OGMO debate segurança no trabalho na 24ª Semana de Prevenção de Acidentes


Por Gabriela Perecin Publicado 18/11/2025 às 15h15

O OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá) realizou a 24ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP 2025), no Antigo Grêmio Bunge. Com o tema “Segurança não atrasa o trabalho, acelera a vida”, a programação contou com palestras e dinâmicas, entre outras atividades.

foto 1 EVENTO OGMO – FOTO JB LITORAL (4)
Trabalhadores aprovaram 24ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário. Foto: Maisy Pires/JB Litoral

De 10 a 14 de novembro, foram trabalhados assuntos como cultura de segurança, trânsito (com dinâmica de óculos virtual), saúde mental (NR-01), primeiros socorros, diversidade e inclusão no ambiente portuário. A Norma Regulamentadora NR-01 trata das disposições gerais e do gerenciamento de riscos ocupacionais nas empresas. A atualização, publicada por meio da Portaria nº 1.419/2024, inclui a obrigatoriedade de considerar os Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho (FRPRT) no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

foto 3 Shana Bertol Aniversário OGMO Paranaguá Foto Diogo Monteiro JB Litoral (7)
Shana Bertol reforça a importância da iniciativa para a categoria. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Para a diretora-executiva do OGMO Paranaguá, Shana Carolina Bertol, a SIPATP é necessária, ainda mais neste setor, que exige atenção redobrada devido às operações complexas. “Iniciativas como a SIPATP têm papel decisivo na prevenção de acidentes, na promoção de práticas seguras e no fortalecimento da cultura de segurança no porto. Investir em segurança é investir na vida, na eficiência das operações e no futuro sustentável da atividade portuária”, declarou.

Prevenção em foco

A coordenadora de saúde e segurança do OGMO, Cristina Gouvêa, destacou a importância da abordagem dos temas para os cerca de 500 participantes. “Falamos sobre diversidade, algo muito importante no ambiente de trabalho, porque somos diversos. Essa semana tivemos vários temas importantes, como saúde mental, primeiros socorros, também sobre cultura de segurança”, disse Cristina.

foto 3 Cristina Gouvêa – Coordenadora de Saúde e Segurança do OGMO (1)
A coordenadora de saúde e segurança do OGMO, Cristina Gouvêa, disse que a semana reuniu cerca de 500 participantes. Foto: Maisy Pires/JB Litoral

Além disso, os trabalhadores portuários tiveram outras atividades, como ginástica laboral, verificação de pressão arterial e glicemia. A auxiliar administrativa na empresa Centro Sul, Kethellyn Moura, participou da SIPATP 2025 e aprovou a iniciativa.

foto 2 KETHELLYN MOURA – Auxiliar Administrativo Centro Sul
A auxiliar administrativa na empresa Centro Sul, Kethellyn Moura, avaliou a semana como enriquecedora. Foto: Maisy Pires/JB Litoral

“Para nós, trabalhadores portuários, têm sido tudo bastante enriquecedor. O trabalhador está falando agora sobre saúde mental, também tivemos um pessoal que palestrou sobre a importância dos usos dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) no dia a dia do cooperador, que nos traz para trabalhar com segurança e voltar para os nossos familiares em segurança também”, considerou a trabalhadora.

O líder de Qualidade na empresa Marcon, Lawrence Morato, contou que, em sua área de atuação, os acidentes de trabalho costumam ser leves. “Na minha área, da parte de veículos, de vez em quando acontece uma pane que acaba causando um acidente, mas não tem vítimas com danos graves, são mais danos materiais”, declarou Lawrence.

foto 4 Lawrence Morato – Lider de Qualidade da Empresa Marcon
O líder de Qualidade na empresa Marcon, Lawrence Morato, citou a importância da atualização sobre o tema. Foto: Maisy Pires/JB Litoral

Segundo ele, a SIPATP é um evento importante e esperado, surgindo como uma oportunidade de aprender mais sobre a segurança no trabalho. “Conscientiza muito sobre a parte de acidentes. Os técnicos de segurança de todas as empresas sempre estão debatendo, mas ver as ocasiões em que acontecem os acidentes em outras empresas impacta muito”, afirmou Lawrence.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é um evento anual de conscientização obrigatório para empresas que possuem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *