“O porto de Paranaguá tem demonstrado um desenvolvimento impressionante”, diz diplomata do Ministério das Relações Exteriores


Por Cleverson Teixeira Publicado 30/04/2024 às 12h21
A palestra foi ministrada pelo diplomata Paulo Fernando Pinheiro Machado. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
A palestra foi ministrada pelo diplomata Paulo Fernando Pinheiro Machado. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Na última quinta-feira (25), a Portos do Paraná realizou, no Palácio Taguaré, em Paranaguá, uma palestra sobre Cultura Marítima e Identidade Nacional. Voltado à comunidade portuária e aos empresários, o evento foi conduzido pelo diplomata do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, Paulo Fernando Pinheiro Machado.

Ele possui uma vasta trajetória profissional, que abrange trabalhos como jornalista, escritor e advogado. Machado também ocupa a função de vice-presidente da Comissão de Direito Internacional – do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Além disso, é membro da London Maritime Arbitrators Association (LMAA) e perito do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Marinha do Brasil (CEPE-MB). Ao longo de sua carreira, publicou três livros, os quais são intitulados de “Ideias e Diplomacia”, “Linha de Água” e “Centelhas de Tempestade”. 

Durante a conferência, Paulo descreveu o objetivo da conversa com os funcionários do porto e membros da comunidade portuária, destacando a relevância de apresentar assuntos como a economia e a cultura do mar. Ele também citou a Amazônia Azul – termo utilizado para se referir ao território marítimo brasileiro.

“Paranaguá tem um porto que demonstra um desenvolvimento impressionante. A ideia é lançar sempre um debate sobre a importância da economia do mar, da cultura marítima e da nossa Amazônia Azul, para o desenvolvimento não só de Paranaguá e do porto, mas do Brasil inteiro. Aqui, como falamos, é um dos principais elos de comunicação do nosso país com o mundo”, afirmou.

O diplomata também dialogou sobre tecnologia e economia produtiva, evidenciando o trabalho realizado pelo porto de Paranaguá nessas duas áreas. “O porto está em uma posição de vanguarda. Ele já tem desenvolvido as suas soluções tecnológicas próprias e entra no cenário internacional de forma competitiva. Agora, é manter a sua posição, que é um desafio específico. Mas é com grande orgulho que a gente vê o porto saindo na frente”, concluiu o diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Fernando Pinheiro Machado.

O evento contou com a participação de funcionários do porto e comunidade portuária. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
O evento contou com a participação de funcionários do porto e comunidade portuária. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

VISÃO GLOBAL


O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou a respeito da contribuição que o encontro trará para os envolvidos. Ele também enalteceu a experiência do palestrante.

“Essas discussões são importantes, para que nos coloquemos sempre na vanguarda, em um mercado tão competitivo”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
“Essas discussões são importantes, para que nos coloquemos sempre na vanguarda, em um mercado tão competitivo”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

“É uma satisfação receber o doutor Paulo Machado, um dos mais brilhantes quadros que a nossa diplomacia brasileira tem hoje. E ele trouxe toda a sua experiência, a sua visão global sobre a economia marítima e o nosso futuro. Então, isso pode despertar em nosso corpo de colaboradores uma identificação um pouco maior. Uma ação, realizada por nós, reflete diretamente em um mundo totalmente conectado”, ressaltou Garcia.

Por fim, ele reforçou a posição de destaque do porto de Paranaguá, descrevendo o estímulo que a empresa pública oferece aos seus colaboradores. “Essas discussões são importantes, para que nos coloquemos sempre na vanguarda, em um mercado tão competitivo. Faz parte do nosso papel incentivar, trazer boas pessoas, aqui, com palestras e provocações excelentes. Isso nos deixa atentos, para que tenhamos consciência da nossa importância frente a um papel na logística nacional”, conclui o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *