Parnanguara é o novo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério de Portos e Aeroportos


Por Flávia Barros Publicado 09/12/2023 às 18h11 Atualizado 19/02/2024 às 07h17

Dois meses após assumir como diretor de Outorgas na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), do Governo Federal, o parnanguara Alex Sandro de Ávila, 35 anos, alçou voos ainda mais altos e é o novo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério de Portos e Aeroportos. A portaria com a nomeação foi publicada na última quinta-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU).

Ávila assume a vaga no lugar de Mariana Pescatori, que foi nomeada secretária executiva do Ministério, cargo só abaixo do ministro, no último dia 30.

No dia em que a nomeação de Ávila foi publicada no DOU, o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, felicitou o novo secretário. “Competente parnanguara levando o nome da nossa cidade além das fronteiras, em um cargo com muita representatividade, relevância e importância”, disse.

É dele a responsabilidade de analisar, dar tratamento e encaminhamento aos pleitos relativos aos temas dos contratos portuários vigentes e arrendamentos. Também cabe à sua pasta a condução dos assuntos relativos aos novos leilões. Bastante trabalho! Desejo sucesso e que Deus lhe abençoe em sua nova jornada”, completou Pioli.

Outras missões


Na última semana de novembro, Alex Sandro de Ávila abraçou mais dois desafios, quando passou a conduzir, em paralelo à função em Brasília, a presidência do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Antonina e o comando do CAP de Paranaguá.

Para mim é um prazer, uma satisfação, uma honra, ter a oportunidade de presidir esses conselhos. Eu sou parnanguara e desenvolvi toda minha carreira aqui em Paranaguá, depois tive a oportunidade de ir a outros portos, fui para a Docas da Bahia, e, agora, nessa passagem pela Secretaria de Portos lá em Brasília, é uma honra e uma satisfação ter o prazer de voltar à minha casa e poder contribuir aqui nos Conselhos”, destacou o novo secretário.

Antes de preparar as malas e partir rumo a Brasília, como diretor de Outorgas na SNPTA, Alex atuava como como diretor de Relações Institucionais do PPF – Porto Ponta do Félix, em Antonina, desde maio de 2020 a outubro deste ano.

Além de secretário no Ministério de Portos e Aeroportos, Alex é presidente dos Conselhos de Autoridade Portuária de Paranaguá e de Antonina. Foto: Rodrigo Sell/ Portos do Paraná

Currículo


Ele é graduado na área de Ciências Humanas e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 16 anos de experiência na área portuária. Alex Sandro exerceu vários cargos nos portos de Paranaguá e Antonina, onde atuou na Diretoria de Desenvolvimento Comercial, na assessoria da Diretoria Comercial, assessoria do Gabinete da Presidência, como chefe do Departamento de Planejamento e, por três anos, como diretor Administrativo e Financeiro.

Em março de 2019 foi designado diretor de Gestão Administrativa e Financeira da Cia das Docas do Estado da Bahia e, em setembro do mesmo ano, assumiu a presidência da empresa, permanecendo na função até janeiro de 2020. Em maio de 2020, iniciou trajetória na iniciativa privada, como diretor Administrativo e Financeiro do Terminais Portuários da Ponta do Felix (TPPF), em Antonina.