com 100% a mais da tabela, isso é a valorização da Estiva, que tem feito um bom trabalho, com avaria zero na descida desses veículos dos navios. Então é um ganho importante”, avaliou Marcelo Roque.

O primeiro

O terminal PAR12 tem 74,1 mil metros quadrados de área, capacidade estática para 4 mil veículos e armazenagem anual de 120 mil veículos. Fica localizado na retroárea do porto de Paranaguá e foi o primeiro leilão, realizado em 18 de dezembro de 2020, quando o Paraná passou a ser o primeiro estado do Brasil a conceder um terminal portuário por decisão própria, depois de receber autonomia para administrar os contratos de exploração de áreas, em agosto de 2019.

Além de arrematar a área por R$ 25 milhões, a Ascensus tem a obrigação de fazer investimentos de R$ 22 milhões ao longo de 25 anos, além de pagamentos ordinários mensais pela ocupação. A instalação do novo terminal gera cerca de 30 empregos diretos e 100 indiretos, com os TPA’s.

RO-RO

No novo terminal, inicialmente previsto para começar a operar em dezembro de 2022, foram implantados equipamentos e edificações para a movimentação e armazenagem de cargas Roll-on/Roll-off (automóveis de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas). Ao fim dos 25 anos de contrato, o que foi investido ficará com o porto de Paranaguá.

As cargas Roll-on/Roll-off são caracterizadas por embarcar e desembarcar nos navios pelos seus próprios meios, sem necessitar de equipamentos para carregamento. Segundo a Portos do Paraná, nesta modalidade, a demanda estimada em Paranaguá vai de 287 mil a 461 mil veículos/ano até 2045. Através da ponderação dos tempos médios de estadia pela proporção de fluxo de exportações e importações, calcula-se que o aproveitamento de pátio do PAR12 seja de 84%.

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