Porto de Paranaguá inaugura rota direta com a China, representando um marco no comércio internacional
Na segunda-feira (18), o porto de Paranaguá vivenciou um marco histórico para as relações comerciais entre Brasil e China: a estreia da nova rota marítima denominada “rota ESA”, que liga a costa leste da América do Sul diretamente ao extremo do oriente asiático. O evento, que contou com a atracação do porta-contêiner chinês Cosco Shipping Brazil, marcou o fortalecimento das relações comerciais entre o Paraná e o mercado chinês, e ainda assinalou um avanço significativo na logística de comércio internacional.
A atracação do Cosco Shipping Brazil aconteceu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e contou com a presença do vice-governador Darci Piana, em um momento que integrou as comemorações do 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China. Darci Piana ressaltou a relevância desse marco para o Paraná, destacando sua importância no cenário global do comércio e a crescente confiança depositada no estado pelos parceiros comerciais.
“O porto de Paranaguá entrar em uma rota como esta, de ligação direta com a China, é um importante sinal da relevância do Paraná no comércio global e da confiança crescente que o mercado tem no estado. Somos um dos principais produtores de alimentos do mundo e temos uma economia que cresce acima da média brasileira, o que é reconhecido por nossos parceiros comerciais”, afirmou Piana.
Potencial e capacidade
Além de atracar em Paranaguá, o navio fará escala em outros portos ao longo da costa brasileira, antes de seguir sua rota rumo aos portos argentinos e uruguaios, culminando com o destino final na China e Singapura. Com 336 metros de comprimento, 51 metros de largura e uma capacidade de 14,1 mil TEUs, o Cosco Shipping Brazil representa o grande potencial desencadeado por esta rota recém-inaugurada.
Um dos diferenciais marcantes do Cosco Shipping Brazil é a sua capacidade de movimentar cargas refrigeradas, com 2,1 mil plugs para contêineres refrigerados a bordo. Esta característica é muito importante para o Paraná, líder na produção de carne de frango e segundo maior produtor de suínos no Brasil, com a China sendo um destino chave para essas proteínas. O porto de Paranaguá destaca-se como líder de mercado no segmento de carnes e congelados, oferecendo a maior estrutura para contêineres refrigerados da América Latina, com 5.100 tomadas disponíveis.
Fortalecendo as relações comerciais
Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, ressaltou a importância estratégica da China como principal parceiro comercial do estado, enfatizando a necessidade de fortalecer ainda mais essa relação para estabelecer rotas comerciais sólidas e definidas. “Uma porção muito relevante das nossas movimentações passa pela China. Não temos como falar de logística sem falar neste importante parceiro comercial, que é o nosso principal cliente. Fortalecer esta relação é muito importante para que tenhamos cada vez mais rotas definidas com o mercado chinês”, disse.
Zhu Bixin, diretor da Cosco Shipping, destacou o impacto significativo dessa nova rota na capacidade de trocas comerciais entre Brasil e China, sublinhando a sólida base agrícola do Paraná, aliada aos investimentos em infraestrutura que servem de suporte a esse comércio. “Esta rota amplia significativamente a capacidade de movimentação de contêineres refrigerados entre o Brasil e a China, reforçando uma troca comercial fundamental para os dois mercados. O Paraná tem uma agricultura sólida, com investimentos em infraestrutura que servem bem a este comércio”, afirmou.
Além de marcar um avanço no comércio de cargas refrigeradas, a atracação do Cosco Shipping Brazil reforça a posição do porto parnanguara como um importante destino para navios de grande porte. Essa realidade foi evidenciada em janeiro, quando um navio de 366 metros atracou, estabelecendo um novo recorde de tamanho de embarcação recebida por Paranaguá.
*Com informações da AEN