OGMO encerra ano com homenagens aos trabalhadores portuários


Por Flávia Barros Publicado 23/12/2023 às 14h15 Atualizado 19/02/2024 às 08h45

O OGMO Paranaguá promoveu, na última sexta-feira (22), um café da manhã para marcar o encerramento de 2023. Durante o evento foram homenageados os trabalhadores portuários avulsos destacados no programa “TPA Essencial de 2023”, em termos de produtividade com segurança. A diretora-executiva do OGMO, Shana Bertol, conta que a meta era colocar o programa em prática desde 2021.

A gente tem trabalhado nela há dois anos e, felizmente, agora em 2023 a gente conseguiu colocá-la em prática, porque a gente sempre visou muito esse reconhecimento dos trabalhadores que se dedicam tanto no trabalho deles no Porto, que tem tantos critérios a serem operados em termos não só de produtividade, como de segurança”, disse ao JB Litoral. Shana também cita que 173 trabalhadores já foram homenageados.

A gente iniciou o programa em julho e fez, a cada mês, a homenagem por setores, um determinado tipo de carga, ou seja, tem homenagem ao fertilizante, na sacaria. Hoje a gente fez ah o reconhecimento nos RoRo e container. Então, cada mês a gente destaca um segmento de carga para que a gente possa fazer o reconhecimento desses trabalhadores que não é individual, é por equipes de trabalho”, detalhou.

Ano positivo

A dirigente também fez um balanço de 2023, para o setor.

A gente teve um ano positivo, até conversei com os presidentes hoje dos sindicatos, tivemos todas as convenções coletivas assinadas. Também temos avançados em ferramentas importantes para o desenvolvimento do sistema portuário e, principalmente, para que a gente possa manter o essencial dessa mão de obra avulsa, que é o objetivo tanto do OGMO quanto dos sindicatos laborais”, avaliou Shana Bertol.

O gerente operacional do OGMO, Manuel Rubens de Magalhães Filho, reforçou a importância do dia festivo. “Estamos aqui reunidos para reconhecer aqueles trabalhadores que, ao longo dos meses, têm se destacado não só na produtividade, mas na questão também da segurança, saúde do trabalho, em todos os sentidos. Nós só temos a agradecer ao trabalhador, todo esse ano que se dedicou e que trouxe vários recordes para o nosso porto”, disse.

Parceria

Para o presidente da Intersindical, Marcos Ventura Alves, o ano foi especial em todos os aspectos e, sobretudo, no respeito às relações de trabalho.

Estar não só como presidente da Intersindical, mas presenciar todos os sindicatos, com suas CCTs assinadas, isso pra nós foi uma honra, um ano muito bom que a gente não via desde 2012. E também porque o porto este ano foi muito bom, muito generoso conosco e foi uma excelente parceria”, ressaltou.

Eu tenho um respeito muito grande por todos os sindicatos, estiva, arrumador, consertador, trabalhador por trás do bloco, os portuários também que estão conosco. Foi um ano muito bom para todos nós. Eu acredito que em 2024 vai ser melhor ainda, açúcar, sacaria, celulose, muitos navios de adubo, então ficamos agradecidos”, finalizou.