PASA projeta expansão para 2024, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 21/03/2024 às 23h41
A PASA realizou a instalação de um segundo carregador de navios (shiploader), capaz de movimentar até 2,5 mil toneladas por hora. Foto: Divulgação
A PASA realizou a instalação de um segundo carregador de navios (shiploader), capaz de movimentar até 2,5 mil toneladas por hora. Foto: Divulgação

O ano de 2023 foi próspero para a comunidade portuária de Paranaguá, que registrou um volume recorde de movimentação de 65 milhões de toneladas ao longo do período. Entre os pilares desse sucesso, se destaca a contribuição da PASA – Paraná Operações Portuárias S.A., uma empresa parnanguara integrante do complexo portuário e especializada no segmento de granéis vegetais, com ênfase no segmento de açúcar tipo VHP. No respectivo período, a PASA contribuiu com o embarque de 4,4 milhões de toneladas de granéis, entre eles açúcar e soja.

Para alavancar esse marco, o terminal realizou investimentos estratégicos que culminaram em uma expansão notável no segundo semestre de 2023. Como resultado, para 2024, a empresa projeta um incremento de 60% em sua capacidade de embarque. “Este avanço significa que a PASA está agora apta a contribuir de forma ainda mais expressiva com a comunidade portuária, almejando movimentar cerca de 7 milhões de toneladas de graneis vegetais em 2024, com especial destaque para açúcar e soja, o que certamente impulsionará novos recordes no porto de Paranaguá“, esclarece Pérsio Souza de Assis, diretor da empresa.

Os investimentos realizados pela PASA foram expressivos. O projeto de expansão demandou um aporte financeiro que ultrapassou a marca dos R$ 280 milhões. Dividido em duas fases, o projeto resultou na construção de um novo armazém graneleiro, com capacidade para 90 mil toneladas de açúcar, e na instalação de um segundo carregador de navios (shiploader), capaz de movimentar até 2,5 mil toneladas por hora. Com a conclusão das obras, a empresa passa a deter uma capacidade estática de armazenamento de 329 mil toneladas de granéis sólidos de origem vegetal, e capacidade nominal de carregamento de navios na ordem de 4 mil toneladas/hora.


Reconhecimento do compromisso social


Entretanto, os esforços da PASA vão além dos investimentos em infraestrutura, trazendo também benefícios econômicos e sociais para o município de Paranaguá e toda a região. A empresa apoia uma série de projetos socioassistenciais locais, abraçando instituições como o Lar dos Idosos Perseverança, o Asilo São Vicente de Paula, a APAE, associações esportivas locais, como a APAF e Monte Sião, e projetos de saúde em hospitais renomados, como o Pequeno Príncipe, Erasto Gaertner e Angelina Caron.

Em reconhecimento a seu compromisso social e ambiental, a empresa foi agraciada recentemente com o Selo “Empresa que Inclui e Protege” pela Prefeitura de Paranaguá. Este selo destaca o empenho da PASA em contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, direcionando recursos para melhorar as condições de vida na cidade.

Receber este selo é de extrema importância para nós. Agora podemos repassar nossos recursos com tranquilidade, sabendo que serão investidos de forma transparente e benéfica para Paranaguá. É fundamental para nossa empresa que esses recursos permaneçam na comunidade, beneficiando diretamente seus habitantes com projetos e iniciativas essenciais“, enfatiza José Antônio dos Santos Junior, supervisor de Segurança e Meio Ambiente da empresa.

Com os investimentos em expansão, agora a PASA conta com duas linhas de embarque, com capacidade total de 4 mil toneladas por hora. Foto: Divulgação
Com os investimentos em expansão, agora a PASA conta com duas linhas de embarque, com capacidade total de 4 mil toneladas por hora. Foto: Divulgação

Futuro promissor


Para o ano de 2024, a expectativa é de ampliação dos projetos apoiados pela PASA, uma vez que a expansão da empresa promete um impacto ainda maior na comunidade. O gerente Administrativo e Financeiro da empresa, Osvaldo Inácio da Silva, destaca que, além do aumento na movimentação de cargas, haverá uma expansão significativa dos projetos sociais patrocinados pela empresa.

Com a expansão e a meta de alcançarmos 7 milhões de toneladas movimentadas durante o ano, a comunidade local será diretamente beneficiada. O aumento na movimentação de cargas impulsionará a receita da empresa e, como consequência, permitirá à PASA contribuir ainda mais com a comunidade, direcionando esses recursos para o município através do incremento no número de empregos, na arrecadação de impostos aos cofres municipais e no suporte financeiro aos projetos sociais existentes“, assegura Osvaldo Inácio.

Ele ainda destaca o incremento significativo das oportunidades de emprego decorrentes da expansão das operações da PASA. A empresa viu um aumento direto de 60 novos postos de trabalho, contratados internamente, além dos empregos indiretos gerados pela expansão das atividades portuárias, e aqueles que possivelmente surgirão durante a maturação dos projetos em andamento.

A PASA não apenas impulsiona o crescimento econômico do porto de Paranaguá, mas também promove o desenvolvimento social e ambiental da comunidade local, reiterando seu compromisso com o progresso sustentável e inclusivo, fruto do seu compromisso com a comunidade na qual está inserida”, conclui Osvaldo Inácio.

O prefeito Marcelo Roque, a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, o diretor da PASA, Persio Souza de Assis, e o supervisor de Segurança e Meio Ambiente da empresa, José Antônio dos Santos Junior, durante a entrega do Selo "Empresa que Inclui e Protege". Foto: Prefeitura de Paranaguá
O prefeito Marcelo Roque, a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, o diretor da PASA, Persio Souza de Assis, e o supervisor de Segurança e Meio Ambiente da empresa, José Antônio dos Santos Junior, durante a entrega do Selo “Empresa que Inclui e Protege”. Foto: Prefeitura de Paranaguá


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *