Parceria de mais de meio século entre Cargill e Paranaguá impulsiona progresso e sustentabilidade no Porto Dom Pedro II


Por Luiza Rampelotti Publicado 19/03/2024 às 17h08
cargill
Dentro dos 89 anos do porto, cerca de 56 anos (e contando) foram marcados por uma parceria duradoura entre a comunidade local e a Cargill. Foto: APPA

A trajetória de Paranaguá se entrelaça com os 89 anos de história do Porto Dom Pedro II, celebrados no último domingo (17). Dentro dessas décadas, cerca de 56 anos (e contando) foram marcados por uma parceria duradoura entre a comunidade e a Cargill, uma das principais empresas globais do agronegócio.

Ao JB Litoral, André Maragliano, gerente geral da Cargill, compartilha detalhes sobre a profunda ligação da empresa com a região e seus projetos voltados para a comunidade e a sustentabilidade. “Para nós, esses 89 anos representam mais do que uma mera data comemorativa; eles simbolizam uma jornada de compromisso e colaboração com Paranaguá e seus moradores“, afirma.

A presença da Cargill nas operações portuárias de Paranaguá tem sido marcada por investimentos significativos e uma relação de confiança mútua. “Acreditamos no potencial do Paraná e de Paranaguá desde o início, e nossa presença aqui não se limita apenas às operações portuárias. Estamos profundamente engajados em fazer uma diferença positiva na comunidade local“, destaca Maragliano.

Nesse sentido, a Cargill desenvolve uma série de programas sociais e de voluntariado que visam atender às necessidades locais de maneira abrangente e eficaz. Projetos como o “Fura-Bolo”, que leva aos estudantes a “Coleção Fura-Bolo”, composto por oito livros de literatura infantil; e o “Comer e Brincar na Escola”, que promove hábitos alimentares saudáveis e evitando o desperdício, proporcionando não apenas assistência material, mas também promovendo um senso de união e solidariedade.

Acreditamos no potencial de Paranaguá desde o início, e nossa presença aqui não se limita apenas às operações portuárias. Estamos engajados em fazer uma diferença positiva na comunidade local", destaca o gerente geral da Cargill, André Maragliano. Foto: Folha do Litoral
Acreditamos no potencial de Paranaguá desde o início, e nossa presença aqui não se limita apenas às operações portuárias. Estamos engajados em fazer uma diferença positiva na comunidade local”, destaca o gerente geral da Cargill, André Maragliano. Foto: Folha do Litoral

Empoderamento da comunidade
 

No entanto, nosso compromisso vai além do assistencialismo. Queremos capacitar e empoderar a comunidade local“, pontua Maragliano. É nesse contexto que se insere a iniciativa inovadora da Plataforma Nobis, em parceria com a Prefeitura, que promove o desenvolvimento e a valorização de mulheres locais. O programa, que já está em andamento, tem como objetivo triplicar a renda de 99 mulheres selecionadas durante um período de um ano, proporcionando não apenas independência financeira, mas também dignidade e autoestima.

Acreditamos firmemente no potencial das pessoas e na importância de investir em seu desenvolvimento”, afirma o gerente geral. “Essas mulheres não apenas transformarão suas próprias vidas, mas também impactarão positivamente suas famílias e comunidades, o que representa cerca de 400 pessoas entre crianças e idosos”, completa.

Além do compromisso social, a Cargill também se destaca por sua abordagem progressista à diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Com redes dedicadas à comunidade LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência, a empresa busca criar um ambiente de trabalho equitativo e inclusivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados.

A Cargill se orgulha de sua Rede Pride, que engloba toda a comunidade LGBTQIA+. Além disso, temos o programa Mulheres Operando no Brasil (MOB), focado na inclusão das mulheres, especialmente em cargos operacionais. Posso afirmar com satisfação que hoje, em nossa gestão de terminal em operação, cerca de 50% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres”, diz Maragliano.


Inclusão social


Ele destaca que a área de operação, reconhecida por seus desafios, passou por uma transformação significativa. Com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher e do OGMO, a empresa implementou um treinamento voltado para o desenvolvimento das mulheres nas operações portuárias de Paranaguá. “Dessa primeira turma, contratamos três mulheres, que já estão desempenhando suas funções com excelência”, comenta.

Além das redes mencionadas, o terminal também mantém a Rede INcluir, que garante a inclusão de pessoas com deficiência; e a Rede Afros, a diversidade racial e étnica, garantindo um ambiente acolhedor para todos.

Além disso, a empresa promove o programa Working Parents, que apoia os pais e mães que trabalham na companhia. “Reconhecemos a importância de conciliar responsabilidades familiares com o trabalho, e estamos comprometidos em proporcionar um ambiente que promova essa conciliação“, diz Maragliano.

O gerente geral destaca que o objetivo da Cargill vai além de limites internos, buscando inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho. “E estamos felizes em constatar que esse esforço está rendendo frutos, com várias empresas nos procurando para replicar nossos modelos de rede”, conta. “Nossa visão de sucesso vai além dos números; é sobre criar um ambiente onde todos possam prosperar e contribuir para o seu máximo potencial. Estamos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e procuramos refletir esses valores em todas as nossas práticas e políticas internas“, acrescenta Maragliano.


Compromisso com a sustentabilidade


Além de seu compromisso com a comunidade, a Cargill também está focada na sustentabilidade ambiental. Projetos como o navio Pixys Ocean, que reduz as emissões de CO2 em 30%, refletem essa responsabilidade. O porto de Paranaguá tem apoiado essa iniciativa, oferecendo prioridade de atracação para navios ecologicamente corretos, incentivando outras empresas a adotarem práticas mais sustentáveis.

Estamos comprometidos em agir como agentes de mudança positiva, não apenas para a comunidade local, mas também para o meio ambiente. Nossa parceria com o porto de Paranaguá, por meio da Portos do Paraná, é um exemplo concreto de como empresas e órgãos públicos podem colaborar para promover o desenvolvimento sustentável”, diz. “Estamos orgulhosos de nossa história em Paranaguá e comprometidos em continuar fazendo a diferença, não apenas hoje, mas também para as gerações futuras“, conclui Maragliano.

Além de seu compromisso com a comunidade, a empresa também está focada na sustentabilidade ambiental. Projetos como o navio Pixys Ocean, que reduz as emissões de CO2 em 30%, refletem essa responsabilidade. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Além de seu compromisso com a comunidade, a empresa também está focada na sustentabilidade ambiental. Projetos como o navio Pixys Ocean, que reduz as emissões de CO2 em 30%, refletem essa responsabilidade. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *